Programa de Assistência Prioritária

Para obter os auxílios a seguir, o estudante deve se inscrever em edital próprio (veja “Editais e Inscrições), com toda a documentação relacionada no edital, e aguardar o resultado da análise socioeconômica.

De acordo com os critérios de avaliação (veja o item Critérios de Avaliação), o estudante poderá ser classificado dentro dos perfis de 0 (zero) a 15 (quinze), sendo o perfil 0 (zero) de maior vulnerabilidade socioeconômica.

 

Auxílio-Alimentação
Consiste de 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) oferecidos pelos restaurantes universitários da UNIFAL-MG, durante o ano letivo, exceto aos sábados à noite, domingos e recessos previstos no calendário acadêmico. Na falta ou interrupção do funcionamento dos restaurantes universitários nos campi da UNIFAL-MG, o auxílio será pago em pecúnia.

Auxílio-Permanência
Consiste de um suporte financeiro para sua permanência no curso, custeando principalmente as despesas de moradia e transporte. O pagamento será mensal e incluirá os períodos de férias e recessos. Confira “Valores e Taxas” no menu.

Auxílio-Creche
Consiste de subsídio mensal em dinheiro, por criança com idade inferior a 6 anos, filho do estudante beneficiado. O pagamento incluirá os períodos de férias e recessos acadêmicos. Confira “Valores e Taxas” no menu.

Transporte
Além do Auxílio-Permanência, que deve ajudar nas despesas com moradia e transporte, vale a pena conferir algumas parcerias e informações que a UNIFAL-MG tem buscado:

Auxílio a Atividades Pedagógicas
Consiste em conceder ao estudante apoio nas seguintes situações (clique em cada um deles para saber mais):

          a) atividade de campo, viagens técnicas de graduação;

          b) participação em eventos científicos e culturais;

          c) isenção de taxas em eventos científicos e culturais da UNIFAL-MG;

          d) participação em eventos esportivos representando a UNIFAL-MG;

         e) participação em eventos de representação do movimento estudantil oficiais do DCE, Das e Cas.

  • Chamada para empréstimo de notebooks 2021/2
    A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook. PARA O EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOK: Serão beneficiados com o empréstimo os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Ensino Remoto Emergencial, não contemplados com o AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS: 1) Estudantes com deficiência, estando ou não inseridos nos Programas de
  • Chamada para empréstimo de notebooks 2021/1
    A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook.   PARA O EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOK: Serão beneficiados com o empréstimo os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Ensino Remoto Emergencial, não contemplados com o AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS: 1) Estudantes com deficiência, estando ou não inseridos nos Programas
  • Chamada de interesse para chips (SIM Card)
    A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis torna pública a chamada de interesse para inclusão no projeto “Alunos Conectados” da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O projeto consiste na cessão de chip de telefonia celular com pacote de dados variável e visa atender estudantes em alguma das seguintes condições: Ser estudante de graduação cadastrado
  • Chamada para NOTEBOOK 04/2020
    A Prace torna pública a chamada para interessados no empréstimo de notebook, que estará aberta no período de 23 de novembro à 29 de novembro de 2020. O resultado será publicado a partir de 01 de dezembro de 2020. PARA O EMPRÉSTIMO DE NOTEBOOK: Serão beneficiados com o empréstimo os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Ensino Remoto
  • Auxílio pedagógico para acesso à internet
    REABERTURA DO PEDIDO DO AUXÍLIO PEDAGÓGICO PARA ACESSO À INTERNET: A PRACE informa a reabertura do pedido de auxílio internet ofertado pela Instituição, o período de inscrição é de 16/09/2020 a 22/09/2020. Atenção discente, para fazer o pedido de auxílio internet é obrigatório que o interessado tenha feito inscrição na chamada de interesse para inclusão no

Auxílio a Atividades Pedagógicas
Consiste em conceder ao estudante apoio nas seguintes situações (clique em cada um deles para saber mais):

          a) empréstimo de instrumental de aulas práticas (material odontológico);

          b) empréstimo de notebooks (caso não abra automaticamente, clique em Inclusão Digital)

Valores dos auxílios e taxas da Prace (atualizado em 29/10/2021):

Importante ressaltar que os valores são determinados conforme estabelece o Art. 8º do Decreto 7.234, de 19 de JULHO de 2010:
“Art. 8º As despesas do PNAES correrão à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas ao Ministério da Educação ou às instituições federais de ensino superior, devendo o Poder Executivo compatibilizar a quantidade de beneficiários com as dotações orçamentárias existentes, observados os limites estipulados na forma da legislação orçamentária e financeira vigente”.

Os valores passaram por alterações em 06/05/2020. Veja a notícia completa clicando aqui.

AUXÍLIOSPERFIL/DESCRIÇÃOVALOR (R$)
PERMANÊNCIA0 – 9 (deliberado pelo Colegiado de Assuntos Estudantis, em sua 31ª Reunião, realizada no dia 17/09/2019)400,00
7, 8 e 9 (somente até o edital 2019, atingindo o limite orçamentário. Havendo disponibilidade orçamentária novos discentes serão contemplados)400,00
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS (perfis de 0 a 15)Atividade de campo60,00/diária (a cada dia da atividade/evento, sendo que o último dia corresponde a meia diária (30,00)
Participação em eventos científicos
Participação em eventos de representação de movimento estudantil
Isenção de taxas em eventos científicos e culturais da UNIFAL-MGIsenção
Empréstimo de instrumental de aulas práticasEmpréstimo
Auxílio para participação em 1 evento científico internacional/anoR$ 1.000,00
AUXÍLIO CRECHE (perfis de 0 a 15)0 a 15 (Para filhos, até 6 anos, de estudantes)150,00/mês por filho
ALIMENTAÇÃO (todos os Campi)0 a 15Gratuidade do café da manhã, almoço e jantar (RU)
2ª VIA DO CRACHÁTaxa de expedição de novo cracháR$ 10,00
2ª CANECATaxa de aquisição de 2ª caneca para uso no RUR$ 5,00

A distribuição dos auxílios é realizada de acordo com a proposta orçamentária anual e conforme disponibilidade financeira (à medida que chegam novos recursos ou quando alunos já assistidos colam grau), lembrando que a prioridade é a classificação de vulnerabilidade socioeconômica.

NÃO HÁ PREVISÃO DE INCLUSÃO DE DISCENTES DE PERFIS 7, 8 E 9 NAS PRÓXIMAS FOLHAS DE PAGAMENTO.

Os discentes abaixo estão em lista de espera aguardando disponibilidade orçamentária/financeira (atualizado em 21/07/2022)

Posição na filaMatrículaNomeEditalPerfilData inicial de vigência do auxílioOcorrência
2018.1.**.024Laís Cristina dos Santos Marques Lourenço2018/1722/06/2022 
2019.1.**.035Larissa Stephany Barcelos2019/1723/06/2022 
2021.1.**.044Caio de Paula Oliveira2019/1724/06/2022 
2022.1.**.040Vitoria Silva dos Santos2019/1725/06/2022 
2016.2.**.017Simone Aparecida dos Santos2016/2726/06/2022 
2022.1.**.043Daniele de Oliveira2019/1727/06/2022 
2018.1.**.037Gustavo Henrique Ferreira Teixeira 2018/1728/06/2022Hora da assinatura do termo: 16:13
2022.1.**.004Brian Henrique Lourenco Ferraz2019/1728/06/2022Hora da assinatura do termo: 20:33
2019.1.**.014Tiago Luis Freire Aprigio2019/1728/06/2022Hora da assinatura do termo: 23:03
10º2022.1.**.097Gabriel Avelino dos Reis2019/1729/06/2022 
11º2021.1.**.023Lorrany de Souza Costa2019/1730/06/2022 
12º2019.2.**.001Natiely Melo Gonçalves Pereira2019/1705/07/2022 
13º2019.1.**.004Genilton de Souza Junior2019/1714/07/2022 
14º2021.1.**.044Guilherme Francisco Passos2019/1717/07/2022Hora da assinatura do termo: 00:29
15º2022.1.**.013Bianca da Motta Santos2019/1717/07/2022Hora da assinatura do termo: 13:22
16º2018.2.**.011Lucas Avelino da Silva 2018/2717/07/2022Hora da assinatura do termo: 14:24
17º2022.1.**.041Ulysses Bastos Alvarenga2019/1717/07/2022Hora da assinatura do termo: 16:54
18º2022.1.**.023Maria Luiza Silva de Jesus2019/1719/07/2022Hora da assinatura do termo: 17:45
19º2018.1.**.011Mariene Aparecida Couto Flor 2018/1719/07/2022Hora da assinatura do termo: 22:04
20º2021.1.**.066Luisa Maria Affonso Santos2019/1828/01/2022 
21º2021.1.**.024Wellika Dorta de Oliveira2019/1803/02/2022 
22º2021.1.**.025Daniela Eduarda Thiengo Bernardes2019/1806/02/2022 
23º2021.2.**.053Jose Luiz Silvestre Neto2019/1811/03/2022Hora da assinatura do Termo: 11:49
24º2021.1.**.044Larissa Miguel de Souza Camargo2019/1811/03/2022Hora da assinatura do Termo: 15:56
25º2019.1.**.034Pedro Rodrigues Levenhagen Santos2019/1811/03/2022Hora da assinatura do Termo: 16:32
26º2020.2.**.038Natalia Maria Marques de Santana2019/1831/03/2022 
 2017.1.**.001Ana Cláudia de Carvalho 2017/1825/04/2022Concluiu o curso dia 19/07/2022.
27º2018.1.**.001Carol Evaristo Carneiro 2018/1826/04/2022 
28º2020.1.**.016Brenda Rocha de Paula2019/1828/04/2022 
29º2019.1.**.011Regiane Fernanda Pereira2019/1810/05/2022 
30º2022.1.**.042Wanessa Silva Gonçalves2019/1811/05/2022 
31º2015.1.**.034Thais Lima de Oliveira 2015/1813/05/2022 
 2020.1.**.013Jose Guilherme de Azevedo Ramos2019/1816/05/2022Se classificou no perfil 6 na última solicitação concluída dia 06/07/2022 e foi incluído na folha de pagamento de julho.
32º2020.1.**.021Talissa Vicente Mendes2019/1817/05/2022 
33º2020.1.**.061Samuel Lopes Toledo2019/1830/05/2022 
34º2022.1.**.021Hugo Goncalves Benevenuto Oliveira2019/1831/05/2022 
35º2022.1.**.032Gabriel Almeida Costa2019/1802/06/2022 
36º2022.1.**.039Yasmin Julia Rosa2019/1808/06/2022 
37º2018.1.**.034Jessica Aparecida de Souza2018/1809/06/2022 
38º2016.2.**.067Braulio Victor Faria e Silva2016/2810/06/2022Hora da assinatura do Termo: 12:19
39º2022.1.**.017Maria Elisa Silva de Brito2019/1810/06/2022Hora da assinatura do Termo: 14:55
40º2020.2.**.105Carlos Henrique Teodoro Pereira2019/1812/06/2022 
41º2019.1.**.052Jullya Carla de Souza Leite2019/1813/06/2022 
42º2020.1.**.064Joao Victor Souza Diniz2019/1814/06/2022 
43º2021.1.**.051Vitoria Beatriz Carvalho Ferreira2019/1816/06/2022Hora da assinatura do Termo: 21:58
44º2020.1.**.017Luiz Fernando Ramos2019/1816/06/2022Hora da assinatura do Termo: 22:20
45º2022.1.**.014Sabrina Aparecida de Oliveira2019/1821/06/2022 
46º2020.1.**.001Lucas Cabral Rodrigues2019/1823/06/2022 
47º2018.1.**.017Fagner Luís Mendes Jacinto2019/1824/06/2022 
48º2021.1.**.021Marcelo Ramos de Anchieta2019/1827/06/2022Hora da assinatura do Termo: 21:31
49º2018.2.**.050Igor Henrique Buscain de Almeida2018/2827/06/2022Hora da assinatura do Termo: 22:26
50º2018.2.**.002Larissa Milena Correa2018/2829/06/2022 
51º2022.1.**.020Maria Luiza Goncalves da Silva Reis2019/1830/06/2022Hora da assinatura do Termo: 15:05
52º2021.1.**.042Awdrey Lucy Flauzino dos Reis2019/1830/06/2022Hora da assinatura do Termo: 17:01
53º2018.1.**.033Jéssica Silva Rocha2018/1801/07/2022 
54º2020.1.**.007Rychard Fernandes Dias de Jesus2019/1802/07/2022 
55º2021.1.**.025Yasmim Fernandes Luiz2019/1804/07/2022 
56º2020.1.**.046Beatriz Aparecida de Sousa2019/1807/07/2022 
57º2021.2.**.025Bruno Gabriel do Nascimento Leal2019/1808/07/2022 
58º2020.1.**.016Jhônatas Willian Aristides da Silva e Paiva2019/1812/07/2022 
59º2019.2.**.035Gustavo Christian Quintino da Silva2019/1816/07/2022 
60º2021.1.**.032Naomi Umehara2019/1817/07/2022Hora da assinatura do Termo: 16:54
61º2021.1.**.012Ingridy Martins Pereira Esteves2019/1817/07/2022Hora da assinatura do Termo: 17:51
62º2021.1.**.009Helena Aparecida Rodrigues Silva2019/1820/07/2022 
63º2019.1.**.006Camila Viviane de Oliveira2019/1924/01/2022 
 2018.2.**.048William Marcio Prudenciano 2018/1926/01/2022Se classificou no perfil 6 na última solicitação concluída dia 30/06/2022 e foi incluído na folha de pagamento de julho.
64º2017.2.**.005Gabriella Corceti 2017/2931/01/2022 
65º2020.2.**.011Laura da Silva Cruz2019/1914/02/2022 
 2016.1.**.009Ricardo Tales Mendonça 2016/1917/02/2022Saiu do Programa de Assistência Prioritária dia 02/05/2022.
66º2019.1.**.026Isabella da Silva Assis2019/1924/02/2022 
67º2021.1.**.037Gabrielly Santos Pereira2019/1921/03/2022 
68º2016.2.**.115Theo Batista Prado Silva 2018/1905/04/2022 
69º2021.1.**.036Adriene da Silva Belchior2019/1910/04/2022 
70º2017.1.**.024Nathana Loiola da Silva 2017/1919/04/2022 
71º2020.1.**.025Letícia Aparecida Campos Silvério2019/1909/05/2022 
72º2021.1.**.001Ana Clara Rodrigues Duarte2019/1913/05/2022 
73º2020.1.**.027Rafael Oliveira Costa Savino2019/1916/05/2022 
74º2022.1.**.028Vitor Eduardo Coral Venancio2019/1917/05/2022 
75º2022.1.**.029Caroline de Fatima Oliveira Carvalho2019/1929/05/2022 
76º2021.1.**.027Mariana Helen Goncalves Martins2019/1907/06/2022 
77º2020.1.**.124Guilherme Lourenco da Silva2019/1908/06/2022 
78º2022.1.**.011Alessandra Santos Vieira2019/1909/06/2022Hora da assinatura do termo: 14:57
79º2021.1.**.029Maria Gabriela da Silva Ribeiro2019/1909/06/2022Hora da assinatura do termo: 18:13
80º2020.1.**.065Carlos Eduardo da Silveira2019/1911/06/2022 
81º2021.2.**.009Layane Mercedes dos Santos Sousa2019/1921/06/2022 
82º2019.1.**.027Abner Saimont Teixeira2019/1922/06/2022 
83º2019.1.**.010Rayssa Cristina Vieira Domingues2019/1924/06/2022 
84º2019.1.**.050Álvaro de Souza Rêgo2019/1927/06/2022 
85º2019.2.**.010Maria Julia Araujo dos Santos2019/1930/06/2022 
86º2020.1.**.022Daniel Alves Torres de Sa2019/1905/07/2022 
87º2021.2.**.005Lais Alves do Vale2019/1916/07/2022Hora da assinatura do termo: 11:55
88º2020.2.**.052Juliana Silva Maciel2019/1916/07/2022Hora da assinatura do termo: 12:23
89º2018.2.**.039Lucas Silva Azeredo2018/1919/07/2022 
90º2022.1.**.035Amanda Ribeiro Rodrigues2019/1920/07/2022