Fim de um ciclo e começo de um novo: FarUni terá nova Chefia

No próximo dia 11 de março chega ao fim a gestão dos Profs. Tiago Reis e Liliana Vieira na Chefia da FarUni.

Fonte: Arquivo pessoal / FarUni

Segundo o Art. 6º do Regimento Interno da FarUni, o mandato do Chefe e Vice-Chefe tem duração de dois anos, podendo haver uma recondução. À frente da Chefia da FarUni desde 2019, os atuais mandatários do cargo trabalharam com empenho e dedicação em favor da ampliação dos serviços e produtos ofertados no estabelecimento, assegurando também condições para ampliar e qualificar a oferta de estágio, bem como para criar oportunidades de Pesquisa e Extensão nesse Órgão Complementar da FCF.

Algumas das principais conquistas alcançadas ao longo dos último quatro anos foram:

• reforma predial da FarUni para adequação às exigências sanitárias da legislação vigente e reinauguração do atendimento ao público;
  • obtenção de recursos junto ao Ministério da Saúde (cerca de R$ 400 mil reais), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para realizar a implantação da fitoterapia no SUS em Alfenas. Os medicamentos são produzidos na FarUni e fornecidos gratuitamente à comunidade, com acompanhamento do tratamento medicamentoso;
  • estabelecimento de parceria com o Município de Alfenas para disponibilização de medicamentos essenciais na FarUni;
  • estabelecimento de parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitário e Estudantis para a oferta de floraterapia à comunidade acadêmica e acompanhamento do tratamento realizado;
  • lançamento da linha cosmecêutica FarmaSkin;
  • reimplantação do consultório farmacêutico na FarUni;
  • renovação da equipe de colaboradores lotados na FarUni;
  • conquista do 2º lugar (menção honrosa) no Encontro Nacional de Farmácias Universitárias em 2022 com as experiências vivenciadas pela FarUni nesse ano;
  • obtenção de um novo sistema informatizado para a gestão da FarUni;
  • ampliação do número de atendimentos e do hall de produtos produzidos na manipulação, incluindo itens considerados como práticas integrativas e complementares (auriculoterapia, floralterapia e fitoterapia).

Destaca-se que em 2022 foram:

• atendidas quase 1000 prescrições contendo fitoterápicos, que foram produzidos com todo rigor de qualidade e dispensados gratuitamente à comunidade;
  • produzidas 385 unidades de florais para atender 283 pacientes;
  • atendidos 3.368 pacientes com medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica;
  • produzidas 1.931 unidades de medicamentos manipulados para atender demandas do município de Alfenas;
  • realizadas 564 consultas farmacêuticas;
  • atendidos, no total, cerca de 5500 pacientes.

A nova gestão da FarUni será exercida pelas Profas. Luciene Marques e Flávia Chiva. A Profa. Luciene, além da experiência profissional na área da Farmácia Clínica, Atenção e Assistência Farmacêutica, já esteve à frente da FarUni durante 2013 e 2015. Por sua vez, a Profa. Flavia tem expertise em manipulação e vasta experiência prática advinda de sua vivência na indústria.

Fonte: Arquivo pessoal / FarUni

O Prof. Tiago manifestou satisfação e disse se estar se sentindo realizado, pessoal e profissionalmente, por todas as conquistas obtidas ao longo dessa gestão. Ainda, parafraseou os versos de Raul Seixas dizendo que sonho sonhado junto se torna realidade.

Agradeço a equipe FarUni por “vestir a camisa” e empenhar tantos esforços em prol do acesso e do uso racional de medicamentos. As Diretoras e Vice-Diretoras que passaram pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas nesses últimos quatro anos, lutando junto comigo por condições pela melhoria da FarUni. Aos Pró-Reitores e Reitor, que foram fundamentais em prover os recursos necessários à manutenção da farmácia. Aos estudantes, parceiros, colaboradores e à comunidade em geral, por confiarem e acreditarem em nosso trabalho. Que Deus abençoe nossa FarUni e permita que seus horizontes se mantenham cada vez mais iluminados, cumprindo sua missão educacional e seu papel social.

A Profa. Liliana, de igual forma, diz estar com a sensação do dever cumprido.

Foi uma experiência incrível dividir a chefia da Farmácia Universitária com o Prof Tiago. Foram 4 anos de muito aprendizado, trabalho e desafios, em busca de um ambiente de formação que permita qualificar ainda mais nossos alunos e, ainda, fornecendo serviços de qualidade para comunidade de Alfenas. Saio com a sensação de dever cumprido, agradecendo a equipe maravilhosa da FarUni.