FAQ – Perguntas Frequentes

1. Meu voto é secreto?

Resposta: Sim, o voto é sigiloso. Para mais informações acesse a página Sobre o sistema e o sigilo do voto.

2. Quem pode votar?

Resposta: Qualquer pessoa, seja servidor, discente ou membro da sociedade civil, informado previamente na lista de eleitores.

3. O sistema permite que o mesmo eleitor vote mais de uma vez?

Resposta: Sim, mas caso isso ocorra, será computado apenas o último voto.

4. Quem pode criar eleição?

Resposta: Apenas usuários com a permissão de gestor de eleição. Se você se conectou no sistema, mas não visualiza o botão Criar Eleição, deve abrir uma Ordem de Serviço do tipo Suporte em Redes com o assunto Solicito ser gestor de eleição.

5. Quando a Eleição é aberta?

Resposta: Apenas quando a cédula é congelada. No caso de eleitores carregados via arquivo de eleitores csv, é necessário também enviar o email com as credenciais de votação, conforme descrito em Como iniciar uma eleição .

6. Quando a Eleição é fechada?

Resposta: Resposta: Quando o gestor da eleição executar a ação de clicar em Iniciar a apuração dos votos, ninguém mais poderá votar ou conforme a data de encerramento da eleição cadastrada durante a criação da eleição.

7. Por que não consigo carregar o arquivo de eleitores?

Resposta: Provavelmente o arquivo está em formato incorreto. O formato correto, além de um exemplo de arquivo válido, estão descritos em Como criar uma eleição, seção configurando os eleitores. Esse arquivo, além de ser no formato csv, não deve conter cabeçalho, linhas em branco ou campos faltantes. Acentuação e caracteres especiais também podem causar problemas em alguns casos, então o recomendado é removê-los ou garantir que o arquivo esteja salvo em codificação UTF-8. Para testar se seu arquivo é valido, tente abri-lo em um editor de planilhas como o LibreOffice Calc. Se ao abrir o mesmo cada campo do arquivo aparecer em uma coluna da planilha, sem linhas em branco, campos faltantes ou cabeçalho, seu arquivo provavelmente é válido.