Professores do Curso

*Magali Benjamim de Araújo, magali.araujo@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/5033189741354139

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1978), graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1979) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular e Chefe do Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas além de compor os colegiados do Curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. Atua na área da Farmácia com ênfase em análise e controle de fármacos e medicamentos, polimorfismo em fármacos, validação analítica, estabilidade, perfil de dissolução e equivalência farmacêutica. Na gestão pública atuou como Coordenadora do curso de Farmácia (1993-1995, 2002-2004), Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2011-2013) e como Vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas (2014-2018). Atua, também, como avaliadora institucional junto ao Inep/MEC e do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira.

Marcelo Moreira da Silva, marcelo.moreira@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/6715092420026095

Possui graduação em Matemática – Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas.

*Mário Roberto Barro, mario.barro@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/3178780185080073

Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos e Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Departamento de Química. Atualmente é Professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Realiza pesquisas na área de Educação em Química (nas linhas de Novas Tecnologias, Ensino e Aprendizagem, e Formação de Professores de Química).

*Alisson Eugênio, alisson.eugenio@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/4109199900315432

Professor de história na Universidade Federal de Alfenas desde 2009. Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996) mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutor pela UFMG (2010). Autor de Fragmentos de liberdades: as festas religiosas das irmandades de escravos em Minas Gerais na época da Colônia (FAOP: 2007, E-papers: 2ª ed. 2010) , Reforming habits: the struggle against poor healt conditions in 19th Brazil (Verlag: 2010), Arautos do progresso: o ideário médico sobre saúde pública no Brasil na época do Império (Edusc:2012), Fontes para o estudo da história de Alfenas (Unifal-MG: 2013), Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição (Alameda: 2016) e Verso e reverso da modernidade: a modernização em Alfenas na Primeira República. Curitiba: Brazil Publishing, 2019, As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2020 e Horizontes da nação: desafios brasileiros após 200 anos de Independência. Alfenas, Universidade Federal de Alfenas, 2022.

Luciana Borges Goecking, luciana.goecking@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/4139948635593421

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

*Maria Vanda Marinho, maria.marinho@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/0159306111276453

Possui,Graduação em Bacharelado Em Química, doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010), tendo experiência com as técnicas de caracterizações (infravermelho (IV), análise térmica (TG/DTA) e difração de raios X por monocristal e policristal). Exerceu o cargo de professor substituto na Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolveu o projeto de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais no grupo LQMMol intitulado “Polímeros de Coordenação e Clusters Magnéticos” visando o estudo das propriedades magnéticas. Realizou um curso de pós-doutorado no exterior em 2013, no Instituto de Ciência Molecular da Universidade de Valência (Espanha) desenvolvendo o projeto sobre redes de metais lantanídeos. É professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas desde 2013 cuja pesquisa atual envolve síntese de materiais moleculares contendo íons lantanídeos e ligantes orgânicos. É coordenadora do grupo de pesquisa no Laboratório de Polímeros Inorgânicos (LaPI-UNIFAL-MG) onde já orientou uma tese de doutorado, quatro dissertações de mestrado e co-orientou (2) duas dissertações de mestrado (PPGQ-Unifal) e 1 (uma) dissertação de mestrado no DQ-UFMG. Supervisou dois doutores em estágio de pós-doutorado. Orientou mais de dezoito (18) alunos de Iniciação científica relacionada a Linha de Pesquisa (PPGQ-UNIFAL-MG): Química de Materiais, Química de Coordenação, Engenharia de Cristais e Nanotecnologia. É Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (desde 2013).

*Nelson Henrique Teixeira Lemes, nelson.lemes@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/0937403542456185

Sou bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Fiz o curso de Complementação Pedagógica/EAD em Física pela Universidade Vale do Rio Verde (2008). Atualmente sou professor (Classe D / Associado IV) do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG (antiga EFOA), onde ministro aulas de Química Geral, Química Geral Experimental, Físico-Química Avançada (pos-graduação), Termodinâmica Estatística (pos-graduação), Mecânica Quântica (pos-graduação), Cinética Química (pos-graduação e graduação), Químcia Matemática (graduação optativa) e Equações Integrais, Cálculo fracionário e Problemas inversos (pos-graduação). Sou membro do Programa de Pós-Graduação em Química da Unifal-MG. Minha área de atuação é a Química Teórica/Química Matemática/Química Computacional/Físico Química, que envolve uso de conceitos e ferramentas Matemáticas, incluindo ou não o auxílio do computador, por intermédio ou não da Física, na solução de problemas de Química. Atualmente também me dedico ao estudo das aplicações do Cálculo Fracionário no contexto da Química. Fui coordenador de Área da Química do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID / CAPES até 2017-2019, desenvolvendo projetos na área automação com arduíno e projetos de aplicativos para celular utilizando o app inventor. Atualmente sou coordenador do Curso de Química Bacharelado da UNIFAL-MG.Descrição da Linha de Pesquisa: O cálculo de ordem generalizada (Cálculo Fracionário) é o nome que se dá a teoria que unifica e generaliza a noção de derivada de ordem inteira e de integral de n-ésima ordem, com n inteiro, para ordens não-inteiras. Apesar de uma história que remonta ao ano de 1695, apenas recentemente houve interesse significativo pelo tema. Mesmo com todo o interesse recente na área ainda permanece em aberto diversas questões fundamentais, como a interpretação Matemática, Física ou geométrica de uma derivada ou integral de ordem generalizada. Neste projeto exploramos a aplicação desta ferramenta em diferentes problemas e técnicas pertinentes ao contexto da química, na tentativa de alcançar um insight sobre estas questões fundamentais.

José Carlos de Souza Júnior, jose.souza@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/1690570104837528

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra e no Ensino de Matemática mediado por tecnologias digitais. Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Matemática PROFMAT da Universidade Federal de Alfenas, é Coordenador Adjunto do Programa de Extensão: Curso Preparatório Para o ENEM da UNIFAL-MG, é Coordenador Adjunto do Projeto de Extensão: Cursinho Popular Êxito (Alfenas) e é Coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIFAL-MG.

Adriana Dias, adriana.dias@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/9808310940421979

Graduação em Tecnologia em Laticínios. Professora da Universidade Federal de Alfenas, doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras e mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Áreas de atuação: Bioestatística, Modelos de Regressão e Educação Estatística

*Ihosvany Camps, icamps@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/3732563704810366

Possuo bacharelado em Física pela Faculdade de Física da Universidade de Havana (Cuba, 1995), mestrado em Física pela Faculdade de Física da Universidade de Havana (Cuba, 1996) e doutorado. Doutor em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (Brasil, 2001). Realizei pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Nanoscopia do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, Brasil), no Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil) e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (AU, Portugal). Atualmente é Professor Titular de Física no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG, Brasil). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Modelagem Computacional. Atualmente, tenho como principais linhas de pesquisa o estudo teórico das propriedades térmicas, elétricas e eletrônicas de nanoestruturas e nanodispositivos e a modelagem molecular de sistemas orgânicos e inorgânicos incluindo a modelagem de fármacos (design racional de fármacos, design de fármacos baseado em fragmentos, design de novo ), docking molecular e estudos sobre polimorfismo de sólidos farmacêuticos. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) e do Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física (MNPEF). Perfil Publons: https://www.webofscience.com/wos/author/rid/B-8929-2008

Thirza Pavan Sorpreso, thirza.sorpreso@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/3940703666349048

Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Física e seu Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores; ensino de física; ciência, tecnologia e sociedade; história da ciência e escola básica.

Person Pereira Neves, person.neves@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/2380268778692743

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em caracterização estrutural, propriedades físicas e processamento de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades térmicas, dielétricas e magnéticas; cristalografia estrutural; superfícies e interfaces; películas e filamentos; vidros; materiais cerâmicos e polimorfismo em sólidos farmacêuticos. Experiência com as técnicas de Espectroscopia de absorção de raios X (XANES e EXAFS), Difração de raios X (refinamento por método Rietveld), espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X e Análises Térmicas. Atualmente ocupa cargo de Professor Associado I no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas / UNIFAL-MG.

*Antônio Carlos Doriguetto, antonio.doriguetto@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/4581537476491370

Graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela UFV (1989-1993), Mestrado em Agroquímica pela UFV (1993-1996), Doutorado em Química pela UFMG (1996-2000) e Pós-doutorado em Cristalografia pelo IFSC-USP (2000-2004). Tem experiência nas áreas de Cristalografia e Engenharia de Cristais aplicada à Química, à Ciência Farmacêutica e à Ciência dos Materiais. É Professor Titular (desde dezembro 2020) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, onde está vinculado desde 2004. Faz parte do corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) (desde 2008) e em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) (desde 2005), ambos da UNIFAL-MG. É o atual coordenador do PPGQ (2019-atual). É membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). É membro da Camara de avaliação projetos da FAPEMIG, Câmara de Ciências Exatas e dos Materiais (biênio 2023-2025). É o atual tesoureiro da área de Físico-Química na SBQ (2022-atual). É Líder do Grupo de Pesquisa Química Estrutural e Novos Materiais: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2931595804759926. É o responsável pelo Laboratório de Cristalografia da UNIFAL-MG. Possui 154 artigos, Citações = 2130, Fator H = 25 (webofscience). Researcher ID: https://www.webofscience.com/wos/author/record/B-6531-2008/ ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2726-1265 google Escolar http://scholar.google.com.br/citations?user=YZjIDYsAAAAJhl=pt-BRoi=ao Proferiu 18 plenárias/seminários/palestras/comunicações orais. Supervisionou 16 Pós-Doutoramentos. Orientou 08 teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado, 56 Iniciações Científicas e 10 TCC. Co-orientou 02 teses de Doutorado e 03 dissertações de mestrado. Coordena/coordenou 17 projetos individuais de pesquisa financiados por agência de fomento: FAPEMIG (10); CNPq (5); CAPES (2). Coordena/coordenou 15 projetos institucionais de pesquisa financiados por agência de fomento entre eles 06 projetos CT-INFRA-FINEP e 04 Projetos Pró-equipamentos-CAPES. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG (2010-2014). Foi Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG (2005-2010). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UNIFAL-MG (2007-2010). Foi membro do Comitê externo das linhas de difração de raios X do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron LNLS (2004-2008). Foi membro Titular do Conselho da Associação Brasileira de Cristalografia ABCr (2010-2011, 2016-2018, 2018-2020). Foi coordenador Local da Rede Mineira de Química na UNIFAL-MG (2010-2018).

*Elaine A. Colagrande, elaine.colagrande@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/7671959358463320

Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado em Ensino de Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2016). Possui experiência docente no ensino de Ciências e Química, em nível básico e superior. Docente no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG, no Programa de Pós-Graduação em Química (Educação em Química) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias). Desenvolve pesquisas com os temas: formação de professores de Química/ Ciências, educação ambiental e ensino de Química/Ciências.

*Hugo Bonette de Carvalho, hugo.carvalho@unifal-mg.edu.br,http://lattes.cnpq.br/1642083834158700

Possuo bacharelado e licenciatura em física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado no Instituto Paul Drude em Berlim, Alemanha. Atualmente sou professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Eletricas, Magnéticas e Óticas da Matéria Condensada. Nosso foco de trabalho está relacionado a novos materiais e dispositivos. Mais especificamente trabalhamos com materiais óxidos multifuncionais aplicados a diferentes áreas de interesse, como a spintrônica, catálise, conversão fotoelétrica e termoelétrica e em biomedicina, no que se refere a sistemas de entrega seletiva de fármaco, bioimageamento e como agente bactericida. Possuímos uma rede de colaboração nacional com grandes centros de pesquisas como a UNICAMP e a USP. Atualmente contamos ainda com duas colaborações internacionais de grande porte em Valência na Espanha e em Caen na França.

*Alzira Maria Serpa Lucho , alzira.lucho@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/6356434063521758

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Físico-química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorado em Química de Superfície pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroquímica, eletroanalítica, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, processos de adsorção e eletrocatálise, mecanismos de transferência de carga.

*Luciano Sindra Virtuoso, luciano.virtuoso@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/5842400772128330

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Agroquímica com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Química, com ênfase em Físico-Química, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Docente (Classe D / Associado IV) no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) onde ministra disciplinas da área de Físico-Química para os cursos de graduação em Química Bacharelado com ênfase tecnológica, Licenciatura em Química, Biotecnologia, Farmácia e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Química (Mestrado/Doutorado). Atuou como Coordenador de Área da Química do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID / CAPES em 2012 e 2013 e de março de 2014 à maio de 2018 exerceu à função de Coordenador Institucional do PIBID na UNIFAL-MG. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Físico-Química atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Sistemas Coloidais; Sistemas Aquosos Bifásicos; Estudos de síntese, funcionalização e caracterização de nanopartículas; Estudos interacionais entre nanopartículas e materiais biológicos.

Mirta Mir Caraballo, mmir@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/6165304398755510

Graduação em Bacharelado em Física – Facultad de Física Universidad de La Habana, Cuba (1990), mestrado em Ciências Físicas – Facultad de Física Universidad de La Habana, Cuba (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil (2002). Pos doutorado na área de Cristalografia no CBPF, RJ, Brasil (2002-2003) e no IFSC, Universidade de São Paulo, SP, Brasil (2002-2007). Pos doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2010). Atualmente é Professor Associado nível 2, classe D, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, MG, Brasil. Experiência na área de Física da matéria condensada, com ênfase em Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia. Atua principalmente nos temas: método de Rietveld, caracterização estrutural e microestrutural, sistemas de baixa dimensionalidade, hidroixiapatita, zeólitas naturais, ferroelétricos, materiais magnéticos, e nano biomateriais. Experiência em sínteses e caracterização de nano biomateriais.

*Marcello Garcia Trevisan, marcello.trevisan@unifal-mg.edu.br, http://lattes.cnpq.br/6509414402989975

MGT possui graduação em Química Industrial pela UFSM (2000); Mestrado e Doutorado em Química pela UNICAMP (2001-2003/2003-2009). Tem experiência na área de Química Analítica e Caracterização de Materiais, com ênfase no desenvolvimento de metodologias analíticas através da combinação de diversos ferramentas (Quimiometria, Espectroscopia Vibracional, Análise Térmica e Métodos Cromatográficos), atuando principalmente nos seguintes linhas: 1) Estudos de pré-formulação (caracterização do estado-sólido, estabilidade, compatibilidade e desenvolvimento de produtos) com foco em farmacêuticos e agroquímicos.2) Análise de Fármacos e API: Espectroscopia molecular e Cromatografia Líquida;Atualmente é Professor Associado no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Química (PPGQ). Possui 14 orientações em nível de pós-graduação, mais de 60 artigos científicos, com mais de 700 citações e índice h=16 (Web of Science).

Pedro Orival Luccas, pedro.luccas@unifal-mg.edu.br

Possui graduação (1993), mestrado (1996) e doutorado(1999) em Química pela Universidade Federal de São Carlos e pós doutorado na Universidade Estadual de Campinas(2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alfenas, ministrando aulas de química analítica na graduação e pós graduação. Orienta alunos de mestrado e doutorado no programa de pós graduação em Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, FIA, potenciometria, biossensor, preparo de amostra, absorção atômica e Química Ambiental. Também exerce função de Diretor do Instituto de Química (2020-2022).

Mariane Gonçalves Santos, mariane.goncalves@unifal-mg.edu.br

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas e em Química (licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio Verde. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Química (área de concentração em Química Analítica) pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é docente do Instituto de Química da mesma instituição. Conta com experiência na área de toxicologia analítica, química analítica e química de materiais, com ênfase em preparo de amostras, técnicas cromatográficas, espectrometria de massas, análises de fármacos e toxicantes em amostras biológicas, ambientais e de alimentos, polímeros de impressão molecular, materiais de acesso restrito, nanocompósitos, sorventes baseados em carbono e nanomateriais magnéticos.

Marisi Gomes Soares, marisi.soares@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) Pós-doutorado pela USP-SP. Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Evolução, Sistemática e Ecologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos essenciais, metabólitos secundários, ensaios anti-inflamatórios, antitumorais e antioxidantes.

Danielle Ferreira Dias, danielle.dias@unifal-mg.edu.br

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Farmacêuticas pela mesma Instituição, com período de estágio (2008) no Institut de Chimie des Substances Naturelles – CNRS, França. É Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Desenvolve projetos de pesquisa na área de planejamento, síntese e caracterização de novas substâncias bioativas com potencial atividade analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiparasitária e neuroprotetoras. É membro ativo da Sociedade Brasileira de Química atuando, desde 2021 na equipe de mídia do Núcleo Mulheres SBQ. Fez parte do projeto Minas for Science, financiado pelo CNPq e coordena o Química Faz Bem em Alfenas. Está como vice -coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG desde 2019.

José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva, jose.dasilva@unifal-mg.edu.br;

Biólogo com doutorado direto em Bioquímica pela UFMG (Belo Horizonte, 1998; interação experimental ligante-proteína ), e estágio pos-doc pela UFV (Viçosa-MG, 1999; termodinâmica de células tumorais). Professor Titular, vice-chefe, e líder do grupo de pesquisa InterAção Bioquímica do Depto. de Bioquímica da UNIFAL-MG, onde atua como docente em disciplina homônima em diversos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação de Química (Eletroanálise) e de Biotecnologia (Bioquímica Quantitativa) da Instituição. Agraciado entre o 1o. e 2o. lugares nas três edições do Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2017-2023). Temas de interesse: Ensino Reprodutível, e Bioeletroquímica. Website: Bioquanti (https://bioquanti.netlify.app/).

Marília Gabriella Alves Goulart Pereira, marilia.pereira@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas. Concluiu mestrado e doutorado em Bioquímica no Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Faculadade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Fez o pós-doutoramento no Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto C2 na Universidade Federal de Alfenas e docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos moleculares, sinalização celular e neurobiologia das Epilepsias e comorbidades associadas. Período de Licença Maternidade em 2011 e 2017.

Jerusa Simone Garcia, jerusa.garcia@unifal-mg.edu.br

Possui Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), Mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-doutorado no laboratório Thomson de Espectrometria de Massas da Universidade Estadual de Campinas (2007-2008). Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: biofármacos (estabilidade, caracterização e desenvolvimento) e metaloproteínas. Tem experiências principalmente nas técnicas de eletroforese bidimensional, absorção atômica e espectrometria de massas. Atualmente é professora Associada na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e membro da Rede Mineira de Química apoiada pela FAPEMIG. Atuou na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (2013 a 2016). Foi membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia – CBB da FAPEMIG (2012-2015).

Julianne Caravita Grisolia, julianne.grisolia@unifal-mg.edu.br

? Bióloga com Doutorado e Mestrado em Imunologia, Microbiologia e Biologia Molecular. ? Há 10 anos na área da pesquisa clínica e desenvolvimento de projetos científicos com foco em diagnóstico (ELISA e PCR) e entendimento de resposta imunológica de doenças infeciosas. ? Liderança e gestão de equipe de pesquisa e projetos de Iniciação Cientifica e Mestrado. ? Sólida experiencia em autogestão, gestão de pessoas, comunicação oral e escrita, analises e interpretação de dados, e produção de relatórios técnicos e científicos. ? Boa capacidade analítica, adaptabilidade, cooperação e comunicação.

Sílvia Silveira Clarêto, silvia.clareto@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: membrana, microfiltração, polpa de frutas, barra de frutas, valor calórico reduzido, substituto de gordura, qualidade físico-química em pão de queijo e qualidade sensorial em pão de queijo.

Marcelo Lacerda Rezende, marcelo.rezende@unifal-mg.edu.br

Graduado em Engenharia Agronômica (1994) e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado no Department of Agricultural Economics da Texas A&M University – EUA (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alfenas e membro permanente do programa de mestrado em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de renda, desenvolvimento local-regional e estudos de viabilidade econômica e risco.

Adriano Aguiar Mendes, adriano.mendes@unifal-mg.edu.br

Possui graduação (2002) e mestrado (2004) em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Durante o doutorado, fez estágio sanduíche no Departamento de Biocatálise no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica da Universidad Autónoma de Madrid. Em 2009/2010, fez pós-doutorado no Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo. É Professor Associado IV do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Biotecnologia (PPGBiotec) da UNIFAL-MG. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) no período de 2018 a 2020. Foi membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias da FAPEMIG entre 02/2020 a 02/2022. Professor incluído no “World Ranking Top 2 Scientists” (pesquisadores com maior visibilidade no mundo) em 2020 e 2021 publicado pela Editora Elsevier. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando nos seguintes temas: Tratamento de efluentes industriais; Imobilização de enzimas de interesse industrial (Catálise heterogênea); Preparação e caracterização de suportes orgânicos e inorgânicos; e Biotransformação de óleos/gorduras para a síntese de biodiesel, biolubrificantes, bioplastificantes, biossurfactantes, e insumos para a indústria cosmética (emolientes e aromas) .

Bruno Martins Dala Paula, bruno.paula@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Nutrição pela UFMG, pós-graduação lato sensu em Ciência de Alimentos na área de concentração de Tecnologia de Frutas e Hortaliças pela UFPel e em Gestão e Monitoramento de Projetos Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, mestrado e doutorado em Ciências de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da UFMG, com período de 12 meses de Estágio Sanduíche no United States Department of Agriculture (USDA-ARS) em Fort Pierce, FL, Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coordenador do Curso de Especialização em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos (Curso TecQuali/UNIFAL-MG), docente permanente do Programa de Pós Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL/UNIFAL-MG) e do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFSULDEMINAS / Campus Machado). Líder do Grupo de Pesquisa em Alimentação e Saúde (GrAS/UNIFAL-MG) e conselheiro titular, representante do Território do Sul de Minas Gerais, no CONSEA-MG (gestão biênio 2021-2022). Tem experiência em pesquisa, nas áreas: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos temas: Bioacessibilidade de componentes de alimentos, desenvolvimento de novos produtos alimentícios, educação alimentar e nutricional, alimentação e sustentabilidade e com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tem experiência em extensão universitária, nas áreas temáticas: Saúde, educação, direitos humanos, trabalho e tecnologia e produção. Scopus Author Identifier: 57200501141

Joelise de Alencar Figueira Angelotti, joelise.angelotti@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2005), mestrado (2009) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora Adjunto do Instituto de Química na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: imobilização de enzimas em diferentes suportes; fermentação em estado semissólido; otimização de meio de cultura e parâmetros de fermentação utilizando a metodologia de superfície de resposta; produção, caracterização e aplicação de enzimas de interesse industrial.

Cláudio Viegas, claudio.viegas@unifal-mg.edu.br

Nascido em Porto Alegre-RS, concluiu a graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e o mestrado em Química na área de Síntese Orgânica (1998). Concluiu o doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2003), na área de Química de Produtos Naturais/Química Medicinal e Pós-doutorado em Química Medicinal (2006). Iniciou sua carreira docente em 1995, na Universidade Luterana do Brasil (1995-1999) e como Professor Substituto na UFRGS (1998-1999). É autor e coautor de mais de 80 artigos científicos, 4 capítulos de livros, mais de 100 trabalhos e resumos em anais de eventos científicos, 4 patentes sob registro nacional e internacional (PCT), com 3 concessões concessões nacionais e 3 internacionais. Como supervisor, orientou ou coorientou mais de 130 estudantes, sendo 5 pós-docs, 4 doutorandos, 23 mestrandos e dezenas de estagiários de IC e TCC. É revisor de vários periódicos nacionais e internacionais e assessor Ad hoc do CNPq, CAPES, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas e Amazonas, e de Instituições de fomento à pesquisa no exterior (Portugal, Croácia e República Tcheca e Polônia). Foi membro do Comitê Consultor de avaliação Quadrienal da Pós-Graduação em Química da CAPES (2022). É Professor Titular no Instituto de Química da UNIFAL-MG, atuando na Graduação para os cursos de Farmácia, Biotecnologia e Bacharelado em Química e na Pós-Graduação nos Programas de Ciências Farmacêuticas e em Química. É o coordenador científico do Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal – PeQuiM, desenvolvendo pesquisas na área de Química Medicinal, com interesse no Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos candidatos a fármacos analgésicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antiparasitários, antiproliferativos, neuroativos e contra a COVID-19 e anti-SARS-COV-2. É líder do grupo de pesquisa “Planejamento, síntese, bioprospecção e caracterização de substâncias bioativas”. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Química desde 1992. Foi vice coordenador (2014-2016) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UNIFAL-MG, 2017-2019), tendo atuado como representante Institucional da UNIFAL-MG nos Programas de Iniciação Científica junto ao CNPq e CAPES e como Presidente do Comitê Interno de Iniciação Científica e Tecnológica (CIPICTI) de 2012 a 2014. É Vice coordenador da Liga de Neurociências (LINEC) da UNIFAL-MG (2021). Possui projetos em andamento e colaborações oficializadas com pesquisadores e Instituições estrangeiras na Univ. do Porto (Portugal), Univ. de Barcelona (Espanha), Univ. de Adelaide (Austrália), University Hospital Hradec Kralove (Rep. Tcheca) e Univ. de Bologna (Itália). É membro do corpo editorial de 7 periódicos internacionais: CNS Neurological Disorders, Mini-Rev. in Med. Chem., Lett. in Drug Design Development, Oxidative Medicine and Cellular Longevity, editor exec. convidado do Curr. Neuropharmacology (2020), Exploration of Neuroprotective Therapy (2021) e editor assoc. do Frontiers in Drug Discovery (seções de Neurological Drugs e Anti-infective drugs) e Editor convidado da Pharmaceuticals no Special Issue “Drug Candidates for the Treatment of Alzheimers and Parkinsons Disease” (2022). Possui índice H=27, > 2858 citações (Publons,Web of Science), H=28, > 2919 citações (SCOPUS) e H=33, > 4830 citações (Google Acadêmico). Prof. Claudio Viegas Jr. foi incluído dentre os 100 mil cientistas com maior impacto e visibilidade do mundo em 2019, 2021 e 2022, segundo pesquisas e sistema de métrica científica realizadas pela Univ. de Stanford e publicados pela editora Elsevier É Casado com Flávia Pereira Dias Viegas e pai do Lucca (2010) e do Leonardo (2013).

Masaharu Ikegaki, masaharu.ikegaki@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente, é Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas – FCF-UNIFAL-MG e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – PPGCB-UNIFAL-MG. Tem experiência na formação de Recursos Humanos e em pesquisa na área de Farmácia e Ciências Biológicas, com ênfase em biotecnologia aplicada a prospecção de insumos farmacêuticos ativos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Determinação de atividade biológica de produtos naturais, entre os quais, própolis brasileiras produzidas por Apis mellifera e abelhas nativas sem ferrão e micro-organismos endofíticos. Avaliação da toxicidade e da atividade antimicrobiana in vivo utilizando modelo de larva de Galleria mellonella. Isolamento e identificação de compostos bioativos de origem natural.