Gestor – Como criar uma eleição

Importante

O sistema não faz diferenciação de eleitores dentro de uma mesma eleição e não permite atribuir pesos diferentes aos votos. Desta maneira, caso seja necessário atribuir pesos aos votos de eleitores de diferentes segmentos (exemplo: discentes, docentes, TAEs), é necessário cadastrar uma eleição para cada segmento e efetuar manualmente o cálculo final conforme o resultado de cada segmento e os pesos definidos em edital.

Informações gerais

  1. Acesse o endereço http://eleicoes.unifal-mg.edu.br, clique no menu Conectar e forneça seu nome de usuário e senha.
  2. Clique no botão Criar eleição e preencha o formulário conforme orientação abaixo (repita o processo quantas vezes for necessário caso haja mais de um segmento com pesos de votos diferentes):
Campo Descrição
Nome abreviado Nome que aparecerá na URL da eleição. Escolha um nome que faça sentido para eleição, contudo esse nome NÃO PODE conter espaços.
Nome Nome que aparecerá em destaque para os eleitores. Escolha um nome que os eleitores possam facilmente identificar que eleição estão prestes a votar. Por exemplo: Eleição do Conselho XYZ 2018
Descrição Pode colocar informações detalhadas sobre a eleição, por exemplo, alguns pontos cruciais do edital, regimento da eleição, etc.
Usar pseudônimos de eleitores Se marcada, a identidade dos eleitores será substituída por pseudônimos, p. ex.: “V12”, no centro de rastreamento de cédulas. É altamente recomendado deixar ativado essa opção.
Usar funcionalidade avançada de auditoria Ao ativar essa opção, os eleitores terão acesso a funcionalidades que permitiriam auditar a eleição, contudo deixaria a interface um pouco mais complicada. Recomenda-se deixar desativada essa opção.
Tornar ordem das questões aleatória Habilite essa opção se você quiser que as questões apareçam em ordem aleatória para cada eleitor
Endereço de email para ajuda Informe um endereço de email que os eleitores devem usar caso precisem de alguma ajuda.
Votação começa em A partir dessa data e horário os eleitores poderão depositar cédulas na urna. Contudo, ainda é necessário que o gestor abra a eleição (continue a leitura do manual).
Votação termina em A partir dessa data e horário não será mais possível depositar cédulas na urna.

Por fim, clique no botão Próximo e você verá a página inicial da eleição, conforme figura abaixo:

 


Adicionando questões

Na página inicial da eleição clique no botão Questões. É possível adicionar quantas questões forem necessárias.

  • Uma eleição é composta por uma ou mais questões.
  • Uma questão é composta por uma ou mais respostas.
  • É necessário que indique o número mínimo e o número máximo de respostas que o eleitor poderá escolher.
  • Por padrão aparecem campos para 5 respostas. Você pode preencher menos que 5, contudo se precisar mais que 5, então clique no link adicionar mais 5 respostas.
  • Cada resposta pode ter (opcional), além do texto principal, o endereço de uma página web externa.
  • Nessa página poderia conter informações adicionais sobre a resposta. Por exemplo, essa página poderia conter uma mini biografia do candidato.

Ao terminar de criar as questões clique no link [Voltar para a eleição], que se encontra no topo da página, para voltar para a página inicial da eleição.


Carregando lista de eleitores

Na página inicial da eleição clique no botão Eleitores & Cédulas.

Caso o solicitante não tenha a lista de eleitores, esta poderá ser solicitada diretamente à PROGEPE (servidores) e DRGCA (alunos), que tem em seus respectivos sistemas ferramentas para gerar a lista de eleitores no formato exigido pelo sistema. A solicitação à PROGEPE deve ser feita via SEI e ao DRGCA pelo email drgca@unifal-mg.edu.br .

Só poderão votar em uma eleição os eleitores que forem carregados por meio de um arquivo CSV. Cada linha do arquivo do CSV representa um único eleitor e é composta pelos seguintes campos:

login,endereço-de-email,Nome Completo.

Exemplo:

11122233344,eleitor@email.com,Eleitor Nonono
12345678900,segundo@email.com,Segundo Nomomom

O arquivo CSV pode ser criado facilmente com o Google Sheets conforme apresentado neste tutorial.

  1. Clique no botão carregar arquivo de eleitores
  2. Na próxima página clique no botão para procurar o arquivo CSV no disco do seu computador e por fim clique no botão Carregar.
  3. Será apresentada uma prévia do arquivo que você está prestes a carregar. Se estiver correto, então clique no botão Sim, carregar. Se deseja carregar outro arquivo, então clique no botão Não, deixe-me carregar um arquivo diferente.

Atenção: O tempo de processamento depende do tamanho do arquivo que fora carregado. Atualize a página (pressionando o botão “Atualizar” do teu navegador web) para verificar o progresso do processamento do arquivo.

Por fim, clique no link voltar para a eleição que está no topo da página. E se optar por deixar o sistema Helios como o único apurador, então vá para o manual Como iniciar uma eleição e ignore as seções abaixo.


Definindo o responsável pela apuração da eleição

Por padrão para toda nova eleição o sistema Helios fica como o único apurador. Essa opção deve ser usada sempre que possível, pois torna mais fácil a gestão da eleição.

Se você optou pelo Helios como apurador, parabéns! Sua eleição foi criada com sucesso e pode ir ler o manual Como iniciar uma eleição e enviar e-mail para os eleitores.

Porém, se está criando uma eleição onde é necessário separar a responsabilidade de apuração para outra(s) pessoa(s), então é recomendado que se adicione apuradores humanos. Com os apuradores humanos só será possível “abrir a urna para fazer a apuração” depois que esses apuradores entrarem no Helios e usarem sua chave criptográfica (criada em um momento anterior).

Adicionar apuradores humanos

  1. Na página inicial da eleição clique no botão Apuradores.
  2. Clique no ícone X verde que aparece no lado direito para remover o apurador #1 Sistema de Votação Eletrônica.
  3. Clique no botão Adicionar um apurador.

 

  1. Forneça o Nome Completo e o endereço de e-mail da pessoa que será o apurador e clique no botão Adicionar Apurador
  2. É possível adicionar quantos apuradores desejar, porém tenha em mente que essas pessoas serão as únicas que poderão abrir a urna para realizar a apuração. Basta que uma dessas pessoas não forneça sua chave para abrir a urna e isso será o suficiente para impedir que a urna seja aberta. Tenha cautela ao usar apuradores humanos
  3. Para que o apurador receba as instruções por e-mail, clique no ícone verde de um envelope que aparece para cada apurador.
  4. Você poderá ver o “código de identificação da chave pública” dos apuradores assim que eles carregarem suas chaves (de acordo com o manual Como gerar e carregar sua chave criptográfica). Se esta informação estiver em branco, então significa que o apurador ainda não carregou sua chave pública.
  5. Por fim, clique no link Voltar para a eleição e vá para o manual Como iniciar uma eleição.