PROFESSOR

ENADE 2021

ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES:

  • Registro de atividades de dispersão/metodologias ativas/etc  (link)
  • Regulamentação sobre Programa de Ensino (link)
  • Orientações para recuperação (link)
  • Registro do processo de recuperação (link)
  • Tutorial para lançamento de notas das recuperações (link)
  • Protocolo caso suspeito e confirmado de covid – Portaria de 2/06/2022, número 986 (link)
  • Resolução CEPE nº 13, de 13 de julho de 2021 (link)

TUTORIAL MOODLE

Considerando o início do semestre letivo 2023/1, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) informa à comunidade docente o lançamento de materiais de apoio para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Acadêmico. Dentre as ações, listam-se:

1 – Lançamento do E-book: Moodle para Professores. Este e-book tem como objetivo fornecer informações úteis no processo de configuração das salas de aulas virtuais pelos docentes da UNIFAL-MG. Link de acesso: https://www.unifal-mg.edu.br/cead/wp-content/uploads/sites/25/2023/03/E-book-Moodle-Nocoes-Basicas-para-Professores-Versao-Final.pdf

2 – Criação do Curso Livre: ‘Moodle para Professores’. Foi elaborado um minicurso com o intuito de aprimorar a capacitação da comunidade docente no uso da plataforma Moodle. O curso pode ser acessado pelo link a seguir: Curso Livre: Moodle para Professores (unifal-mg.edu.br)

OBS: o usuário deve se auto inscrever para ter acesso ao conteúdo. Após a conclusão do curso, é gerado um certificado.

3 – Série de vídeos tutoriais sobre o Moodle no Youtube: o CEAD divulga ainda a disponibilização de vídeos tutoriais que auxiliam na resolução de dúvidas específicas a respeito do uso de atividades e recursos da plataforma Moodle. O docente pode acessar a série de vídeos tutoriais a partir do seguinte URL: Tutorial – Professores: Conhecendo o Moodle (unifal-mg.edu.br).

O ambiente virtual de aprendizagem Moodle tem sido um aliado importante no apoio pedagógico não só no ensino à distância, como também na resolução de demandas dos cursos presenciais, atividades de pesquisa e extensão. Nossos esforços têm sido no sentido de valorizar esta ferramenta e informamos a adoção de algumas melhorias para a interação entre estudantes e professores, conforme apresentadas abaixo:

1) Novo layout das salas no Moodle:

O novo layout das salas traz algumas novidades: os tópicos das salas de aula virtuais agora ficam dispostos no formato de abas/guias.  Além disso, as cores da UNIFAL-MG estão mais presentes no ambiente virtual. As alterações feitas não priorizam somente a parte estética, mas buscam, sobretudo, facilitar a navegação do estudante nas salas e também produzir uma identidade visual comum das disciplinas. Para edição das salas de aula virtuais basta acionar o botão de edição localizado na parte superior do painel padrão; sugerimos também que os professores adotem como conteúdos mínimos na primeira aba: a bibliografia da disciplina, o plano de ensino e fóruns de comunicação com os discentes. Caso haja necessidade, é possível alterar a configuração do layout das salas com os temas disponíveis no Moodle, contudo recomendamos o uso da nova padronização para criar uma linguagem ‘universal’ e uma experiência mais amigável para os estudantes.

2) Nova série de vídeos tutoriais – Moodle Básico:

A nova série de vídeos tutoriais foi criada para facilitar o acesso de docentes, estudantes e tutores às configurações básicas do Moodle. Os vídeos foram produzidos com o novo layout das salas do Moodle e são de curta duração (máximo de 8 minutos) para facilitar a solução de dúvidas específicas e estimular a consulta aos materiais. Confira a série de vídeos tutoriais nos links abaixo:

a) Índice – Manual dos Professores (Série Moodle Básico):

1. Conhecendo o Moodle

2. Backup de disciplinas e conteúdos

3. Restaurar o backup de um curso

4. Configurando a sala de aula no Moodle

4.1. Perfil de usuário

4.2. Configurações da sala de aula/disciplina

4.3. Modo de edição de disciplinas

4.4. Inserindo Atividades/Recursos nas disciplinas

4.5. Inserindo imagens no Moodle

4.6. Envio de mensagens por chat

5. Atividades e Recursos no Moodle

5.1. Página

5.2. Livro

5.3. Inserir Arquivos (PDF, Word, etc)

5.4. Rótulo

5.5. URL (link externo)

5.6. Pasta

5.7. Controle de presença

5.8. Inserindo Fóruns

5.9. Tipos de Fóruns no Moodle

5.10. Fórum do tipo ‘Perguntas e Respostas’

5.11. Chat

5.12. Escolha

5.13. Questionário (configuração)

5.14. Questionário (criação de questões)

5.15. Tarefa (correção)

5.16. Laboratório de Avaliação

6. Nota e avaliação

6.1. Configurando atividades avaliativas

6.2. Peso das atividades

6.3. Avaliação de questionários