Projetos de Extensão

ÁGUA É VIDA

O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, por meio de exercícios aquáticos juntamente com comunidade interna e externa. Este projeto abrange exercícios aquáticos de condicionamento, de resistência muscular e relaxamento. Os exercícios aquáticos são realizados com intensidade moderada a leve em grupo. O treinamento ocorre na piscina terapêutica localizada na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Este projeto está vinculado ao programa PICS Unifal.

Início: 2015

Coordenador (a): Andreia Maria Silva

Coordenador (a) Adjunto: Adriana Teresa Silva Santos

AJUSTE-SE

O projeto está vinculado ao programa de extensão estudo da postura e do desenvolvimento, tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde por meio de orientações e exercícios em grupo, para trabalhadores internos e externos à UNIFAL/MG, quanto aos cuidados com a postura corporal e respiração. Metodologia: este projeto abrange o cuidado postural e respiratório por meio de duas atuações distintas: uma com servidores da UNIFAL/MG e outra com trabalhadores da comunidade externa. O cuidado com o trabalhador ocorre por meio de ações preventivas de cuidado com a saúde como palestras de orientações posturais, aplicação de ginástica laboral, pilates adaptado ao ambiente de trabalho e exercícios respiratórios.

Início: 2013

Coordenador (a): Juliana Bassalobre Carvalho Borges

Coordenador (a) Adjunto: Denise Hollanda Iunes

 

ALIVIAR

O AliviAr é um projeto de extensão interdisciplinar, integrante do Programa de Extensão PaliAtivo e está voltado ao manejo de sintomas de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e elegíveis para cuidados paliativos. O projeto se destina ao rastreio de demandas relacionadas especialmente ao sistema respiratório (dispneia, tosse, fadiga e outros) em diferentes setores de saúde e em todos os níveis de atenção, para estudo dos casos e propostas de soluções (manejo não farmacológico e orientações) para pacientes, familiares, cuidadores, profissionais da saúde e acadêmicos.  As ações do AliviAR são parceiras com a Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos (LICP) da Unifal-MG.

Início: 2019

Coordenador (a): Aline Roberta Danaga

Coordenador (a) Adjunto: Neidimila Aparecida Silveira

 

AMBULATÓRIO DE PRÁTICA INTEGRATIVA COMPLEMENTAR EM SAÚDE (AMAPIC)

 O projeto de extensão Ambulatório de prática integrativa complementar em saúde (AMAPIC) foi criado no ano de 2019. O AMAPIC é um projeto que visa desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, a fim de promover qualidade de vida aos alunos, servidores, técnicos administrativos e comunidade externa. Os atendimentos são realizados com as práticas integrativas e complementares integradas no SUS. Este projeto está vinculado ao programa PICS Unifal.

Início: 2019

Coordenador (a): Adriana Teresa Silva Santos

Coordenador (a) Adjunto: Andréia Maria Silva Vileta Terra

 

ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

O desencadeamento dos sintomas uroginecológicos tem início, em sua grande maioria das vezes, após gestações subsequentes e/ou senescência, e, são secundários às sobrecargas do assoalho pélvico. A prática de exercícios supervisionados pode prevenir minimizar e/ou tratar as disfunções do assoalho pélvico e deve ser realizada de forma globalizada, uma vez que existe uma relação importante entre as alterações no posicionamento da pelve e o estado de continência.

Em 2018 foi implementado o projeto MAMÃE CORUJA, com atendimento fisioterapêutico na Maternidade do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Alfenas, com hidroterapia para gestantes, curso multiprofissional para casais grávidos, atendimento fisioterapêutico para puérperas, reuniões de equipe com os profissionais do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Alfenas.

Início: 2011

Coordenador (a): Simone Botelho Pereira

Coordenador (a)Adjunto: —

 

ATIVIDADE FÍSICA NA UNIFAL-MG: CORRIDA E TREINAMENTO FUNCIONAL

Este projeto desenvolve atividades como corrida e exercícios funcionais a servidores e alunos da UNIFAL-MG, com atendimentos semanais, as atividades acontecem tanto na UNIFAL-MG sede, como também na Unidade Santa Clara. Devido à grande sobrecarga de trabalho e das atividades discentes, servidores e alunos tem se queixado da necessidade de uma prática esportiva que pudesse amparar o estresse físico e mental que o dia a dia ocasiona em suas atividades. “Corrida e treinamento funcional” é desenvolvido em um processo inclusivo, humanitário, conscientizador e preventivo, tendo a corrida recreativa, os exercícios funcionais e o condicionamento aeróbico, como via de promoção à saúde.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Juliana Bassalobre Carvalho Borges

 

ATLETA SEM DOR

O projeto Atleta sem dor teve início no ano de 2012 e desde então vem proporcionando a troca de conhecimento entre a universidade e os praticantes de atividades esportivas e ainda propicia a oportunidade de tratamento especializado aos atletas amadores e profissionais de Alfenas e região.

Início: 2012.

Coordenador (a): Adriano Prado Simão

Coordenador (a) Adjunto: Leonardo César Carvalho

CRIAÇÃO

CriAÇÃO é um projeto de extensão que faz parte do programa de extensão: práticas integrativas e complementares em saúde da UNIFAL (PICS UNIFAL) que conta com equipe multidisciplinar (curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem, farmácia, odontologia medicina e educação física), participação de professores e alunos da Universidade Federal de Alfenas- MG e parcerias com setores da sociedade, como segurança pública e serviço social (Psicologia e Assistência social). O CriAÇÃO tem como finalidade, através do desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão realizar atendimento interdisciplinar e biopsicossocial às crianças, da cidade de Alfenas- MG, com distúrbios cognitivos e comportamentais.

Início:2019

Coordenador (a): Luciana Maria Dos Reis

Coordenador (a) Adjunto: Adriana Teresa Silva Santos

EU SOU VOLUNTÁRIO

O Projeto de Extensão “Eu sou voluntário” vinculado ao Programa “Estudo da postura e Movimento”, criado em 2014, a partir de demanda da comunidade, destina-se ao atendimento da população externa à UNIFAL, seus servidores e alunos que apresentam doenças crônico-degenerativas ou agudas e que não têm acesso à fisioterapia, assim como atua na prevenção de doenças e grupos de atividades que visam a qualidade de vida. As atividades beneficiam a população e torna-se uma prática de ensino-aprendizagem ao aluno para aprimorar e desenvolver habilidades e conhecimentos. O Projeto visa promover a saúde à pacientes da comunidade com diversas comorbidades e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão. Participam do projeto acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Farmácia da UNIFAL-MG, que realizam atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL sob a orientação de docentes e/ou técnicos administrativos capacitados. No início de 2020, o Projeto iniciou uma série de orientações sobre atividades de alívio de desconfortos ocupacionais pelas redes sociais do  Programa “Estudo da postura e Movimento”, a fim de contribuir para a qualidade de vida e conforto da comunidade em geral. O projeto também proporciona a realização de palestras, participação em eventos científicos e vinculados a PROEX, além do desenvolvimento de trabalhos científicos e publicação dos mesmos. Além disso, atuação na equoterapia da APAE e aulas de Yoga para alunos. O projeto permite que os acadêmicos aprimorem conhecimentos adquiridos na teoria com as atividades práticas, integrando ensino, pesquisa e extensão, além de proporcionar formação cidadã e ética através da convivência interdisciplinar e com a sociedade.

Início: 2014

Coordenador (a):  Ligia De Sousa Marino

Coordenador (a) Adjunta: Tereza Cristina Carbonari de Faria

MÃOS QUE ALIVIAM

Massoterapia são procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que objetivam manter a saúde e prevenir dores. O Projeto Mãos que Aliviam foi criado para promover uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores da UNIFAL-MG e da comunidade de Alfenas. Pensando no ambiente de trabalho estressante e dinâmico destes locais, criamos o projeto para ser aplicado de forma rápida, sem necessidades de ambientes específicos e tomando o mínimo de tempo do servidor, mas causando um impacto rápido e positivo na qualidade de vida no trabalho deste servidor. Existe uma relação clara e dialógica entre as disciplinas do acadêmico e as ações do projeto, uma vez que os mesmos praticam aquilo que viram na teoria.

Coordenador (a): Carmélia Bomfim Jacó Rocha
Coordenador (a) Adjunto: Leonardo Cesar Carvalho

                                               

MAT PILATES NA UNATI

O projeto desenvolve o Método Pilates no solo, específico para o público atendido pela Universidade Aberta da Pessoa Idosa – UNATI, com aulas semanais ofertada ao público. A proposta é desenvolvida por alunos do curso de Fisioterapia matriculados em diferentes períodos, previamente capacitados por profissionais experientes em Pilates. O projeto utiliza o conhecimento em diversas áreas da fisioterapia desde da área básica até as áreas específicas. Permite a interdisciplinaridade entre os participantes da UNATI/UNIFAL-MG e as demais áreas do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Camila Pinhata Rocha

 

MEIO DIA

A presente ação nasceu da demanda dos alunos que permanecem na unidade II no horário do almoço, os quais ficam muita das vezes ociosos devido à falta de um espaço adequado para abrigá-los. Assim, foi criado o projeto meio dia, que busca promover atividades esportivas e lúdicas no horário entre as 11h e as 13h em todos os dias da semana. Ao criar a oportunidade de ofertar um horário lúdico dentro do ambiente universitário, os alunos são incentivados a participarem de um momento de socialização, diversão, descanso e integração entre discentes, docentes e demais servidores, tal ação objetiva produzir concomitantemente um novo conhecimento, efetivando uma via de mão dupla contribuindo assim para a produção de um novo saber. Estes fatores são importantes para a construção pessoal e profissional dos atuais discentes, resultando em maior perspectiva de crescimento futuro pessoal e intelectual. Essa ação promove a busca de manutenção dos acadêmicos no horário do almoço com atividades prazerosas, tentando afastá-los do ócio no referido período.

Início:2018

Coordenador (a): Leonardo César Carvalho

Coordenador (a) Adjunto: —

PILATES: PREVENÇÃO E SAÚDE

O projeto desenvolve o Método de Pilates em equipamentos no estúdio, localizado na Clínica Escola do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, com atendimentos semanais. O projeto visa a promoção, prevenção e reabilitação da saúde e na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. O projeto existe devido a uma demanda existente pelos próprios servidores, em que solicitam uma proposta de atividade física para a melhoria da saúde e qualidade de vida, uma vez que, devido à grande sobrecarga de trabalho diário, necessitam de um momento para cuidarem do seu bem-estar. Além disso, o projeto busca realizar interação entre os alunos e os servidores e técnicos administrativos através da troca de conhecimento.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Camila Pinhata Rocha

 

VIDA ATIVA

O projeto visa aplicar ações que favoreçam a manutenção ou melhora da capacidade funcional e qualidade de vida do idoso e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com alunos. São realizadas atividades para melhora da capacidade respiratória, força e flexibilidade muscular, postura, imagem corporal, equilíbrio e coordenação motora, buscando melhora na realização das atividades de vida diária e na qualidade de vida. São ofertadas atividades interdisciplinares que incluem a atenção farmacêutica, visando fornecer orientação em relação ao uso correto de medicamentos; práticas integrativas e complementares, com introdução dos participantes a meditação, cromoterapia, fitoterapia dentre outros; atenção odontológica, com orientações de cuidado com a saúde bucal e nutricional, com informações em relação a alimentação adequada para o idoso.

Início: 2009

Coordenador (a): Carolina Kosour

Coordenadora (a) Adjunto: Luciana Maria Dos Reis