Publicações

2022

Princípios da produção cervejeira e as enzimas na mosturação

2021

Efeito da produção de cerveja artesanal nos teores totais de compostos fenólicos, flavonoides e potencial antioxidante

Constructing online concept maps in CMap Cloud collaboratively: connecting pathways in case scenarios

AedesMap Web: uma ferramenta para auxiliar no controle e prevenção epidemiológica do mosquito Aedes aegypti e suas enfermidades

Enredos socioculturais no uso de tecnologias educacionais digitais

Scratch: Possibilidade reais para produção textual em ambiente formal de aprendizagem?. e-Curriculum

Caminhos para o ensino mediado pelas tecnologias. In.:  A dimensão didático-pedagógica na transição para o ensino remoto emergencial: a formação docente na UNIFAL-MG, no ano de 2020.

A dimensão didático-pedagógica na transição para o ensino remoto emergencial: a formação docente na Unifal-MG no ano de 2020

2020

Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no Scratch. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP.

Reconfiguring a teaching & learning centre to support the transition to online teaching: insights from the IDEA Centre at the University of Minho. EUCEN studies Journal.

Virtual protein quantification laboratory enhancing online teaching. BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY EDUCATION.

Dispositivos móveis para obtenção de dados georreferenciados da Dengue, Zika e Chikungunya

Panorama dos trabalhos de educação apresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular entre 1993 e 2019. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA.

O papel do Centro IDEA-UMinho na transição para o ensino on-line durante a pandemia COVID-19: enfrentar desafios e criar oportunidades

Dialogando com mediadores de cursos on-line

Moderação de cursos on-line

Coccidiose aviária: um parasito de galinha doméstica

2019

Glossário cervejeiro: da cultura à ciência ISBN: 978-85-63473-36-3 (2019 – abril)

Bioquímica estrutural guiada por JMol

O Scratch como programa de autoria na criação literária

As aventuras de Kreber: jogo digital sobre o metabolismo energético

Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

2018

Contribuições da Computação para as Tecnologias Educacionais ISBN: 9788563473332 (2018 – Outubro)

Tecnologias digitais mediando o ensino-aprendizagem de Ciências ISBN: 978-85-63473-30-1 (2018 – Julho)

Campo simulado: uso y ocupación del suelo urbano y sus posibles impactos

Trabajo de campo integrador con la aplicaión Digiatlas

2017

Fóruns de discussão no Moodle: proposta de apresentação visual das interações.

Reflection on online mediations in the process of continuing education for teachers focusing on local environmental problems

Dimensões dos processos educacionais:da epistemologia à profissionalidade docente – Felício, Silva e Mariano (orgs)

2016

Simulação Da Dosagem De Proteínas Por Espectrometria Auxiliando As Aulas Práticas De Bioquímica

H2O – O ciclo da Vida (eBook) ISBN: 978-85-910573-3-7

2015

DigiAtlas: Dispositivos Móveis Auxiliando o Ensino Multidisciplinar de Questões Ambientais

Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle

Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre escola e universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares – ISBN:978-85-444-0443-0

Traçando caminhos ao -geociências virtual-: reflexões sobre comunidades online de aprendizagem

Parasitas intestinais humanos – ISBN 978-85-63473-12-7: Major human parasites transmitted by Water or Food 

2014

The Online Teaching And Learning Of Biochemistry And The Mediation Tools: A Case Study.

Elaboração de Um Plano de Desenvolvimento Institucional sob a Perspectiva dos Modelos Gerencial e Societal de Administração Pública – Revista Gestão Universitária.

2013

Tracing the path to “Virtual Geoscience”: Reflections and possibilities of online learning communities

Parasitas intestinais humanos ISBN: 978-85-63473-12-7: Major human parasites transmitted by Water or Food

Ribeirão Anhumas na Escola -projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente.

2011

Quando a Biologia Encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinares entre áreas – Alexandria