Recomendações para os Estagiários

Os estagiários do ECOFRAG precisam seguir os conceitos e morais dos professores do laboratórios para poderem participar

Ética
– Não plagiar: seja copiando trechos da redação de outra fonte (mesmo citando-a), seja de pesquisas inteiras.
– Não forjar dados e/ou resultados.
– Não se apoderar dos dados do laboratório sem autorização. O levantamento de dados é do laboratório, muitas vezes os alunos são pagos (bolsas) para coletarem.
– Não divulgar dados e resultados sem autorização.
– Estar ciente que o financiamento com o dinheiro público não significa que é público ou qualquer pessoa pode ter acesso.
– A participação nos artigos (coautoria) está vinculada a quem teve participação intelectual (planejamento e interpretação dos resultados). Quem ajudou na coleta ou na análise dos dados figarará nos agradecimentos.
– Ter responsabilidade nas citações: cheque as fontes primárias e não os artigos que citaram o outro. Evite ao máximo o uso do APUD
– Tenha dedicação, empenho e esforço. Você está sendo avaliado por isso e isso vai te fazer aprender mais.

Convivência em grupo
-Ajude aos menos experientes. Lembrem-se que todos começaram um dia e sem nenhuma experiência. Tenha paciência com os mais novos e procure passar sua experiência e ajuda-los no que for preciso. Alguém fez isso por você um dia. Retribua.
-Mantenha a boa harmonia do grupo. Muitas vezes o ambiente do laboratório é responsável pelo bom rendimento dos alunos, mesmo sem este notarem.
-Mantenha o bom humor.
-As orientações de seu orientador não são necessariamente ordens. Reflita sobre elas e se não concordar ou lembrar de algo que entre em conflito com elas, procure -o de novo para alerta-lo de seus receio e rediscutir as orientações. Pode ser que o orientador não esteja a par de algo importante ou que ele consiga te convencer do porque ele orientou aquela ação.
-Tenha iniciativa de procurar o orientador e os estagiários mais velhos para tirar as dúvidas. Não tenha vergonha de perguntar e demonstrar que você não sabe algo. Não fique esperando alguém adivinhar sua dúvida.

Organização
-Organize as atividades, metas e prazos juntos com o orientador respeitando o tempo de leitura e correção de ambos.
Revisão da literatura
Redação do projeto
Coleta de dados (campo ou laboratório)
Análise estatística
Interpretação dos resultados
Reuniões periódicas em grupo e individuais.
-Leia os artigos básicos sobre o tema, de preferência fazendo uma revisão.
-Mantenha seu curriculo Lattes sempre atualizado.

Responsabilidade
-Cumpra os prazos estabelecidos combinados com o orientador
-Cumpra as regras do ECOFRAG