Atividades de Extensão

Buscando a conexão entre ensino-pesquisa-extensão, no contexto da responsabilidade da Instituição com a sociedade, alguns projetos de extensão são desenvolvidos no departamento:


Atuais

Projeto
Responsável Ano
 Cerveja com Ciência Gabriel 2019-atual
Descrição: Atividades relacionadas com a produção, controle de qualidade e análise sensorial de cervejas. Incluem-se produções de materiais didáticos, visitas virtuais, oficinas, grupos de estudo etc.
Saiba mais em: www.unifal-mg.edu.br/lme/cervejacomciencia

 

Projeto
Responsável Ano
 Liga acadêmica em síndrome metabólica (LASM) Eduardo e Bruno Dala 2021-atual
Descrição: A Liga Acadêmica em Síndrome Metabólica (LASM) tem por finalidade difundir o conhecimento acerca da Síndrome Metabólica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Visa também contribuir na formação e no conhecimento de toda a população.

Saiba mais em: https://www.instagram.com/lasm_unifal

 

Projeto
Responsável Ano
 Liga acadêmica de Biotecnologia Rosymar e Ana K. F. Carvalho 2022-atual
Descrição:A Liga Acadêmica de Biotecnologia (LAbiotec) foi fundada em julho de 2022 por estudantes e ex-alunos do curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Seus objetivos principais são representar os interesses dos estudantes, contribuir para o desenvolvimento do Setor Biotecnológico no Brasil, promover o crescimento do curso de Biotecnologia e informar sobre as possibilidades de atuação profissional na área. A LAbiotec busca fortalecer a comunidade acadêmica, estimular a pesquisa e estabelecer parcerias para impulsionar a Biotecnologia no país.

Saiba mais em: https://www.instagram.com/labiotec.unifal/

 

Projeto
Responsável Ano
MycoTalk – Um bate-papo sobre fungos Rosymar 2022 – atual
Descrição: Buscando aproximar a ciência do cotidiano da população, bem como estreitar os laços entre escola e comunidade com uma linguagem acessível e práticas interessantes e atrativas, este projeto é multidisciplinar e envolve principalmente a extensão e o ensino de micologia em diversas ações. Desta forma, foi criada uma plataforma para divulgação da Micologia, e todas as suas vertentes, inclusive a biotecnologia, através de mesas redondas online no canal do YouTube (MycoTalk) e através de Podcast (MycoCast).

Saiba mais em: https://www.instagram.com/myco.talk

 

Programa
Responsável Ano
EducAmbiental na comunidade Gabriela E. C. Martins; Julieta Ap. Moreira 2023 – atual
Descrição: A Educação Ambiental aborda direitos e deveres humanos em relação ao ambiente e visa transformar a sociedade em prol do respeito ao meio ambiente. Tratando de temas diversos, busca sensibilizar a população. O Programa EducAmbiental na Comunidade incentiva reflexões, mudanças de comportamento e conexão com a natureza, promovendo a valorização do equilíbrio ambiental, ações conservacionistas e multiplicadores de consciência ambiental na sociedade.

Projeto 1: EducAmbiental na escola: formação e prática docente (Colaboradora – Rosymar)
Projeto 2: Na trilha da Ipanema (Colaboradora – Rosymar)
Evento: Dia da ColaborAÇÃO (Colaboradora – Rosymar)
Projeto 3: Café com sustentabilidade (Colaboradora – Rosymar)
Projeto 4: Praticando com ciência (Coordenadora adjunta – Rosymar)
Projeto 5: Material didático para difusão da educação ambiental (Colaboradora – Rosymar)

Saiba mais em: https://instagram.com/educambiental.unifal

Projeto 4: Praticando Ciências (Coordenador Sandro Barbora; Coordenadora adjunta – Rosymar).

O “Praticando com Ciência” atende a demanda de escolas públicas para auxiliar no ensino de Ciências no Ensino Fundamental II e Médio, complementando conteúdos e capacitando professores em novas ferramentas didáticas e laboratoriais. A proposta inclui atividades práticas de Ciências e Educação socioambiental, ampliando o conhecimento teórico dos estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental II e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio. As atividades são realizadas em acordo com o calendário acadêmico da UNIFAL-MG e calendários escolares das Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

 

Programa
Responsável Ano
Semeando ideias Julieta Ap. Moreira; Breno R. Santos 2023-atual
Projeto 1: Do lixo ao luxo: destinando resíduos orgânicos de forma sustentável (Coordenadora – Rosymar)
Projeto 2: Jardim Sensorial: Difundindo a Educação Ambiental (Colaboradora – Rosymar)
Evento: Dia de Semear Ideias (Colaboradora – Rosymar)
Projeto 3: Horticultura Social e Terapêutica (Coordenador: Plínio; Colaboradora Rosymar)
Projeto 4: Nutrir Arte (Colaboradora – Rosymar)
Projeto 5: Horta Comunitária para Educação Ambiental (Colaboradora – Rosymar)

Projeto 1: Do lixo ao luxo: destinando resíduos orgânicos de forma sustentável (Coordenadora – Rosymar, coord. adjunto Thiago C. Souza). O projeto surgiu de discussões entre alunos de pós-graduação em Ciências Ambientais e o coordenador. Visa abordar o problema dos resíduos sólidos orgânicos gerados pelo êxodo rural, que resulta em nutrientes descartados em aterros. A compostagem é uma técnica sustentável que recicla nutrientes para uso como adubo ou substrato, através da biodegradação por microrganismos. A vermicompostagem, que utiliza minhocas e sua flora intestinal para produzir um biocomposto, é uma variação que pode melhorar esse processo.

 

Projeto
Responsável Ano
Bioquímica fundamental Juciano 2021-atual
Descrição: Bioquímica Fundamental é um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal de Alfenas -MG e conta com a participação de estudantes de todo o Brasil. O projeto foi idealizado pelo professor Juciano Gasparotto e é um espaço multidisciplinar criado para debater, discutir e dialogar sobre ciência, com enfoque especial em Bioquímica.
Este projeto preza pela indissociabilidade da Ensino-Pesquisa-Extensão, onde os estudantes da UNIFAL e demais universidades são sujeitos ativos geradores de conhecimento. A partir dos conhecimentos gerados nos encontros, são produzidos materiais de divulgação científica, que são divulgados no site e no Instagram com intuito de popularizar a Bioquímica e defender a Ciência Brasileira.Saiba mais em: www.unifal-mg.edu.br/cienciaunifal e no Instgram

 


Anteriores

Projeto
Responsável Ano
 DigiAtlas: Atlas Digital Ambiental em dispositivos mobile para android Gabriel 2016-17
Descrição: Desenvolvimento e uso de aplicativo para Android usando sistema georeferenciado para trabalhar os dados ambientais locais. Um dos focos é o uso em escolas.
Saiba mais em: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/projetos/digiatlas

 

Projeto Responsável Ano
Pensando em códigos: desenvolvendo os princípios lógicos da computação Gabriel 2013-20
Descrição: Este projeto incorpora os elementos da inclusão digital e do desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da aprendizagem, de modo lúdico, de linguagens de programação e dos princípios fundamentais das Ciências da Computação. As atividade do projeto ocorrerão online, pelo ambiente virtual Moodle, utilizando de aplicativos do Hour of Code (CODE.org), Scratch (MIT) e AppInventor (MIT). A programação nesses aplicativos se dá por meio do encaixe de blocos coloridos pré-definidos, de maneira lógica e concatenada. Os projetos no Scratch e AppInventor poderão se tornar histórias, jogos, apresentações, de acordo com a criatividade do participante. Paralelamente às atividade didáticas, serão constituídos grupos de desenvolvimento de projetos, por meio de Oficinas de Inovação.
Saiba mais em: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/projetos/pec

 

Projeto Responsável Ano
Dispositivos móveis na obtenção de dados georreferenciados da Dengue, Zica e Chikungunya Gabriel 2016-17
Descrição: As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zika e febre Chikungunya) são enfermidades que infestam grande parte do Brasil, apresentando-se como um sério problema de saúde pública. Atualmente, as principais ações estão voltadas para o controle e prevenção da doença e para tanto diversos governos utilizam, em períodos de maior risco, agentes de saúde que passam nas residências e terrenos para verificação dos focos. Visando agilizar o processo de coleta, sistematização e análises desses dados, pretende-se neste projeto desenvolver um sistema de informações que permitirá, por meio de dispositivos móveis com GPS embutido (tablet e/ou smarthphone), o envio, em tempo real, dos dados para um servidor, o qual gerará mapas com as indicações dos pontos, com possibilidade de filtragem por tipo de dados e período. Tal sistema fornecerá dados estratégicos para ações focalizadas e rápidas, contribuindo para melhoria da saúde pública e controle epidemiológico.

Saiba mais em: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/projetos/aedesmap