Os Museus da Memória e Patrimônio (MMP) e de História Natural (MHN) da UNIFAL-MG se tornarão centros de referência para ensino e divulgação científica no sul de Minas Gerais. O projeto “Ensinando Ciências: Interação Museu, Universidade e Escola”, coordenado pela Profa. Andréa Mollica do Amarante Paffaro, foi contemplado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com R$ 175 mil em recursos.
A iniciativa visa aprimorar os espaços museais e promover atividades interativas e dinâmicas para o ensino de ciências e tecnologia. Os recursos serão aplicados na modernização das exposições, aquisição de equipamentos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser, confecção de modelos tridimensionais e restauração de peças taxidermizadas. Além disso, o projeto prevê a criação de um jardim sensorial, contribuindo para uma experiência educativa inovadora.
Com uma equipe interdisciplinar, composta por pesquisadores de diversas áreas, a professora Andréa Paffaro destaca o papel colaborativo do projeto na formação de professores e no fortalecimento da educação museal. As atividades serão desenvolvidas ao longo de 28 meses, reforçando a interação entre universidade, museu e escolas da região.
Notícia completa: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2023/01/19/complexo-dos-museus-da-unifal-mg-se-transformara-em-nucleo-de-estimulo-didatico-cientifico-no-sul-de-minas-projeto-de-educacao-museal-e-contemplado-em-edital-de-apoio-a-museus-do-cnpq-mcti/