A história da Química na UNIFAL-MG confunde-se com o nascimento da Universidade Federal de Alfenas e de sua pós-graduação. O curso de Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas iniciou suas atividades em 2003 dois anos antes da transformação da EFOA/CEUFE em UNIFAL-MG. O curso de Química foi o sexto curso de graduação implantado pela instituição. Acompanhado todo o crescimento institucional onde se viu os 6 cursos de graduação de 2003 serem hoje 33 cursos, ocorreu também um pujante crescimento da Química na instituição. O Curso de Química – Bacharelado foi autorizado em 13/03/2003 pela Resolução No. 002/2003 do Conselho Superior desta IES e teve início em 11/08/2003.
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Objetivos:
O Bacharelado em Química da UNIFAL-MG tem por objetivo a formação de profissionais com sólida formação científica e tecnológica, teórica e experimental, nas diferentes áreas da Química e de outras que a ela se integram. Desta forma, pretende-se formar um profissional altamente qualificado e versátil, preparado para ingressar no mercado de trabalho ou para complementar seus estudos com uma pós-graduação. Esta formação permitirá que, por meio do exercício ético da profissão, esses profissionais possam contribuir para o desenvolvimento do país além do seu desenvolvimento pessoal. O bacharel em Química da UNIFAL-MG será igualmente conscientizado de seu papel como agente transformador da realidade regional e global em que vai atuar, bem como da sua função social, de busca pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação da biodiversidade e do meio ambiente como um patrimônio das futuras gerações
Perfil:
A partir dessa nova dinâmica é possível ao discente escolher por formação geral, onde o graduando terá o título de Bacharel em Química, além das três possibilidades de ênfases: 1) Atribuições Tecnológicas pelo reconhecimento do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ-MG) o qual reconhece 13 atribuições no total , 7 referente a formação geral de química e 6 referente as atribuições tecnológicas, próprias da carreira de engenharia. Para isso, o discente deve cumprir 585 horas de disciplinas específicas conforme normativa do CRQ, obtendo então o título de Bacharel em Química com ênfase em Atribuições Tecnológicas.
Além dessa ênfase, o discente, no decorrer de sua trajetória acadêmica, poderá cursar disciplinas eletivas que visam direcionar seu currículo para ênfases nas áreas de Química Forense e Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental. No caso dessas duas, o discente deve cumprir, no mínimo, 120h de disciplinas eletivas relativas à ênfase escolhida. Deste modo, o graduado no Curso de Química da UNIFAL-MG terá o título de Bacharel em Química com ênfase em Química Forense ou o título de Bacharel em Química com ênfase meio Meio-Ambiente e Saneamento Ambiental, conforme características das disciplinas eletivas escolhidas ao longo da graduação.
Campo de atuação:
O Curso forma profissionais capacitados em termos dos conhecimentos químicos e suas aplicações, e garante o domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, tornando-os profissionais aptos a atuarem nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria e o controle de seus produtos. Dentre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho o Bacharel em Química poderá executar atividades nas indústrias químicas, farmacêuticas e de biotecnologia, na indústria de petróleo e energia, em laboratórios de pesquisa, consultoria ambiental, na indústria alimentícia e de bebidas, no controle de qualidade, entre outros. As ênfases oferecidas para os discentes do curso de Química Bacharelado da UNIFAL-MG fornecerão amplos conhecimentos nas áreas forense, de tecnologia, e de saneamento e meio ambiente, capacitando-os especificamente para essas áreas
Competências e Habilidades:
- Buscar uma formação ampla e multidisciplinar fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, que lhe possibilite atuar em vários setores;
- Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente;
- Exercitar sua criatividade na resolução de problemas;
- Atuar multiprofissionalmente sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas à Química;
- Desenvolver iniciativas e agilidade no aprofundamento constante de seus conhecimentos científicos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado;
- Aprender a tomar decisões, levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública, na implantação de novos processos industriais para a produção de substâncias de uso em larga escala;
- Reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.
Formas de ingresso no curso:
Informações sobre Vagas Remanescentes e formas de acesso da UNIFAL-MG (link)
A principal forma de ingresso nos cursos de graduação em Química – Bacharelado é realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação e seleção dos candidatos aos cursos. É possível ingressar também por meio de editais de:
– Transferência Externa para discentes regularmente matriculados em curso superior de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação;
– Obtenção de Novo Título que permite ao graduado em Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, iniciar novo curso superior de graduação na UNIFAL-MG;
QUADRO DE IDENTIFICAÇÃO E CONDIÇÕES DE OFERTA DO CURSO
Curso | Graduação em Química |
Modalidade de grau | Bacharelado |
Título acadêmico | Bacharel em Química* |
Ênfases | Opcional com Atribuições Tecnológicas Opcional em Saneamento e Meio Ambiente Opcional em Química Forense |
Modalidade de Ensino | Presencial |
Regime de matrícula | Semestral |
Regime de progressão curricular |
Créditos |
Tempo regular de Integralização |
4 anos ou 8 semestres |
Tempo sugerido para Integralização por ênfase |
Bacharel em Química: 4 anos ou 8 semestres Opcional com Atribuições Tecnológicas: 4,5 anos ou 9 semestres Opcional em Saneamento e Meio Ambiente: 4 anos ou 8 semestres Opcional em Química Forense: 4 anos ou 8 semestres |
Tempo máximo para Integralização |
6 anos ou 12 semestres |
Carga horária básica total |
2980 Horas** |
Regime de ingresso | Anual (no início do ano)*** |
Número de vagas para ingress |
40/ano |
Forma de ingresso | Processo Seletivo definido pela instituição |
Turno de funcionamento |
Integral (matutino e vespertino) |
Local de funcionamento | Campus Sede UNIFAL-MG, Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700, Centro, Alfenas – MG. |
Telefone | 3701-9717 |
Autorização | Resolução Conselho Superior 02/2003 – 13/03/2003 |
Reconhecimento: Portaria SESu |
591 – 26/06/2007 publicada em 27/06/2007 |
Início de Funcionamento |
2003 |
*Ênfases (Atribuições Tecnológicas, Saneamento e Meio Ambiente e Forense) são opcionais e serão obtidas a depender da carga horária de disciplinas eletivas cursadas. **Carga horária básica do Curso de Química Bacharelado sem considerar as ênfases. *** Em 2023, ano em que este projeto terá início, a entrada se dará no 2º semestre letivo. A partir de 2024, a entrada será no primeiro semestre letivo de cada ano.
Projeto pedagógico do curso (link)
Avaliação do Curso
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES é um mecanismo de avaliação criado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para acompanhar o desenvolvimento de todas as instituições que ofertam educação de nível superior. É composto por Avaliação das Instituições, Avaliação dos Cursos de Graduação e ENADE. Na última avaliação realizada (2021), o curso de Química Bacharelado (código 64794) obteve Conceito ENADE contínuo 1.754; Conceito-Faixa 2. Obteve IDD contínuo (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) 2,092; Conceito-Faixa 3. Já o CPC contínuo (Conceito Preliminar de Curso, 2017) foi de 2,987 entrando no Conceito-Faixa 4. O Conceito Preliminar de Curso é calculado a partir do desempenho dos estudantes (ENADE), valor agregado (IDD), Corpo Docente (titulação e regime de trabalho – Censo Superior) e a percepção do estudante quanto às condições do processo formativo (Questionário do Estudante). Fonte: INEP- indicadores de qualidade da educação superior.
Dinâmicas curriculares: Química Bacharelado (dinâmica 8), Química Bacharelado com atribuições tecnológicas (dinâmica 10), Química Bacharelado (dinâmica nova, provisória)