Egressa da Química relata seu percurso da graduação na UNIFAL-MG até a criação de marca de sucesso na área da cosmética

Uma das temáticas abordadas no mês de novembro foi o Empreendedorismo Feminino. A fim de explorar o tema, a UNIFAL-MG conversa com Ludmila Slivinski, graduada no curso de Química (Bacharelado) da Instituição, em 2019. A egressa, que soma mais de 14 mil seguidores no Instagram, é criadora de uma marca que ensina todas as etapas para a criação e comercialização de cosméticos naturais e veganos.

A cosmetóloga Ludmila Slivinski se graduou em Química na UNIFAL-MG (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ofertado na plataforma Hotmart, o curso Nature Pro é um treinamento cujo objetivo é instruir alunos a iniciar uma marca de cosméticos no mercado. Nas aulas, são abordados ingredientes permitidos, técnicas de manipulação de produtos, demonstrações práticas de produção, regularização, rotulagem, embalagens e criação da marca.

Nas mídias sociais, Ludmila Slivinski dá dicas a seguidores e compartilha informações químicas sobre diferentes produtos, como hidratantes, blends de óleos e sérum facial. “O curso tem embasamento, ele te explica todos os fundamentos te dando a oportunidade de formular seus próprios produtos” e “Conteúdo de qualidade, bem abordado sempre com segurança e qualidade” são alguns dos diferenciais do curso, conforme os relatos de seguidores da cosmetóloga.

Para compreender o processo de criação da marca e a influência da graduação na UNIFAL-MG no empreendimento, leia a entrevista completa:

Na sua vivência, o que é ser uma mulher empreendedora?
Ludmila Slivinski: Ser empreendedora é ser desafiada todos os dias, a sempre se reinventar e não desistir nos obstáculos que aparecem. É sair mesmo da zona de conforto, com dedicação e amor por aquilo que escolheu empreender.

Qual é a importância da UNIFAL-MG na sua formação como profissional que possui uma marca própria?
Ludmila Slivinski: Além de toda a estrutura como profissional nos âmbitos de desenvolvimento dos produtos, tudo começou na Universidade. O ambiente científico e a vivência com professores de tanta competência fazem com que os alunos se sintam seguros para enfrentar o mercado e ter autonomia nas criações.

Além de toda a estrutura como profissional nos âmbitos de desenvolvimento dos produtos, tudo começou na Universidade.

Como gerenciar a carreira na área do empreendedorismo aproveitando as oportunidades e as experiências adquiridas em uma universidade pública?
Ludmila Slivinski: No empreendedorismo, nós precisamos “abrir a mente” para que possamos aproveitar as oportunidades que aparecem; é pensar fora da caixa mesmo. E isso sempre é instigado pelos professores da UNIFAL-MG, para não nos tornamos apenas profissionais na área, mas profissionais que consideram diferentes soluções e métodos para alcançar o resultado desejado. Esse posicionamento instigado pela universidade pública ajuda muito na gestão de carreira no empreendedorismo.

Quando surgiu a ideia de criar a sua marca?
Ludmila Slivinski: A ideia de criar a marca surgiu durante o curso, quando eu precisava de uma renda extra para complementar o orçamento mensal. Posteriormente, essa ideia evoluiu para ministração de cursos também, para que outros profissionais possam ter o direcionamento de como começar a empreender na área.

A melhor opção para iniciar é estudar sobre o mercado, as tendências, buscar referências e escolher um produto para começar. Depois, aos poucos, ir crescendo a marca.

Que dicas você daria para o público que deseja ingressar nesse mercado? Como iniciar?
Ludmila Slivinski: Durante o curso, nós nos desenvolvemos como cientistas. Mesmo que você não tenha especificamente a disciplina de cosméticos na grade, o desenvolvimento de um produto cosmético é feito com testes e análises, assim como a maioria das coisas que fazemos durante o curso. A melhor opção para iniciar é estudar sobre o mercado, as tendências, buscar referências e escolher um produto para começar. Depois, aos poucos, ir crescendo a marca.

Como foi o processo de transição entre a graduação em Química e o ingresso no mercado de trabalho?
Ludmila Slivinski: Acredito que, quando saímos da faculdade, temos dois principais caminhos a seguir que nos posicionam de formas diferentes. Quando você vai ingressar na indústria, depende mais da empresa te contratar para fazer o trabalho designado. Já no empreendedorismo, depende mais de você. Eu passei pela indústria antes de voltar ao empreendedorismo. Hoje eu teria acreditado direto no projeto da marca, pois a longo prazo podemos ter mais retorno, tanto financeiro quanto em trabalhar com algo que realmente amamos.

É importante incentivar o empreendedorismo durante a graduação? Por quê?
Ludmila Slivinski: Eu sinto que na faculdade temos bastante incentivo para pesquisas científicas, atuação em salas de aulas e trabalho na indústria. O empreendedorismo também é uma oportunidade excelente que precisa ser incentivada durante a graduação, pois dá autonomia e possibilidade de um crescimento profissional enorme a curto prazo, que talvez levaríamos anos para atingir dentro de uma empresa.

Acompanhe as redes sociais da cosmetóloga Ludmila Slivinski: Instagram e Youtube