Trabalho desenvolvido na FarUni recebe Menção Honrosa em evento de abrangência nacional

O trabalho intitulado “Experiência, desafios e perspectivas da Farmácia Universitária da UNIFAL-MG no ano de 2022” foi premiado com Menção Honrosa no XIV Encontro Nacional de Farmácias Universitárias, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro de 2022, na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora, de forma remota.

Com o tema “Farmácias universitárias como cenário de integração ensino-serviço no SUS”, o XIV ENFARUNI foi uma oportunidade para a discussão do SUS e o envolvimento das Farmácias Universitárias com o sistema de saúde loco-regional e nacional. Nesse contexto, os exitosos resultados alcançados pela FarUni em 2022 em relação ao número de atendimentos à comunidade e à qualidade dos produtos e serviços ofertados, aliado às experiências construídas para viabilizar o funcionamento de uma farmácia universitária, foram elementos essenciais para que esse prêmio fosse conquistado pela equipe FarUni.

Vale destacar que as farmácias universitárias são elementos obrigatórios nos cursos de Farmácia de instituições públicas e privadas. Todavia, assegurar a manutenção dessas farmácias e sua sustentabilidade tem sido um desafio diante dos sucessivos cortes de recursos que as instituições de ensino, sobremaneira as públicas, sofreram nos últimos anos. Segundo o Prof. Tiago Reis, Chefe da FarUni, o sucesso da Farmácia Universitária no último biênio contrasta com o caótico cenário vivido pelas farmácias universitárias brasileiras, motivo que a torna referência no pais.

A FarUni cumprimenta toda sua equipe e saúda com orgulho os membros que participaram como autores desse trabalho, a saber: Thatiane Bárbara de Barros, Luciene Alves Moreira Marques, Rafaela Figueiredo Rodrigues, Ricardo Radighieri Rascado, Sônia Aparecida Figueiredo, Pedro Augusto oliveira, Luciana Dias Rocha, Liliana Batista Vieira, Tiago Marques dos Reis.