De Efoa a Unifal-MG: Uma História de Cem Anos

Cem anos se passaram desde o dia 03 de abril de 1914. As perguntas que poderíamos fazer hoje seriam: teriam estes fundadores alguma ideia – ou ambição, esperança – da dimensão que seus trabalhos poderiam alcançar? Teria alguém previsto ou desejado que aquela pequena Escola de Pharmácia e Odontologia poderia virar uma relevante universidade? Estas perguntas não podem ser respondidas, mas ao vermos a trajetória, conhecida pelos documentos e os artefatos que são fruto deste processo, podemos compreender que cada passo, cada decisão tomada ao longo destes cem anos levou ao que hoje todos aqui presentes podem testemunhar: a Universidade Federal de Alfenas.

Não dá para falar de Universidade Federal de Alfenas sem falar de Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas; da mesma forma não dá para dimensionar o impacto e a importância da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas sem considerar o processo que gerou a Universidade Federal de Alfenas. Uma está ligada a outra, mesmo que uma não seja a outra. De qualquer forma, quem hoje faz parte dela – como discente, docente, técnico-administrativo ou contratado – pode tentar se (re)conhecer como parte dessa trajetória.

Esta exposição não visa apenas convidar o visitante para uma viagem no tempo, mas para pensar que todo processo histórico é constituído por diferentes momentos, sejam eles os ditos “oficiais” e os “extraoficiais” – os que constam nos documentos, regimentos, livros de atas, ofícios, bem como as formaturas, as conversas, as aulas, os aprendizados, as lutas e as conquistas. Também ressaltamos que esta exposição é apenas um recorte, um discurso, um olhar, uma narrativa sobre esta trajetória. Há e sempre haverá muitos outros recortes, discursos, olhares e narrativas, como podemos dimensionar pelos depoimentos aqui apresentados.

Convidamos você, então, para celebrar os cem anos da nossa universidade.

Inauguração: dia 01 de abril de 2014, às 9h.

Período de realização: 02 de abril de 2014 a 10 de abril de 2015.

Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 09 às 17 horas.

Sábados e domingos (eventualmente), das 14 às 18 horas (conferir aqui no site ou por email mmp@unifal-mg.edu.br).

Fazemos agendamento para grupos (escolares ou não).

Contato: 35 3292-5033 / mmp@unifal-mg.edu.br