TUTORIAIS

Orientações para a renovação de matrícula (link)

Manual do aluno Unifal (link)

Manual de orientações do Lattes (link)

TUTORIAL MOODLE

O ambiente virtual de aprendizagem Moodle tem sido um aliado importante no apoio pedagógico não só no ensino à distância, como também na resolução de demandas dos cursos presenciais, atividades de pesquisa e extensão. Nossos esforços têm sido no sentido de valorizar esta ferramenta e informamos a adoção de algumas melhorias para a interação entre estudantes e professores, conforme apresentadas abaixo:

1) Novo layout das salas no Moodle:

O novo layout das salas traz algumas novidades: os tópicos das salas de aula virtuais agora ficam dispostos no formato de abas/guias.  Além disso, as cores da UNIFAL-MG estão mais presentes no ambiente virtual. As alterações feitas não priorizam somente a parte estética, mas buscam, sobretudo, facilitar a navegação do estudante nas salas e também produzir uma identidade visual comum das disciplinas. Para edição das salas de aula virtuais basta acionar o botão de edição localizado na parte superior do painel padrão; sugerimos também que os professores adotem como conteúdos mínimos na primeira aba: a bibliografia da disciplina, o plano de ensino e fóruns de comunicação com os discentes. Caso haja necessidade, é possível alterar a configuração do layout das salas com os temas disponíveis no Moodle, contudo recomendamos o uso da nova padronização para criar uma linguagem ‘universal’ e uma experiência mais amigável para os estudantes.

2) Nova série de vídeos tutoriais – Moodle Básico:

A nova série de vídeos tutoriais foi criada para facilitar o acesso de docentes, estudantes e tutores às configurações básicas do Moodle. Os vídeos foram produzidos com o novo layout das salas do Moodle e são de curta duração (máximo de 8 minutos) para facilitar a solução de dúvidas específicas e estimular a consulta aos materiais. Confira a série de vídeos tutoriais nos links abaixo:

b) Índice – Manual dos Estudantes (Série Moodle Básico):

1. Ambiente Virtual de Aprendizagem

2. Página inicial do Moodle

2.1. Envio de mensagens no Moodle

2.2. Envio de e-mails

3. Acesso ao Moodle Acadêmico

4. Navegação pelas disciplinas

5. Atividades e Recursos disponibilizados pelos professores

5.1. Base de Dados

5.2. Utilizando a Base de Dados

5.3. Tarefa (envio de trabalhos)

5.4. Glossário

5.5. Laboratório de Avaliação

5.6. Questionário

5.7. Wiki

5.8. Fórum

6. Moodle no seu Smartphone

6.1. Acesso Democrático

6.2. O que é o Moodle Mobile?

6.3. Instalação do app

6.4. Siga os passos da instalação

6.5. Configurando: endereço do Moodle na UNIFAL-MG

6.6. Configurando: login