Chamada para discentes especiais (disciplina isolada) 2024/1_atualizado

O PPGEconomia informa que do entre 05 a 07 de fevereiro estará com chamada para discentes especiais (disciplina isolada), e as inscrições deverão ser enviadas para: ppgeconomia@unifal-mg.edu.br (colocar no campo “assunto”: inscrição em disciplina isolada).

Disciplinas:

– Economia e política agrícola;

– Economia Matemática (nivelamento);

– Metodologia de Pesquisa: Seminários I (remota);

– Macroeconomia Pós-Keynesiana;

– Teoria Microeconômica I;

Observação: As interessadas e interessados poderão se inscrever em no máximo 02 disciplinas ofertadas. Além disso, o aluno não regular poderá se matricular em até duas disciplinas por período, em no máximo dois períodos letivos.

Requisitos necessários para a inscrição: ter concluído ou estar cursando qualquer curso de graduação, currículo resumido (1 página) ou currículo lattes e uma carta de intenção por disciplina (motivo pelo qual quer cursar a disciplina, de até 1 página).

Os dias e o horário prévio podem ser consultados, aqui. As ementas das disciplinas podem ser conferidas em “Ementas das disciplinas”. O resultado será publicado até dia 16 de fevereiro. As disciplinas irão ocorrer de acordo com o quadro de horário disponível, sendo o semestre iniciado a partir do dia 19 de fevereiro, como nivelamento de Economia Matemática.

Obs: O horário oficial será postado em breve no menu “Ensino”, itens “Horário 2024-1”. Ementas:

Tópicos especiais: economia e política agrícola
Ementa: A evolução do setor agrícola brasileiro. A modernização da agropecuária. A produção de alimentos e fibras. A agroindustrialização. As principais Políticas Agrícolas e sua importância para o desenvolvimento do setor rural brasileiro. Cooperativismo, sustentabilidade e inovações tecnológicas, noções. Sistemas agroindustriais, Governança e coordenação no agronegócio. As principais cadeias produtivas em Minas Gerais.
Tópicos especiais: Macroeconomia Pós-Keynesiana
Ementa: Pós-keynesianos e outras escolas de teoria macroeconômica; incerteza não probabilística, economia monetária de produção e seus fundamentos; o princípio da demanda efetiva; taxa de juros e preferência pela liquidez em Keynes; endogeneidade da oferta de moeda; determinantes do investimento e do financiamento em Keynes e em Minsky; desdobramentos recentes da Teoria Pós Keynesiana no que se refere às perspectivas sobre política econômica.
Teoria Microeconômica I
Ementa: Preferências do consumidor. Maximização de utilidade. Minimização de Despesa. Demanda por bens. Medidas de variação de bem-estar. Função de produção. Minimização de Custo de Produção. Maximização de Lucro. Ótimo de Pareto. Primeiro e segundo teorema fundamental do bem-estar.
Metodologia de Pesquisa: Seminários I
Ementa: Ciência e conhecimento científico; método e pesquisa científica; projeto de pesquisa: conceituação; dados estruturais do projeto de pesquisa; monografia, dissertação, tese e artigo científico: conceituação e apresentação dos elementos estruturais; definição de tema e problema de pesquisa; revisão bibliográfica; tratamento metodológico da pesquisa; técnicas de coleta de dados; apresentação dos resultados de uma pesquisa científica

Publicado em 26/01/2024.
Atualizado em 30/01/2024.