Farmácia Universitária desenvolve atividade de Enfrentamento à Covid-19

Por Tiago Marques dos Reis, Chefe da FarUni

Sensíveis às dificuldades apresentadas pelo Município de Alfenas para abastecer os estabelecimentos públicos de saúde e outros órgãos essenciais com produtos para assepsia, a Farmácia Universitária (FarUni), em parceria com o Instituto de Química (IQ) e o Núcleo de Controle de Qualidade (NCQ), envasou e rotulou 244 Kg de alcool-gel fornecido gratuitamente à UNIFAL-MG por uma empresa privada localizada em Alfenas. O produto, após envasado e rotulado, foi doado pela UNIFAL-MG ao Gabinete de Enfrentamento ao Covid-19, instituído pelo Decreto n. 2.522, de 17 de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Alfenas.

Além disso, em um trabalho conjunto com o IQ, conseguiu alcool etílico junto a diversos laboratórios de Ensino e Pesquisa da UNIFAL-MG, produzindo assim mais de 730 L de alcool líquido 70%. Desse total, 456 L foram destinados ao Gabinete de Enfrentamento ao Covid-19, 150 L para o campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, 100 L para o campus da UNIFAL-MG em Varginha e 25 L para o Laboratório Central de Análises Clínicas da UNIFAL-MG. Destaca-se que a destinação do alcool líquido 70% foi definida considerando as unidades e/ou serviços que estão diretamente envolvidos no enfrentamento da Covid-19 e teve anuência da Reitoria. A participação da FarUni nesta ação de enfrentamento à pandemia foi registrada como atividade da Prestação de Serviços intitulada “Farmácia Universitária: atividades técnico-gerencias e clínico-assistencias” (PREAE 4673).

Todo o trabalho de produção, envase e rotulagem, realizados nos Laboratórios de Farmacotécnica (D206) e Tecnologia de Cosméticos (D205), gentilmente cedidos pelos professores Antônio Luengo e Mateus Freire à execução da ação pelo fato da FarUni estar fechada para reforma, foi devidamente informado à Vigilância Sanitária. Contou com a supervisão das farmacêuticas Milena Carla Espósito (responsável técnica) e Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, tendo sido realizado seguindo as normas sanitárias vigentes. Foram consumidos do estoque da FarUni cerca de 830 frascos plásticos bojudo/estriado de 250 mL, 500 mL e 1000 mL, com tampa lacre branca, no envase do alcool líquido e gel.

O produto envasado foi enviado para análise pelo NCQ e a destinação referida no ítem 3 ocorreu exclusivamente após a certificação da qualidade.

A ação foi diretamente apoiada pela Reitoria da UNIFAL-MG, pelas Pró-Reitorias de Administração e Finanças e Extensão Universitária, bem como pela Direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Teve também a colaboração da funcionária terceirizada lotada na FarUni, Tainy Suelly Santos, além da participação voluntária de servidores e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à Faculdade de Ciências Farmacêuticas e ao IQ. Em adição, cabe registrar a colaboração do TAE Adriano Francisco Barbosa, responsável técnico pelos produtos químicos controlados da UNIFAL-MG e lotado no campus de Poços de Caldas. Todos os colaboradores constam devidamente incluídos como equipe na Prestação de Serviços (PREAE 4673). A coordenação da atividade foi realizada pela Chefia da FarUni e pela Profa. Giovana de Fátima Lima Martirns do IQ.

Por fim, é pertinente mencionar a participação de outras empresas privadas na doação de rótulos e embalagens para envase do alcool, num nítido esforço cooperativo de uma rede Universidade-Empresa-Sociedade formada para viabilizar a ação.