A Apostila de Haia é um passo importante para quem quer que seus documentos sejam válidos no Exterior. Isso vale tanto para quem tá saindo do Brasil para estudar fora quanto para quem tá vindo do Exterior para o Brasil e vai precisar ter seus documentos validados.

É um certificado emitido nos termos da Convenção da Apostila que autentica a origem de um Documento Público. É basicamente um documento que diz que seus documentos são verdadeiros e que autentica seus documentos como válidos também no Exterior.

Quando eu vou precisar apostilar um documento?

Quando você for precisar dele no exterior. Exemplo: você fez graduação no Brasil e vai fazer mestrado no Exterior. Você fez mestrado no Exterior e vai validar o curso no Brasil.

Quais países usam Apostila de Haia

São 112 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. A lista completa dos países tem no site da CNJ.

Onde fazer a Apostila de Haia

Cartórios e Tabelionatos são os órgãos habilitados para apostilar documentos no Brasil. Em Alfenas você pode procurar o Cartório de Registro de Títulos e Documentos – RTDPJ – Alfenas – Contato: (35)3292-7529 (WhatsApp)/ e-mail: alfenasjuridica@hotmail.com.

As informações sobre taxas e prazos devem ser consultadas diretamente com o Cartório.

 

Os procedimentos gerais relacionados ao Cancelamento de Matrícula em curso de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu podem ser consultados em suas normas e regulamentações  clicando aqui.

 

Pós-graduação Stricto Sensu

Os procedimentos gerais relacionados à conclusão de curso de Pós-graduação Stricto Sensu podem ser consultados em suas normas e regulamentações que se pode ter acesso clicando aqui.

Pós-graduação Lato Sensu

Os procedimentos gerais relacionados à conclusão de curso de Pós-graduação Lato Sensu podem ser consultados em suas normas e regulamentações que se pode ter acesso clicando aqui.

 

Diploma de Pós-graduação Stricto Sensu

Após a entrega de todos os documentos para a conclusão do curso, o discente deve solicitar o registro do diploma junto a Secretaria do Curso ou do Programa de Pós-graduação por meio de formulário próprio disponível no endereço:
https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/formularios .

O Diploma será registrado e expedido no prazo máximo de 120 dias, após dar entrada na Divisão de Expedição e  Registro de Diplomas.

A Divisão de Expedição e  Registro de Diplomas encaminhará e-mail com as informações sobre a retirada do Diploma para os cursos Stricto Sensu.
Para os Cursos Lato Sensu a formas de retirada serão informadas pelas secretarias dos cursos.
A retirada do Diploma, poderá ser efetuada pelo diplomado ou por seu representante munido de  procuração original, cujo modelo pode ser obtido fazendo o download clicando aqui.

Tipos de diploma

Papel Padrão UNIFAL-MG – gratuito

Pergaminho Animal -Para a confecção do diploma em pergaminho animal, deverá ser feito um depósito direto na conta da gráfica, conforme os seguintes dados para a solicitação do diploma em Pergaminho Animal:

MK Trabalhos de Arte
Valor: R$90,00
Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07
Chave Pix – mkpixitau@gmail.com 

Capa de Diploma

Capa rígida em couro com logo da UNIFAL-MG – a confecção da capa também é feita na gráfica e pago diretamente a empresa MK Trabalhos de Arte por deposito ou transferência bancaria usando os seguintes dados bancários:
MK Trabalhos de Arte
Valor: R$24,00
Banco Bradesco – Agência: 2959 – C/C: 9067-0 – CNPJ: 12.627.224/0001-07
Chave Pix – mkpixitau@gmail.com  

Atenção: Conforme a Portaria nº 1.095, de 25 de outubro de 2018, os diplomas registrados devem ser publicados no Diário Oficial da União – DOU e poderão ser consultados. Para consulta, acesse aqui.

Certificado de Pós-graduação Lato Sensu

A emissão de certificados de Pós-graduação Lato Sensu (Especializações) deve ser solicitada diretamente a Secretária geral destes cursos pelos seguintes contatos:

E-mail – latosensu@unifal-mg.edu.br
Telefone – (35) 3701-9264

2ª Via de Diploma

Se você é ex-aluna(o) de Graduação e deseja solicitar a 2ª de seu diploma acesse o link: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/exaluno_graduacao
Se você é ex-aluna(o) de Pós- Graduação e deseja solicitar a 2ª de seu diploma acesse o link: https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/exaluno_posgraduacao

Os procedimentos gerais relacionados à Renovação de Matrícula em curso de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu podem ser consultados em suas normas e regulamentações que se pode ter acesso clicando aqui.

Os procedimentos gerais relacionados ao trancamento de Matrícula em curso de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu podem ser consultados em suas normas e regulamentações que se pode ter acesso clicando aqui