Pesquisa

Pesquisas em desenvolvimento na FarUni:

Pesquisas encerradas:

  1. ANÁLISE DO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE PACIENTES QUE FORAM USUÁRIOS DO SERVIÇO FARMACÊUTICO DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO: A atuação do profissional farmacêutico vem sofrendo grandes transformações no decorrer do tempo e com isso, várias atribuições vêm sendo destinadas a esse profissional. O uso inadequado de medicamentos tem crescido nos últimos tempos, e aliado a isso a atuação do profissional farmacêutico no âmbito do cuidado farmacêutico tem ganhado grande reconhecimento, principalmente relacionado a sua função de realizar o acompanhamento farmacoterapêutico. Isso ocorre pelo fato do grande número de casos de indivíduos que possuem faixa etária mais avançada e que apresentam algum tipo de doença crônica, associado a utilização de polimedicação. Diante disso, o atual estudo tem o objetivo de realizar uma pesquisa longitudinal explicativa com pacientes portadores de Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial sob farmacoterapia, que já foram submetidos a acompanhamento farmacoterapêutico no ano de 2014, com o intuito de verificar o itinerário farmacoterapêutico desses pacientes, assim como o impacto do serviço farmacêutico anterior nessa população.
  2. TESTE DE EFICÁCIA DO SISTEMA CONSERVANTE DE UM FITOCOSMÉTICO CONTENDO EXTRATO DA CASCA DA BANANA VERDE: Os conservantes são comumente usados como aditivos em produtos farmacêuticos, alimentos e cosméticos para evitar a degradação e a alteração do produto. Um conservante é um adjuvante farmacotécnico que adicionado a vários produtos ajudam a evitar a decomposição microbiana. Encontrar um conservante que atenda às necessidades da indústria não é tarefa fácil, já que há inúmeros fatores envolvidos na sua escolha. Dentre as características desejáveis encontram-se ser compatível com componentes da fórmula, sem causar interferências no produto. Tendo a casca da banana verde (Musa sapientum) atividade antimicrobiana, esse trabalho tem como objetivo testar a eficácia do sistema conservante (challenge test) de uma formulação semissólida contendo o extrato da casca da banana verde. Esta substância poderá ser utilizada como um possível conservante natural, sendo uma alternativa para a substituição dos conservantes sintéticos em formulações cosméticas.
  3. PERFIL DO DESCARTE DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS NA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA DA UNIFAL-MG E PADRONIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO APLICADO À FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS: O elevado consumo de medicamentos no Brasil tem como consequência a sua acumulação nas residências e estabelecimentos de saúde. Dessa forma, o medicamento se transforma em um tipo de resíduo que gera grande preocupação no âmbito da saúde pública, pelo que pode representar para o meio ambiente. Dessa forma, grande parte da população possui algum tipo de medicamento em casa, formando assim as “farmacinhas caseiras” sendo comum encontrar nelas analgésicos, antipiréticos, antiinflamatório, antibióticos, vitaminas entre outros. Normalmente são utilizadas como vias de descarte de medicamentos pias, vasos sanitários, redes de esgoto e lixo comum, meios que fazem com que os medicamentos cheguem ao meio ambiente, além da sua própria excreção pelo organismo após utilização. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) através da RDC nº358/2005 juntamente com a Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através da RDC nº 306/2004, normatizam o manejo, tratamento e disposição final dos resíduos de serviços de saúde (RSS). A Anvisa exige que estabelecimentos de serviços saúde disponham de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), entretanto não são aplicadas normas que abranjam o consumidor final com relação ao descarte de medicamentos. A Resolução nº 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e prevê ações relacionadas a educação em saúde por meio da comunicação com a população em assuntos relacionados aos medicamentos. Sendo assim, cabe ao farmacêutico o papel de orientação quanto aos riscos do descarte inadequado desses produtos e como descartá-los de maneira segura. Esse projeto tem por objetivo caracterizar os produtos farmacêuticos que serão entregues pela população na Farmácia Universitária para descarte adequado e o perfil dos usuários desse serviço. Será feita uma pesquisa de levantamento longitudinal, prospectiva na população estudada e, através da análise dos dados, serão propostas estratégias para conscientização da população quanto à importância do descarte correto. Com base nessas informações, será elaborado um manual de descarte de produtos farmacêuticos com condutas práticas de descarte correto, direcionado à farmácias comunitárias.

Trabalhos apresentados:

  • DUTRA, C. C. ; BARROS, T. ; FIGUEIREDO, S. A. ; ROCHA, L. D. ; MARQUES, L. A. M ; VIEIRA, L. B. ; RASCADO, R. R. ; REIS, TIAGO MARQUES . Acesso a medicamentos na atenção básica: relato de experiência de uma parceria entre Município e Farmácia Universitária. 5º Congresso Mineiro de Farmácia, Diamantina, 2022.
  • BARROS, T. ; DUTRA, C. C. ; FIGUEIREDO, S. A. ; MARQUES, L. A. M ; VIEIRA, L. B. ; RASCADO, R. R. ; REIS, TIAGO MARQUES . Contribuição da Farmácia Universitária para implantação da fitoterapia no SUS: relato de experiência. 5º Congresso Mineiro de Farmácia, Diamantina, 2022.
  • REIS, T.M.; VIEIRA, L.B.; ESPÓSITO, M.C. et al. Farmácia Universitária da UNIFAL-MG: estratégias para a provisão de atividades didáticas no âmbito da gestão e da clínica. XI Enfaruni, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1b3Br2Qqxf2XXOOE0G44HC1dEW5pkWoET/view?usp=sharing. Acesso em 16 nov 2020.
  • VIEIRA, L.B.; MARRAFON, D.A.F.O; ESPÓSITO, M.C et al. Farmácia Universitária da UNIFAL-MG: implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico. XI Enfaruni, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1aO7bS19jy-yXOaXoMvG64nOF39_JOvC5/view?usp=sharing. Acesso em 17 nov 2020.
  • MARRAFON, D.A.F.O.; ESPÓSITO, M.C.; VIEIRA, L.B.; REIS, T.M. Transpondo barreiras: a Farmácia Universitária no enfrentamento da COVID-19. Apresentação no XI Enfaruni. 2020. Disponível em: https://youtu.be/nbRHfKMkzXs. Acesso em 25 nov 2020.

Artigos publicados: