Relatório de Gestão 2020-2024
Relatório de Gestão 2020-2024
Estive à frente da coordenação do curso de Química Bacharelado nos últimos quatro anos. Enfrentei um período desafiador, especialmente durante a pandemia e o retorno às atividades presenciais. Felizmente, com flexibilidade e apoio, conseguimos superar essas dificuldades. Acredito que o curso está agora em uma fase importante de revitalização e fortalecimento. Estamos observando um crescimento lento no aumento dos matriculados e permanência nos primeiros períodos
Graças ao empenho dos professores, expandimos nossas atividades para além das aulas, incluindo pesquisa, cultura e extensão. Gostaria de destacar algumas ações importantes: o evento de extensão “Química e Seus Hobbies” em 2021; o retorno das atividades presenciais em 2022, com o cenário de Marie Curie na frente do Instituto de Química (IQ); a acolhida com cachorro-quente; o evento “Unifal para Você” com pipoca; a comemoração dos 20 anos do curso de Química, com uma exposição de fotos e um grande evento; e, finalmente, o Mural. O site do curso fornece um detalhamento dessas ações: https://www.unifal-mg.edu.br/quimicab/. O site é atualizado constantemente com ações e realizações do corpo discente e docente. No site temos informações sobre os períodos letivos, planejamentos, horários etc.
Agradeço imensamente aos alunos pela constante colaboração e entusiasmo. Neste período, tivemos a implementação da disciplina de Acompanhamento, com palestras de ex-alunos, professores, psicólogos, agentes de saúde, pró-reitores e funcionários de diversos setores da instituição. O site, as ações de extensão e a disciplina de Acompanhamento foram ferramentas de grande sucesso para conectar os alunos às atividades e perspectivas do curso.
Administrativamente, enfrentamos desafios constantes, e sou grato pela colaboração dos funcionários da PROGRAD e DRGCA, sempre diligentes e atenciosos. Agradeço à Dani Dias pela condução da contabilização das horas formativas e à Joelise pela administração dos estágios. Agradeço também ao colegiado (Cristiana, Giovana, Jerusa, Fábio, Evandro e Mariane) pela disponibilidade e confiança. Todos os problemas se tornam obstáculos menores quando encontramos pessoas com espírito de colaboração.
Deixo para a próxima gestão alguns desafios e tarefas necessárias: a) reformular todos os regimentos e normas relativas ao curso, que, em muitos casos, estão desatualizados em relação ao funcionamento atual da instituição; b) preparar o curso para a avaliação e o ENADE 2025; e c) rever e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especialmente em relação à extensão e ênfases, à luz da experiência acumulada e das novas diretrizes da universidade. Além disso, temos que continuar promovendo ações para maior integração dos graduandos nos espaços do IQ, como laboratórios abertos, espaço de convivência e participação nos colegiados.
Agradeço à direção do Instituto, ao Prof. Pedro e ao Tonon, que estiveram à frente do Instituto durante os últimos quatro anos; à Cláudia, pela parceria enquanto coordenadora da Licenciatura; e à Talitha e aos colaboradores (Silvana e Luciana) pelo apoio e paciência com nossas solicitações e bagunças. Finalmente, agradeço aos professores e técnicos do IQ e demais unidades, que são a base do curso. Agradeço também à generosidade e paciência da Giovana para comigo.
Obrigado!