Dúvidas Freq.

Perguntas frequentes do Instituto de Química

 

Quais professores compõem atualmente a Diretoria do Instituto de Química? E como posso entrar em contato?

As professoras que compõem atualmente a Diretoria do Instituto de Química são: Keila Bossolani Kiill e Claudia Torres. Para entrar em contato seguem os e-mails: pedro.luccas@unifal-mg.edu.br e eduardo.tonon@unifal-mg.edu.br.

 

Como posso entrar em contato com o Instituto de Química? Qual a localização e o horário de funcionamento da secretaria?

Para entrar em contato com o Instituto de Química envie mensagem para o e-mail iq@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35) 3701-9717. A secretaria do Instituto de Química fica localizada no prédio Q, sala 201-A e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30.

 

Como posso entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química? Qual a localização e o horário de funcionamento?

Para entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química envie mensagem para o e-mail pgquimica@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35) 3701-9720. A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química fica localizada no prédio Q, sala 201-F e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

 

Quem são os coordenadores do Programa de Pós-graduação em Química? E como posso entrar em contato?

Os coordenadores do Programa de Pós-graduação em Química são: Antônio Carlos Doriguetto e Danielle Ferreira Dias. Para entrar em contato com os coordenadores seguem os e-mails: antonio.doriguetto@unifal-mg.edu.br e danielle.dias@unifal-mg.edu.br.

 

Como posso entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia? Qual a localização e o horário de funcionamento?

Para entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia envie mensagem para o e-mail ppgbiotec@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35) 3701-9720. A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia fica localizada no prédio Q, sala 201-F e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

 

Quem são os coordenadores do programa de pós-graduação em Biotecnologia?  E como posso entrar em contato?

Os coordenadores do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia são: Adriano Aguiar Mendes e Daniela Battaglia Hirata. Para entrar em contato com os coordenadores seguem os e-mails: adriano.mendes@unifal-mg.edu.br e daniela.hirata@unifal-mg.edu.br.

 

Quem são os coordenadores de extensão do Instituto de Química? E como posso entrar em contato?

As coordenadoras de extensão do Instituto de Química são: Alzira Maria Serpa Lucho e Giovana de Fátima Lima Martins. Para entrar em contato com as coordenadoras seguem os e-mails: alzira.lucho@unifal-mg.edu.br e giovana.martins@unifal-mg.edu.br.

 

Como ingressar nos cursos de graduação em Química – Licenciatura (presencial) ou Química – Bacharelado?

A principal forma de ingresso nos cursos de graduação em Química – Licenciatura (presencial) ou Química – Bacharelado é realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação e seleção dos candidatos aos cursos. É possível ingressar também por meio de editais de:
– Transferência Externa para discentes regularmente matriculados em curso superior de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação;

– Obtenção de Novo Título que permite ao graduado em Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, iniciar novo curso superior de graduação na UNIFAL-MG;

 

O que é o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID)? Quem é o coordenador do subprojeto de Química?

É um programa de concessão de bolsas para estudantes matriculados em cursos de licenciatura que ainda não tenham completado 60% da carga horária. Busca o desenvolvimento de atividades e ações pedagógicas nas escolas públicas parceiras e, desde sua implementação, os estudantes do curso de Química – Licenciatura têm desenvolvido um conjunto de visam fomentar e ampliar o diálogo entre a universidade e as escolas públicas. Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas no website da Pró-reitoria de Graduação da UNIFAL-MG.

 

O que é o Programa Residência Pedagógica? Quem é o coordenador do subprojeto de Química?

O Programa Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo contribuir com a formação dos futuros professores, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas no website da Pró-reitoria de Graduação da UNIFAL-MG.

 

Quem são os coordenadores do curso de Química – Licenciatura (presencial)? E como posso entrar em contato?

A coordenadora do curso de Licenciatura em Química é a professora Claudia Torres. Para entrar em contato com a coordenação segue o e-mail: claudia.torres@unifal-mg.edu.br.

 

Quem são os coordenadores do curso de Química – Bacharelado? E como posso entrar em contato?

Os coordenadores do curso Bacharelado em Química são: Pedro Orival Luccas e Márcia Regina Cordeiro. Para entrar em contato com os coordenadores seguem os e-mails: pedro.luccas@unifal-mg.edu.br e marcia.cordeiro@unifal-mg.edu.br.

 

Quem são os representantes que compõem o Comitê de Monitoria do Instituto de Química? E como posso entrar em contato?

O comitê de monitoria é composto pelos membros:

Alzira Maria Serpa Lucho (Professor do Magistério Superior ) – presidente – Contato pelo e-mail alzira.lucho@unifal-mg.edu.br e telefone (35) 37019710.

Claudia Torres (Professor do Magistério Superior) – Contato pelo e-mail claudia.torres@unifal-mg.edu.br ou telefone (35) 37019712.

Fábio Luiz Pissetti (Professor do Magistério Superior) – Contato pelo e-mail fabio.pissetti@unifal-mg.edu.br e telefone (35) 37019712.

Jerusa Simone Garcia Trevisan (Professor do Magistério Superior) – Contato pelo e-mail jerusa.garcia@unifal-mg.edu.br e telefones (35) 37019712 ou 37011880.

João Batista Magalhães (Professor do Magistério Superior) – Contato pelo e-mail joao.magalhaes@unifal-mg.edu.br e telefone (35) 37019710.

Kevin Corrêa Gonçalves – Acadêmico do curso de graduação em Química- pelo e-mail alvinhokevin@gmail.com.