Programa de Assistência Prioritária

Para obter os auxílios a seguir, o estudante deve se inscrever em edital próprio (veja “Editais e Inscrições), com toda a documentação relacionada no edital, e aguardar o resultado da análise socioeconômica.

De acordo com os critérios de avaliação (veja o item Critérios de Avaliação), o estudante poderá ser classificado dentro dos perfis de 0 (zero) a 15 (quinze), sendo o perfil 0 (zero) de maior vulnerabilidade socioeconômica.

 

Auxílio-Alimentação
Consiste de 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) oferecidos pelos restaurantes universitários da UNIFAL-MG, durante o ano letivo, exceto aos sábados à noite, domingos e recessos previstos no calendário acadêmico. Na falta ou interrupção do funcionamento dos restaurantes universitários nos campi da UNIFAL-MG, o auxílio será pago em pecúnia.

Auxílio-Permanência
Consiste de um suporte financeiro para sua permanência no curso, custeando principalmente as despesas de moradia e transporte. O pagamento será mensal e incluirá os períodos de férias e recessos. Confira “Valores e Taxas” no menu.

Auxílio-Creche
Consiste de subsídio mensal em dinheiro, por criança com idade inferior a 6 anos, filho do estudante beneficiado. O pagamento incluirá os períodos de férias e recessos acadêmicos. Confira “Valores e Taxas” no menu.

Transporte
Além do Auxílio-Permanência, que deve ajudar nas despesas com moradia e transporte, vale a pena conferir algumas parcerias e informações que a UNIFAL-MG tem buscado:

Auxílio a Atividades Pedagógicas
Consiste em conceder ao estudante apoio nas seguintes situações (clique em cada um deles para saber mais):

          a) atividade de campo, viagens técnicas de graduação;

          b) participação em eventos científicos e culturais;

          c) isenção de de taxa de inscrição em Eventos promovidos pela Unifal-MG;

          d) participação em eventos esportivos representando a UNIFAL-MG;

         e) participação em eventos de representação do movimento estudantil oficiais do DCE, Das e Cas.

  • Chamada para empréstimo de notebooks 2024/1
          A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook. Serão beneficiados com o empréstimo de notebooks/chromebooks, em 2024/1, os acadêmicos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UNIFAL-MG, mediante processo de seleção, com a seguinte ordem de prioridade: I – Estudantes de graduação inseridos no Programa
  • Chamada para empréstimo de notebooks 2021/1
    A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook.   PARA O EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOK: Serão beneficiados com o empréstimo os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Ensino Remoto Emergencial, não contemplados com o AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS: 1) Estudantes com deficiência, estando ou não inseridos nos Programas
  • Chamada de interesse para chips (SIM Card)
    A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis torna pública a chamada de interesse para inclusão no projeto “Alunos Conectados” da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O projeto consiste na cessão de chip de telefonia celular com pacote de dados variável e visa atender estudantes em alguma das seguintes condições: Ser estudante de graduação cadastrado
  • Chamada para NOTEBOOK 04/2020
    A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook, que estará aberta no período de 23 de novembro à 29 de novembro de 2020. O resultado será publicado a partir de 01 de dezembro de 2020. PARA O EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOK: Serão beneficiados com o empréstimo os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Ensino Remoto
  • Auxílio pedagógico para acesso à internet
    REABERTURA DO PEDIDO DO AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA ACESSO À INTERNET: A PRACE informa a reabertura do pedido de auxílio internet ofertado pela Instituição, o período de inscrição é de 16/09/2020 a 22/09/2020. Atenção discente, para fazer o pedido de auxílio internet é obrigatório que o interessado tenha feito inscrição na chamada de interesse para inclusão no

Auxílio a Atividades Pedagógicas
Consiste em conceder ao estudante apoio nas seguintes situações (clique em cada um deles para saber mais):

          a) empréstimo de instrumental de aulas práticas (material odontológico);

          b) empréstimo de notebooks (caso não abra automaticamente, clique em Inclusão Digital)

Última atualização de valores dos auxílios e taxas da Prace (atualizado em 19/05/2023)

Alteração anterior de valores dos auxílios e taxas da Prace: 29/10/2021

Importante ressaltar que os valores são determinados conforme estabelece o Art. 8º do Decreto 7.234, de 19 de JULHO de 2010:
“Art. 8º As despesas do PNAES correrão à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas ao Ministério da Educação ou às instituições federais de ensino superior, devendo o Poder Executivo compatibilizar a quantidade de beneficiários com as dotações orçamentárias existentes, observados os limites estipulados na forma da legislação orçamentária e financeira vigente”.

O Colegiado de Assuntos Estudantis, em sua  72ª Reunião, realizada no dia 19 de maio de 2023, analisou e aprovou a  Proposta de alteração dos valores dos auxílios permanência e para atividades pedagógicas apresentada no Processo SEI 23087.009669/2023-54, para o período de maio à dezembro de 2023:

AUXÍLIOSPERFIL/DESCRIÇÃOVALOR (R$)
PERMANÊNCIAPerfis de 0 – 9 (Deliberado pelo Colegiado de Assuntos Estudantis, em sua 72ª Reunião, realizada no dia 19/05/2023). Discentes classificados com perfis 8 ou 9 a partir de 28/01/2022 não terão direito ao auxílio permanência.                    500,00
ATIVIDADES PEDAGÓGICASPerfis de 0 a 15

Atividade de campo;
Participação em eventos científicos no país como apresentador de trabalho;
Participação em eventos esportivos como jogador;
Participação em eventos de representação de movimento estudantil.
80,00/diária (a cada dia da atividade/evento, sendo que o último dia corresponde a meia diária (40,00)
Participação em eventos científicos fora do país como apresentador de trabalho1000,00 para participação em 1 evento científico/ano
 
ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS PROMOVIDOS PELA UNIFAL-MGPerfis de 0 a 15Isenção para os discentes assistidos ativos/desbloqueados no Programa de Assistência Prioritária
  
EMPRÉSTIMO DE INSTRUMENTAIS PARA AULAS PRÁTICASPerfis de 0 a 15Empréstimo via Chamada publicada na página da Prace
  
AUXÍLIO CRECHEPerfis de 0 a 15, para filhos até 6 anos de idade dos discentes assistidos.150,00/mês por filho
   
ALIMENTAÇÃO (todos os Campi)Perfis de 0 a 15Gratuidade do café da manhã, almoço e jantar (RU)
   
2ª VIA DO CRACHÁTodos os discentes

Taxa de expedição de novo crachá
                        10,00
   
2ª CANECATodos os discentes

Taxa de aquisição de 2ª caneca para uso no RU
                          5,00
OBS.: Os pagamentos dos auxílios em pecúnia, poderão ser creditados pela Contabilidade até o 20º dia do mês subsequente à folha de pagamento.

A distribuição dos auxílios é realizada de acordo com a proposta orçamentária anual e conforme disponibilidade financeira (à medida que chegam novos recursos ou quando alunos já assistidos colam grau), lembrando que a prioridade é a classificação de vulnerabilidade socioeconômica.

TODOS OS DISCENTES DE PERFIL 7, QUE ESTAVAM NA LISTA DE ESPERA DE AGOSTO, FORAM INCLUÍDOS NA FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE SETEMBRO.

NÃO HÁ PREVISÃO DE INCLUSÃO DE DISCENTES DE PERFIS 8 E 9 NAS FOLHAS DE PAGAMENTO.