PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os objetivos do programa são a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica do aluno, a interdisciplinaridade, e o planejamento e execução de atividades acadêmicas diversificadas em grupos de tutoria.

No Campus Poços de Caldas há dois PETs, o PET Ciência e o PET Conexões de Saberes.

 

Ciência

O PET Ciência foi criado no ano de 2010 na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Poços de Caldas, sob tutoria do Prof. Dr. Rodrigo Fernando Costa Marques. O grupo foi vinculado ao curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, composto por doze discentes bolsistas e seis não bolsistas. Durante o período de atuação, o grupo também foi tutorado pelo Prof. Dr. Daniel Juliano Pamplona e atualmente é conduzido pela Prof.ª. Dra. Adriana Maria Imperador.

O objetivo do grupo tem por base a disseminação da ciência, tanto em meio acadêmico, quanto em âmbito social por meia da organização e participação de eventos, projetos e ações, considerando o tripé acadêmico Ensino, Pesquisa e Extensão. As principais ações desenvolvidas são PET Matrícula, PET Incentiva, Minicursos, Iniciação Científica Coletiva, PET Capacita, Blog PET Ciência e PET Registra.

Contato

Tutora

 

Conexões de Saberes

O Grupo PET-Conexões de Saberes Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional foi criado em 2010 sendo composto por 12 discentes bolsistas e 6 não bolsistas. O Grupo é voltado a estudantes oriundos de comunidades populares e tem como objetivo ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, sob a perspectiva das Tecnologias Sociais (TS). Dentre os projetos desenvolvidos merecem destaque: “Cursinho Saberes – ENEM”, “Tecnologias Sociais no bairro Jardim Kennedy II”, “Café com Palestra”, “CinePET”, “Xadrez nas Escolas Públicas”, dentre outros.

Contato

Tutor

×

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?