PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Qual a natureza do ICHL?

O ICHL é Unidade Acadêmica vinculada à UNIFAL-MG, regida pelas normas internas desta IFES, pela legislação federal do Ensino Superior no Brasil e pelos princípios éticos da transparência de informações e da democracia interna.

  1. Quais cursos o ICHL contempla?

O ICHL contempla Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas grandes áreas de Ciências Humanas e de Linguística, Letras e Artes. Os cursos de graduação são: Ciências Sociais, História, Letras e Pedagogia. Os cursos de Pós-Graduação stricto sensu são Mestrado Profissional em História Ibérica e Acadêmico em Educação.

  1. Qual a estrutura organizacional do ICHL?

A estrutura organizacional do ICHL, concebida como um todo orgânico, compreende:

  1. Congregação;
  2. Diretoria;
  3. – Departamentos:
  1.  Departamento de Ciências Humanas;
  2. Departamento de Letras;
  1. Secretaria(s);
  2. Órgãos auxiliares.
  1. Como é o ingresso nos Cursos de Ciências Sociais, História, Letras e Pedagogia da UNIFAL-MG”

O ingresso em todos os Cursos da Universidade dar-se-á integralmente pelo sistema ENEM / SISu. Portanto, o candidato deve ficar atento ao sítio do INEP e ater-se aos prazos, documentação e outras formalidades exigidos pelo certame.

Dúvidas adicionais sobre o Edital específico da UNIFAL-MG (datas de matrículas e remanejos), como o número de candidatos por vaga e pontos de corte: consulte a página  do Sisu/UNIFAL ou a página do DRGCA/UNIFAL-MG ou telefone 3701-9231.

  1. Como é o processo de transferência de outras Universidades para a UNIFAL-MG

A cada ano, caso haja demanda de vagas, há a abertura de Edital, no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação, para que discentes de outras instituições de ensino credenciadas pelo MEC possam transferir-se para o mesmo Curso da UNIFAL-MG. Este Edital sempre é publicado na  página da Pró-Reitoria de Graduação.

No entanto, cabe lembrar que essa modalidade de ingresso (Transferência) sempre está condicionada à existência de vagas (por abandono, transferência, etc), à adequação do currículo de origem do candidato (compatibilidade de conteúdos e cargas horárias cursados) e a prova escrita que verifique a capacidade de o candidato compatibilizar-se?

  1. Dúvidas sobre o Programa de Assistência Prioritária  da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) Acesse aqui