CURSO

A história da Química na UNIFAL-MG confunde-se com o nascimento da Universidade Federal de Alfenas e de sua pós-graduação. O curso de Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas iniciou suas atividades em 2003 dois anos antes da transformação da EFOA/CEUFE em UNIFAL-MG. O curso de Química foi o sexto curso de graduação implantado pela instituição. Acompanhado todo o crescimento institucional onde se viu os 6 cursos de graduação de 2003 serem hoje 33 cursos, ocorreu também um pujante crescimento da Química na instituição. O Curso de Química – Bacharelado foi autorizado em 13/03/2003 pela Resolução No. 002/2003 do Conselho Superior desta IES e teve início em 11/08/2003. 

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Objetivos:

O Bacharelado em Química da UNIFAL-MG tem por objetivo a formação de profissionais com sólida formação científica e tecnológica, teórica e experimental, nas diferentes áreas da Química e de outras que a ela se integram. Desta forma, pretende-se formar um profissional altamente qualificado e versátil, preparado para ingressar no mercado de trabalho ou para complementar seus estudos com uma pós-graduação. Esta formação permitirá que, por meio do exercício ético da profissão, esses profissionais possam contribuir para o desenvolvimento do país além do seu desenvolvimento pessoal. O bacharel em Química da UNIFAL-MG será igualmente conscientizado de seu papel como agente transformador da realidade regional e global em que vai atuar, bem como da sua função social, de busca pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação da biodiversidade e do meio ambiente como um patrimônio das futuras gerações 

Perfil:

A partir dessa nova dinâmica é possível ao discente escolher por formação geral, onde o graduando terá o título de Bacharel em Química, além das três possibilidades de ênfases: 1) Atribuições Tecnológicas pelo reconhecimento do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG) o qual reconhece 13 atribuições no total , 7 referente a formação geral de química e 6 referente as atribuições tecnológicas, próprias da carreira de engenharia. Para isso, o discente deve cumprir 585 horas de disciplinas específicas conforme normativa do CRQ, obtendo então o título de Bacharel em Química com ênfase em Atribuições Tecnológicas.

Além dessa ênfase, o discente, no decorrer de sua trajetória acadêmica, poderá cursar disciplinas eletivas que visam direcionar seu currículo para ênfases nas áreas de Química Forense e Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental. No caso dessas duas, o discente deve cumprir, no mínimo, 120h de disciplinas eletivas relativas à ênfase escolhida. Deste modo, o graduado no Curso de Química da UNIFAL-MG terá o título de Bacharel em Química com ênfase em Química Forense ou o título de Bacharel em Química com ênfase meio Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental, conforme características das disciplinas eletivas escolhidas ao longo da graduação.

Campo de atuação:

O Curso forma profissionais capacitados em termos dos conhecimentos químicos e suas aplicações, e garante o domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, tornando-os profissionais aptos a atuarem nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria e o controle de seus produtos. Dentre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho o Bacharel em Química poderá executar atividades nas indústrias químicas, farmacêuticas e de biotecnologia, na indústria de petróleo e energia, em laboratórios de pesquisa, consultoria ambiental, na indústria alimentícia e de bebidas, no controle de qualidade, entre outros. As ênfases oferecidas para os discentes do curso de Química Bacharelado da UNIFAL-MG fornecerão amplos conhecimentos nas áreas forense, de tecnologia, e de saneamento e meio ambiente, capacitando-os especificamente para essas áreas

Competências e Habilidades:

  • Buscar uma formação ampla e multidisciplinar fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, que lhe possibilite atuar em vários setores;
  • Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente;
  • Exercitar sua criatividade na resolução de problemas;
  • Atuar multiprofissionalmente sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas à Química;
  • Desenvolver iniciativas e agilidade no aprofundamento constante de seus conhecimentos científicos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado;
  • Aprender a tomar decisões, levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública, na implantação de novos processos industriais para a produção de substâncias de uso em larga escala;
  • Reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.

Formas de ingresso no curso:

Informações sobre Vagas Remanescentes e formas de acesso da UNIFAL-MG (link)

A principal forma de ingresso nos cursos de graduação em Química – Bacharelado é realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação e seleção dos candidatos aos cursos. É possível ingressar também por meio de editais de:

– Transferência Externa para discentes regularmente matriculados em curso superior de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação;

– Obtenção de Novo Título que permite ao graduado em Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, iniciar novo curso superior de graduação na UNIFAL-MG;

QUADRO DE IDENTIFICAÇÃO E CONDIÇÕES DE OFERTA DO CURSO

Curso Graduação em Química
Modalidade de grau Bacharelado
Título acadêmico Bacharel em Química*
Ênfases Opcional com Atribuições Tecnológicas
Opcional em Saneamento e Meio Ambiente
Opcional em Química Forense
Modalidade de Ensino Presencial
Regime de matrícula Semestral
Regime de progressão
curricular
Créditos
Tempo regular de
Integralização
4 anos ou 8 semestres
Tempo sugerido para
Integralização por
ênfase
Bacharel em Química: 4 anos ou 8 semestres
Opcional com Atribuições Tecnológicas: 4,5 anos ou 9 semestres
Opcional em Saneamento e Meio Ambiente: 4 anos ou 8 semestres
Opcional em Química Forense: 4 anos ou 8 semestres
Tempo máximo para
Integralização
6 anos ou 12 semestres
Carga horária básica
total
2980 Horas**
Regime de ingresso Anual (no início do ano)***
Número de vagas para
ingress
40/ano
Forma de ingresso Processo Seletivo definido pela instituição
Turno de
funcionamento
Integral (matutino e vespertino)
Local de funcionamento Campus Sede UNIFAL-MG, Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700,
Centro, Alfenas – MG.
Telefone 3701-9717
Autorização Resolução Conselho Superior 02/2003 – 13/03/2003
Reconhecimento:
Portaria SESu
591 – 26/06/2007 publicada em 27/06/2007
Início de
Funcionamento
2003

*Ênfases (Atribuições Tecnológicas, Saneamento e Meio Ambiente e Forense) são opcionais e serão obtidas a depender da carga horária de disciplinas eletivas cursadas. **Carga horária básica do Curso de Química Bacharelado sem considerar as ênfases. *** Em 2023, ano em que este projeto terá início, a entrada se dará no 2º semestre letivo. A partir de 2024, a entrada será no primeiro semestre letivo de cada ano.

Projeto pedagógico do curso (antigo) (link)

Avaliação do Curso

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES é um mecanismo de avaliação criado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para acompanhar o desenvolvimento de todas as instituições que ofertam educação de nível superior. É composto por Avaliação das Instituições, Avaliação dos Cursos de Graduação e ENADE. Na última avaliação realizada (2021), o curso de Química Bacharelado (código 64794) obteve Conceito ENADE contínuo 1.754; Conceito-Faixa 2. Obteve  IDD contínuo (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) 2,092; Conceito-Faixa 3. Já o CPC contínuo (Conceito Preliminar de Curso, 2017) foi de 2,987 entrando no Conceito-Faixa 4. O Conceito Preliminar de Curso é calculado a partir do desempenho dos estudantes (ENADE), valor agregado (IDD), Corpo Docente (titulação e regime de trabalho – Censo Superior) e a percepção do estudante quanto às condições do processo formativo (Questionário do Estudante). Fonte: INEP- indicadores de qualidade da educação superior.

Dinâmicas curriculares: Química Bacharelado (dinâmica 8), Química Bacharelado com atribuições tecnológicas (dinâmica 10), Química Bacharelado (dinâmica nova, provisória)