Programas de Extensão

PROGRAMAS DE EXTENSÃO – INSTITUTO CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE

EDUCADOR

O estudo da dor é complexo, exigindo dos profissionais informações cada vez mais atualizadas e integradas. A escolha das modalidades de tratamento para o controle da dor devem ter uma base neurofisiológica e neurocientífica, levando-se em conta os aspectos biopsicossociais e a melhor avaliação e intervenção. Para os alunos participantes há o desenvolvimento da prática baseada em evidências, habilidades de avaliação, criatividade e responsabilidade. O Programa envolve o desenvolvimento de três projetos (Liga da Dor, Assistência ao paciente com Dor e Educação em Dor – PED).
Coordenador (a): Josie Torres Resende Da Silva
Coordenador (a) Adjunto: Marcelo Lourenço Da Silva

ESTUDO DA POSTURA E DO MOVIMENTO

O programa de extensão Estudo da Postura e do Movimento (EPM), surgiu em 2009 diante da necessidade de servidores da Unifal-MG e trabalhadores da cidade de Alfenas, que buscaram no curso de Fisioterapia, orientações sobre ergonomia, qualidade de vida no trabalho e formas de combater doenças crônico-degenerativas. Desde então, o programa vem desenvolvendo atividades por meio de seus projetos: “Ajuste-se: Bem Estar no Trabalho”, “Mãos que Aliviam” e “Eu Sou Voluntário”, que buscam à prevenção de alterações da postura e do movimento, prevenção de dores e disfunções musculoesqueléticas e melhora da qualidade de vida que comprometem a população e são causas frequentes de absenteísmo. As ações desenvolvidas por este programa permitem a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão com o envolvimento da comunidade, docentes e discentes da universidade, buscando contribuir para a formação da cidadania dos acadêmicos.
Início: 2009
Coordenador (a): Denise Hollanda Iunes
Coordenador (a) Adjunto: Juliana Bassalobre Carvalho Borges

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Desenvolver ações de promoção da saúde pelos projetos de extensão vinculados ao Programa integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, com o envolvimento do trabalhador da comunidade interna e externa. Projetos vinculados que oferecem atendimento: “Cessação do Tabagismo – UNIFAL Livre do Cigarro”; “Pilates: prevenção e saúde” – atividades de pilates solo e estúdio; “Programa de preparação para aposentadoria”; “Atendimento Nutricional Ambulatorial”; “Promoção de Saúde Bucal na UNIFAL-MG – Sorriso Saudável”; “Artes Marciais: karatê e aikido” e “Atividade Física na UNIFAL-MG: Corrida e Treinamento funcional”. Programa conta com a parceria do Curso de Fisioterapia e com participação ativa dos pós-graduandos e alunos de graduação, resultando em rica troca de experiência.
O Programa tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre cuidados com a saúde e sua repercussão na QVT, proporcionar condições para desenvolver bem-estar coletivo ancorada na prevenção de riscos para saúde.
Início: 2014
Coordenador (a): Juliana Bassalobre Carvalho Borges
Coordenador (a) Adjunto: Daniela Aparecida Tavares Guiar

PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTARES EM SAÚDE UNIFAL – PICSUNIFAL

PICsUNIFAL é um programa de extensão que conta com uma equipe multidisciplinar (curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem, farmácia e medicina, biomedicina, odontologia, biologia, educação) e a participação de professores, alunos e profissionais da atenção básica de saúde do município de Alfenas-MG e região. O programa permite estabelecer a inter-relação da instituição de ensino com os setores da sociedade, visando a transformação voltada aos interesses e necessidade da população indo de encontro direto com a realidade social, muitas vezes estigmatizada e marginalizada, o que possibilita uma melhor compreensão e a mudança da visão sobre este contexto, propiciando o desenvolvimento social e regional para o aprimoramento de políticas públicas. O programa desenvolve ações com projetos: AMAPIC, Água é Vida, CriAÇÃO, LIGA PIC.
Início: 2018
Coordenador (a): Adriana Teresa Silva Santos
Coordenador (a) Adjunto: Andréia Maria Silva Vileta Terra