Atividades de Pesquisa

A partir dos avanços nas pesquisas pelos docentes do depto. de Bioquímica, constituiu-se em 2019 o grupo de pesquisa na Capes “InterAção Bioquímica“, liderado pelo prof. Jose Mauricio Schneedorf Ferreira da Silva.

 

Diversas pesquisas são desenvolvidas no Departamento de Bioquímica, apresentamos abaixo as principais linhas:

Linha de pesquisa
Envolvidos
Estresse Oxidativo e Química de Macromoléculas Maísa
Descrição: Objetivamos estudar a modulação da resposta oxidativa e nitrosativa das células por proteínas plasmáticas e por diferentes sistemas enzimáticos presentes em leucócitos, visando explorar a sinalização bioquímica na regulação do sistema imune e auxiliar na proposição de novas estratégias terapêuticas. 

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
Desenvolvimento e avaliações de objetos de aprendizagem digitais educacionais Gabriel José Maurício
Descrição: Este linha procura atender a uma necessidade visivelmente importante de promover a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem relacionados com o uso das tecnologias da informação e comunicação digitais, assim como no desenvolvimento de objetivos de aprendizagem digitais que possibilitem incrementos e melhorias no processo de ensino-aprendizagem, por meio de novas ferramentas, métodos e linguagens

Site: Laboratório de Mídias Educacionais

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
Ciência da Cerveja Gabriel
Descrição: Esta linha foca na produção cervejeira, buscando-se compreender e aprimorar a produção cervejeira, assim como inovar nas técnicas e insumos para produção e avaliação sensorial. Destaca-se o foco nas pesquisas dos antioxidantes na cerveja.

Site: Cerveja com Ciência

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
Interação experimental de ligantes com biopolímeros como alvos drogáveis José Maurício, George
Descrição: Avaliação experimental da interação de biopolímeros com ligantes na seleção de novos compostos de interesse biotecnológico, clínico, industrial e militar para enzimas-alvo. Essa avaliação envolve a determinação de parâmetros termodinâmicos e cinéticos da interação, a análise conformacional dos complexos formados, bem como o estudo de inibição enzimática dos alvos.

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
Modulação farmacológica de peptídeos neuroativos Marília
Descrição: Estudar a modulação farmacológica das vias peptidérgicas hipocampais, com ênfase nas enzimas do sistema renina-angiotensina, bem como avaliar o papel da inibição/ativação desses sistemas na epilepsia e comorbidades neuropsiquiátricas associadas.

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
 Avaliação do efeito biológico de princípios bioativos e amostras ambientais  Plínio
Descrição: Obtenção e análise do efeito biológico de extratos e substâncias isoladas de plantas in vivo e in vitro com potencialidades tóxicas ou medicinais, bem como de amostras ambientais e resíduos em bioensaios. Citogenotoxicidade de substâncias e compostos aleloquímicos. Ensaios ecotoxicológicos.

 

Linha de pesquisa
Envolvidos
Análise da resistência a quimioterapia por proteômica, metabolômica e bioenergética mitocondrial de parasitas de Leishmania spp. Eduardo, Marcos Marques
Descrição: Objetiva realizar um estudo de acompanhamento de isolados de Leishmania spp. de pacientes, bem como de linhagens padrão, durante o tratamento ou indução de resistência a fármacos, respectivamente, através da proteômica, metabolômica e bioenergética mitocondrial. Investigar-se-á as alterações bioquímicas nesses parasitas em vias altamente vitais para a sua sobrevivência.