Sobre

Conheça melhor o SEI!

SEI é a sigla para Sistema Eletrônico de Informações, um sistema cujo objetivo é tornar eletrônica toda tramitação de processos e documentos no âmbito da Administração Pública Federal.

O SEI foi desenvolvido e cedido pelo Tribunal Federal da 4º Região e vem sendo implantado com sucesso em diversos órgãos públicos.

Por trazer uma mudança de paradigma na tramitação de documentos (que passa a ser eletrônica e deixa de ser manual), o SEI proporciona diversos benefícios para a nossa Instituição, dentre os quais estão:

  • menor consumo de papel (sustentabilidade)
  • mais agilidade na tramitação dos processos (eficiência)
  • melhor aproveitamento dos espaços físicos (menos papel, mais espaço)
  • maior transparência

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública.

O PEN objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

O SEI é considerado um projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

Para saber mais, acesse os links do Processo Eletrônico Nacional e do Protocolo Integrado do Governo Federal.

Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei