Orientações pós-defesa

A versão final deverá ser entregue no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias após a data da defesa.

 

Passo a passo para entrega da versão final e solicitação de diploma

1) Verifique os Procedimentos pós-defesa

2) Solicite por-email à secretaria sua folha de aprovação da dissertação, que deve ser inclusa na versão final.

3) Entre em contato com a biblioteca para normalização da dissertação conforme orientações abaixo.

4) Envie o “Termo de autorização para publicação eletrônica na BDTD/UNIFAL-MG” em formato .doc para a secretaria, que gerará o termo no SEI para assinatura por discente e orientador(a).

5) Ative seu usuário no SEI conforme instruções abaixo.

6) Após receber a confirmação da biblioteca de que o trabalho está formatado, encaminhe para a secretaria em um único e-mail:

    • A versão final da dissertação normalizada;
    • O formulário de dados em trabalho de conclusão em formato .doc;
    • O formulário de solicitação de diploma em formato pdf com assinatura eletrônica avançada;
    • Todos os documentos pessoais solicitados no formulário de solicitação de diploma digitalizados em um único pdf na ordem explicitada no formulário (exceto a ata de defesa e a homologação, que serão inseridas posteriormente pela secretaria);
    • Declaração de aprovação de dissertação, se for o caso.

 

Formulários:

Dados de trabalho de conclusão

Expedição e Registro de Diploma

Modelo de Termo de autorização para publicação eletrônica na BDTD/UNIFAL-MG – deverá ser enviado em .doc para a secretaria, que fará o preenchimento do formulário no SEI para assinatura digital de discente e orientador(a). Veja abaixo como liberar sua assinatura no SEI, que é uma fase obrigatória do processo.

Declaração de aprovação da dissertação -apenas em caso da dissertação ter sido aprovada condicionalmente.

Orientações para ativar usuário no SEI (discentes da UNIFAL/MG):

1) acessar o link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/alteracaosenha.php?confirmacaoSenhaSEI=sim

2) ativar a conta como usuário externo do SEI da UNIFAL-MG

Observação: após ativação, para login como usuário externo no SEI, utilizar o e-mail institucional (@sou.unifal-mg.edu.br) e a mesma senha do sistema acadêmico.

Orientação para Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos
Para solicitar o serviço entre em contato com a biblioteca.

Para facilitar a formatação/normalização dos trabalhos técnico-científicos foi disponibilizado o Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses da UNIFAL-MG, baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e os templates (modelos a serem seguidos), desenvolvidos no word.

Para acessar o Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses da UNIFAL-MG clique aqui.

Para acessar os templates (modelos) clique aqui.

Para acessar o  Sistema de Geração de Ficha Catalográfica para TCC’s, Dissertações e Teses clique aqui.

Você deverá encaminhar seu trabalho em .pdf para verificação, e, se for preciso, a biblioteca enviará observações quanto às normas ABNT e providenciará a confecção da ficha catalográfica. Esse link tem as instruções para o depósito do trabalho.

Não se esqueça de incluir nos agradecimentos a seguinte frase, que é obrigatória para todos os discentes, independemente de terem sido bolsistas: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

Informações adicionais

  • Os discentes que solicitarem os diplomas em PERGAMINHO ANIMAL deverão recolher um valor para realização do serviço. Maiores informações: entre em contato com o DRGCA.
  • Informações sobre a Apostila de Haia podem ser consultadas no link: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/area-estudantespos/