“DECURSO poemas praxinesver”, de Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo (1988)

O livro é de autoria dos escritores Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo. Ele é dividido em 4 partes: decurso; posters; troços traços & troças e outros poemas. A divisão da produção dos poemas se deu da seguinte forma: a primeira parte, intitulada “decurso”, foi dividida de forma aleatória, da página 13 a 50, sendo 19 poemas escritos por cada um; na segunda parte do livro, intitulada “posters “, não há dados que identifiquem as escritas, e são, no total, 16 poemas; na terceira parte do livro, “troços traços e troças”, temos novamente uma divisão aleatória, assim como na primeira, sendo 6 poemas escritos por cada um. E na última, com o título “outros poemas”, também não há identificação, somando os últimos 14 poemas, sendo 7 escritos por cada um. Essas informações estão detalhadas no sumário do livro, nas últimas páginas. Juntando os poemas, soma-se um total de 80 títulos.

No início do livro, um dos autores anuncia a dedicatória ao poeta Augusto de Campos, um grande poeta brasileiro, reconhecido também pela referência de sua poesia concreta. Dado isso, podemos visualizar no livro um certo humor por parte dos autores ao brincarem com a poesia concreta, ocultarem a autoria de alguns poemas, fazerem trocadilhos e variarem a fonte dos textos.

Por: Brendha Thatiane Maia, Laís Gabrielly da Paz Maria, Tereza Franchi Silva e Renato Garcia Jales (discentes dos cursos de Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas literaturas)