Linhas de Pesquisa

No Departamento de Física são realizadas pesquisas nas áreas de Física e de Ensino de Física.

Física

  • Caracterização de Materiais Magnéticos e Ferroelétricos. Desenvolvimento de materiais via métodos físicos e químicos e estudos de suas propriedades magnéticas e ferroelétricas por técnicas de magnetometria e medição de permissividade dielétrica em função da temperatura.
  • Propriedades Estruturais, Morfológicas e Espectroscópicas da Matéria Condensada. Caracterização de materiais (cerâmicos, fármacos e biomateriais) por técnicas de cristalografia, espectroscopias e microscopias.
  • Simulação e Modelagem Computacional de Moléculas, Fluidos e Sólidos. Simulação e modelagem computacional são utilizadas para investigar as propriedades estruturais, eletrônicas, ópticas, magnéticas, dielétricas e dinâmicas de átomos, moléculas, sólidos e fluídos.
  • Física Experimental de Altas Energias. A Física Experimental de Altas Energias tem como objetivo principal desvendar a estrutura íntima da matéria, buscando determinar quais são os seus constituintes fundamentais e como eles interagem entre si.

Ensino de Física

  • Física no Ensino Fundamental. Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.
  • Física no Ensino Médio. Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.
  • Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.