CAMPUS VIRTUAL (NOVO)

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ATUALIZAÇÃO DO MOODLE

Em 2024, o Moodle estará em um novo espaço denominado Campus Virtual. Essa mudança, além de atender a uma necessidade relacionada ao gerenciamento dos servidores de dados da UNIFAL=MG, trará uma interface mais amigável, fluída, de simples utilização e já contando com a robustez que o ambiente Moodle vem proporcionando à comunidade acadêmica nos últimos anos.

 

PONTOS IMPORTANTES

1 – As salas virtuais que você configurou  antes de 2024/1 não estarão no Campus Virtual e poderão ser acessadas pelo link: https://ead.unifal-mg.edu.br/moodle2/login/index.php.

 

2 – Para transferir as salas criadas no Moodle Acadêmico basta fazer o backup de cada uma das salas e fazer a ‘restauração’ no Campus Virtual. Em caso de dúvidas, disponibilizamos vídeos mostrando como fazer este procedimento.

 

2.1 – Como fazer backup no Moodle Acadêmico: https://youtu.be/WFPDxiCxotA

  • Faça esse procedimento se quiser aproveitar conteúdos em salas virtuais já criadas. Baixe o arquivo de backup de cada sala virtual para seu computador;

 

2.2 – Como restaurar o backup de salas no Campus Virtual: https://youtu.be/x1gV9ZiIByU

  • Dentro do Campus Virtual, você conseguirá restaurar backups baixados em seu computador e, assim, reaproveitar conteúdos.

 

OBS – As salas virtuais antigas (anteriores à 2024/1) continuarão disponíveis para docentes e estudantes no Moodle Acadêmico.

 

3 – Tudo em um só lugar: o Campus Virtual abrigará tanto o Moodle Acadêmico (que contém as disciplinas regulares dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG) e também o Moodle Comunidade (que contém cursos livres e de extensão da UNIFAL-MG). O login é único, o mesmo que você já utiliza para acessar qualquer sistema da UNIFAL-MG.

 

 

4 – A usabilidade do novo Moodle não possui mudanças significativas. Contudo, atenção a um detalhe importante: o botão de edição de salas mudou de lugar! Para editar suas salas, clique no Botão ‘Modo de edição’, que fica na parte superior direita da tela

 

5 – Se quiser visualizar como a disciplina está ficando na visão de um estudante da UNIFAL-MG, basta clicar em suas iniciais – na parte superior direita – e depois em ‘Mudar papel para’ e escolher a opção ‘Estudante’. Simples, não?

 

Conte com o apoio do CEAD neste processo. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo SOS e pelo e-mail: cead.suporte@unifal-mg.edu.br

Estamos à disposição.

 

NOVIDADES DO  CAMPUS VIRTUAL (NOVO MOODLE)

1 – Design Intuitivo e Moderno:

  • Interface aprimorada com design moderno, tornando a navegação mais fácil e agradável para os usuários.

2 – Suporte para Conteúdo Interativo:

  • Maior suporte para conteúdo interativo, incluindo recursos multimídia avançados, simulações e elementos de gamificação.

3 – Relatórios e Análises Aprimorados:

  • Novos recursos de relatórios e análises para professores e administradores monitorarem o progresso do aluno e avaliarem o desempenho do curso.

4 – Acessibilidade Aprimorada:

  • Compromisso contínuo com a acessibilidade, garantindo que o Moodle seja uma plataforma inclusiva para todos os usuários.

5 – Maior Flexibilidade de Personalização:

  • Recursos avançados de personalização para permitir que instituições de ensino moldem a plataforma de acordo com suas necessidades específicas.

6 – Segurança Reforçada:

  • Atualizações de segurança para proteger os dados dos usuários e garantir a conformidade com regulamentações de privacidade.