De Efoa a Unifal-MG: Uma História de Cem Anos

Cem anos se passaram desde a fundação da Efoa em 3 de abril de 1914. E ainda hoje, algumas questões podem ser refletidas: teriam os fundadores previsto ou imaginado a dimensão que seus trabalhos alcançariam? Teria alguém desejado que aquela pequena Escola de Pharmacia e Odontologia se torna-se uma universidade relevante? Tais perguntas são hipotéticas e não podem ser respondidas, mas ao vermos a trajetória, sendo essa conhecida por meio dos documentos e dos artefatos que são fruto desse processo, podemos compreender que cada passo e cada decisão tomada ao longo desses cem anos levaram ao que todos aqui presentes podem testemunhar: a Universidade Federal de Alfenas.

É impossível falar sobre a Unifal–MG sem que mencionemos a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas; assim como não é possível dimensionar o impacto e a importância da Efoa sem levar em consideração que essa gerou a Universidade Federal de Alfenas. Ambas estão relacionadas, por mais que uma não seja a outra. Independentemente, quem hoje faz parte da Universidade, seja como discente, docente, técnico-administrativo ou contratado, pode tentar se reconhecer como parte dessa trajetória.

Esta exposição não visa apenas convidar o visitante para uma viagem no tempo, mas o convida a pensar que todo processo histórico é constituído por diferentes momentos, sejam eles considerados “oficiais” ou “extraoficiais” – não somente os atos que constam nos documentos, regimentos, livros de atas, ofícios, mas também as formaturas, as conversas, as aulas, os aprendizados, as lutas e as conquistas. Ressaltamos ainda que esta exposição é apenas um recorte, um olhar, portanto, uma narrativa sobre essa trajetória. Há e sempre haverá muitos outros recortes, discursos, olhares e narrativas, como podemos dimensionar através dos depoimentos aqui apresentados.

Assim, convidamos você para celebrar os cem anos da nossa universidade.

Inauguração: 01 de abril de 2014, às 9h.

Período de realização: 02 de abril de 2014 a 10 de abril de 2015.

Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 09 às 17 horas.

Sábados e domingos (eventualmente), das 14 às 18 horas (Saiba mais aqui no site).