ENADE 2021
ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES:
- Registro de atividades de dispersão/metodologias ativas/etc (link)
- Regulamentação sobre Programa de Ensino (link)
- Orientações para recuperação (link)
- Registro do processo de recuperação (link)
- Tutorial para lançamento de notas das recuperações (link)
- Protocolo caso suspeito e confirmado de covid – Portaria de 2/06/2022, número 986 (link)
- Resolução CEPE nº 13, de 13 de julho de 2021 (link)
TUTORIAL MOODLE
Considerando o início do semestre letivo 2023/1, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) informa à comunidade docente o lançamento de materiais de apoio para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Acadêmico. Dentre as ações, listam-se:
1 – Lançamento do E-book: Moodle para Professores. Este e-book tem como objetivo fornecer informações úteis no processo de configuração das salas de aulas virtuais pelos docentes da UNIFAL-MG. Link de acesso: https://www.unifal-mg.edu.br/
2 – Criação do Curso Livre: ‘Moodle para Professores’. Foi elaborado um minicurso com o intuito de aprimorar a capacitação da comunidade docente no uso da plataforma Moodle. O curso pode ser acessado pelo link a seguir: Curso Livre: Moodle para Professores (unifal-mg.edu.br)
OBS: o usuário deve se auto inscrever para ter acesso ao conteúdo. Após a conclusão do curso, é gerado um certificado.
3 – Série de vídeos tutoriais sobre o Moodle no Youtube: o CEAD divulga ainda a disponibilização de vídeos tutoriais que auxiliam na resolução de dúvidas específicas a respeito do uso de atividades e recursos da plataforma Moodle. O docente pode acessar a série de vídeos tutoriais a partir do seguinte URL: Tutorial – Professores: Conhecendo o Moodle (unifal-mg.edu.br).
O ambiente virtual de aprendizagem Moodle tem sido um aliado importante no apoio pedagógico não só no ensino à distância, como também na resolução de demandas dos cursos presenciais, atividades de pesquisa e extensão. Nossos esforços têm sido no sentido de valorizar esta ferramenta e informamos a adoção de algumas melhorias para a interação entre estudantes e professores, conforme apresentadas abaixo:
1) Novo layout das salas no Moodle:
O novo layout das salas traz algumas novidades: os tópicos das salas de aula virtuais agora ficam dispostos no formato de abas/guias. Além disso, as cores da UNIFAL-MG estão mais presentes no ambiente virtual. As alterações feitas não priorizam somente a parte estética, mas buscam, sobretudo, facilitar a navegação do estudante nas salas e também produzir uma identidade visual comum das disciplinas. Para edição das salas de aula virtuais basta acionar o botão de edição localizado na parte superior do painel padrão; sugerimos também que os professores adotem como conteúdos mínimos na primeira aba: a bibliografia da disciplina, o plano de ensino e fóruns de comunicação com os discentes. Caso haja necessidade, é possível alterar a configuração do layout das salas com os temas disponíveis no Moodle, contudo recomendamos o uso da nova padronização para criar uma linguagem ‘universal’ e uma experiência mais amigável para os estudantes.
2) Nova série de vídeos tutoriais – Moodle Básico:
A nova série de vídeos tutoriais foi criada para facilitar o acesso de docentes, estudantes e tutores às configurações básicas do Moodle. Os vídeos foram produzidos com o novo layout das salas do Moodle e são de curta duração (máximo de 8 minutos) para facilitar a solução de dúvidas específicas e estimular a consulta aos materiais. Confira a série de vídeos tutoriais nos links abaixo:
a) Índice – Manual dos Professores (Série Moodle Básico):
2. Backup de disciplinas e conteúdos
3. Restaurar o backup de um curso
4. Configurando a sala de aula no Moodle
4.2. Configurações da sala de aula/disciplina
4.3. Modo de edição de disciplinas
4.4. Inserindo Atividades/Recursos nas disciplinas
4.5. Inserindo imagens no Moodle
4.6. Envio de mensagens por chat
5. Atividades e Recursos no Moodle
5.3. Inserir Arquivos (PDF, Word, etc)
5.9. Tipos de Fóruns no Moodle
5.10. Fórum do tipo ‘Perguntas e Respostas’
5.13. Questionário (configuração)
5.14. Questionário (criação de questões)
5.16. Laboratório de Avaliação
6.1. Configurando atividades avaliativas
6.3. Avaliação de questionários