Pamella Martelli

Pamella Martelli é atriz (DRT 39121) e escritora, nasceu em Pouso Alegre no dia 28 de setembro de 1988, porém, se mudou para Alfenas com um mês.

Iniciou sua trajetória como atriz na Cia Cena Set, em Alfenas – MG, sob a direção de Nivaldo Martins. Graduou-se em 2011 bacharel em teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em 2015 como dramaturga pela SP Escola de Teatro. Em sua graduação, participou de montagens dirigidas por Eduardo Okamoto, Daves Otani, Ruy Cortez, Marco Antônio Pâmio e Bete Dorgam e realizou estágio com Samir Yazbek e Daves Otani.

Em 2013, estreou ao lado de Marina Costa em “Dandara”, espetáculo de contação de história. Atuou e foi coautora do espetáculo Prática Incessante, vencedor da fase municipal do Mapa Cultural Paulista em 2015. Foi premiada no V Concurso Jovens Dramaturgos da Escola Sesc pela peça Entre o Corredor e a Sala de Estar, que teve sua primeira montagem encenada em novembro de 2015 e temporada em 2016 na Casa Odara em São Paulo.

Em 2017 foi selecionada para o curso de atuação promovido pelo NAC – Núcleo de Artes Cênicas, coordenado pelos atores e diretores Lee Taylor e Hércules Moraes e foi assistente de direção no espetáculo DOC A.A.A.. Em 2018 iniciou a escrita do roteiro do longa metragem “Maria”, produzido pela Artrupe em Manaus. Ainda em 2018 foi premiada pela co-autoria da peça “Cinema Jenin”, pelo Drama Tens em Portugual. Em 2019 estreou com o espetáculo “E, com um beijo eu morro”, de Márcia Nemmer, no Teatro de Arena.

Idealizadora e Cofundadora da Editora Efêmera atuando como editora e curadora de 2019 a 2022. Atriz no espetáculo Titus Andronicus, direção de Márcia Nemer, realizado virtualmente durante a pandemia. Autora do livro Velho Imóvel, publicado e lançado em 2022 e premiado pela Biblioteca Nacional de Porto Alegre como Melhor Livro do Ano de Dramaturgia em 2023. Foi curadora e oficineira na Mostra Fama 2022, em Fama, MG. Diretora e produtora da peça Fulaninha e Dona Coisa, temporada de 2023, no Teatro Municipal de Alfenas. Apresentou o FIC, 1º Festival Internacional de Cinema em Paracatu, MG, em 2023.

Nesses 10 anos de trajetória, atuou como atriz em mais de 20 filmes e campanhas publicitárias; ganhou muitos prêmios em livros e peças, dito acima. Diante disso, se destacou por seu diferencial nas apresentações e publicações, como por exemplo, poesia em trânsito, que foi uma parceria com Marcus Mazieri e Coletivo Fleuma a intervenção urbana Poesia em Trânsito realizada em Indaiatuba, São Paulo.

O Portfólio completo da dramaturga pode ser acessado em: https://pamellamartelli.notion.site/PORTF-LIO-PAMELLA-MARTELLI-a30d74fad4854d3982255e40547873ae

Obras:

Capa do livro Nome da obra Ano da edição Editora Gênero Observação Livro disponível

(imagem de divulgação do lançamento)

Velho Imóvel

2022 Teatro Dramaturga: Pamella Martelli | Artistas provocadores: Caroline Colombo e Marcus Mazieri | Convidados dos bate papos: Dede Ferreira e Sonia Machado de Azevedo | Ilustrações: Laura Martelli | Designer Gráfico e diagramação: Marcus Mazieri e Tainá Romero | Revisão leituras: Caroline Colombo | Revisão dramatúrgica: Cristina Santos | Revisão final: Talissa Ancona Lopez | Atores: Antonio Duran, Cristina Santos, Dirce Thomaz, Fagundes Emanuel, Letícia Rodrigues, Raquel Médici, Valmir Sant’anna | Edição de vídeo: Aline Libânia | Design gráfico: Tainá Romero | Produção: Raquel Médici.
Para mais informações, clique no título da obra.
Entre o corredor e a sala de estar 2015 Teatro Para mais informações, clique no título da obra.
Prática incessante 2015 Teatro Co-autoria com Marcus Mazieri.
Para mais informações, clique no título da obra.
Poesia em trânsito Poesia Intervenções poéticas. Para mais informações, clique no título.