“Velho imóvel”, de Pamella Martelli (2022)

A obra tem como espaço cênico um antigo apartamento no centro de uma metrópole, e aborda temas como gentrificação, especulação imobiliária e o papel do idoso na sociedade. Segundo a autora, na narrativa os personagens estão divididos entre “os que querem ficar” e “os que escolheram partir”. Ela explica que o enredo transgride noções de tempo-espaço e aborda temas importantes, como a angústia do luto, a resistência em ficar em um imóvel condenado e a imbatível força do progresso, tais assuntos são unidos pelo fio invisível das relações. O processo criativo do projeto envolveu uma pesquisa que foi realizada através de entrevistas em dois bairros historicamente importantes de São Paulo, Perus e o Centro, o objetivo foi o de coletar histórias de casas e moradias de pessoas com mais de sessenta anos de idade na cidade. Além disso, fizeram parte do desenvolvimento da obra duas leituras dramáticas online que contaram com a participação de atores profissionais e tiveram a intenção de contribuir com a concepção dramatúrgica da peça.

O próximo objetivo da dramaturga é buscar recursos para viabilizar a montagem do espetáculo, que inclui a participação em projetos e a venda independente do livro, disponível através do site velhoimovel.com.br. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pela lei de incentivo PROAC.

Por: Anna Carolina da Silva Ferreira, Cecília Maria de Oliveira e Marília Ribeiro de Almeida (discentes do curso de Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa)