Projetos de Extensão do Instituto de Ciências da Motricidade

ÁGUA É VIDA

O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, por meio de exercícios aquáticos juntamente com comunidade interna e externa. Este projeto abrange exercícios aquáticos de condicionamento, de resistência muscular e relaxamento. Os exercícios aquáticos são realizados com intensidade moderada a leve em grupo. O treinamento ocorre na piscina terapêutica localizada na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Este projeto está vinculado ao programa PICS Unifal-MG.

Início: 2015

Coordenador (a): Andreia Maria Silva

Coordenador (a) Adjunto: Adriana Teresa Silva Santos

 

AJUSTE-SE

O projeto está vinculado ao programa de extensão estudo da postura e do desenvolvimento, tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde por meio de orientações e exercícios em grupo, para trabalhadores internos e externos à UNIFAL/MG, quanto aos cuidados com a postura corporal e respiração. Metodologia: este projeto abrange o cuidado postural e respiratório por meio de duas atuações distintas: uma com servidores da UNIFAL/MG e outra com trabalhadores da comunidade externa. O cuidado com o trabalhador ocorre por meio de ações preventivas de cuidado com a saúde como palestras de orientações posturais, aplicação de ginástica laboral, pilates adaptado ao ambiente de trabalho e exercícios respiratórios.

Início: 2013

Coordenador (a): Juliana Bassalobre Carvalho Borges

Coordenador (a) Adjunto: Denise Hollanda Iunes

 

ALIVIAR

O AliviAr é um projeto de extensão interdisciplinar, integrante do Programa de Extensão PaliAtivo e está voltado ao manejo de sintomas de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e elegíveis para cuidados paliativos. O projeto se destina ao rastreio de demandas relacionadas especialmente ao sistema respiratório (dispneia, tosse, fadiga e outros) em diferentes setores de saúde e em todos os níveis de atenção, para estudo dos casos e propostas de soluções (manejo não farmacológico e orientações) para pacientes, familiares, cuidadores, profissionais da saúde e acadêmicos.  As ações do AliviAR são parceiras com a Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos (LICP) da Unifal-MG.

Início: 2019

Coordenador (a): Aline Roberta Danaga

Coordenador (a) Adjunto: Neidimila Aparecida Silveira

 

AMBULATÓRIO DE PRÁTICA INTEGRATIVA COMPLEMENTAR EM SAÚDE (AMAPIC)

 O projeto de extensão Ambulatório de prática integrativa complementar em saúde (AMAPIC) foi criado no ano de 2019. O AMAPIC é um projeto que visa desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, a fim de promover qualidade de vida aos alunos, servidores, técnicos administrativos e comunidade externa. Os atendimentos são realizados com as práticas integrativas e complementares integradas no SUS. Este projeto está vinculado ao programa PICS Unifal-MG.

Início: 2019

Coordenador (a): Adriana Teresa Silva Santos

Coordenador (a) Adjunto: Andréia Maria Silva Vileta Terra

 

ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

O projeto tem o objetivo de promover atividades de educação continuada para a formação de profissionais qualificados na atenção à saúde integral da mulher com prestação de assistência fisioterapêutica à saúde uroginecológica.

Para os alunos são oferecidos tr4einamentos especializados com incentivo à inovação e empreendedorismo, desenvolvendo propostas de ensino-pesquisa-extensão pautados pela pratica baseada em evidências.

Para a população são  oferecidas atividades interdisciplinares de promoção à saúde, voltadas às diferentes fases da vida da mulher (infanto-juvenil, gestação, climatério, senescência) com atenção às disfunções que frequentemente acometem as mulheres, como sintomas urinários, intestinais, sexuais, prolapsos dos órgãos pélvicos, dores pélvicas, entre outras, visando desmistificar os tabus, esclarecer as dúvidas e orientar quanto à forma de prevenir, minimizar e/ou tratar as disfunções do assoalho pélvico. O treinamento dos músculos do assoalho pélvico é oferecido às mulheres que receberam alta do atendimento fisioterapêutico. O curso de gestante é ofertado em parceira com Hospital Santa Casa de Misericórdia de Alfenas, onde as práticas de fisioterapia obstétrica são realizadas.

Início: 2011

Coordenador (a): Simone Botelho Pereira

Coordenador (a)Adjunto: Ligia de Sousa Marino

 

ATIVIDADE FÍSICA NA UNIFAL-MG: CORRIDA E TREINAMENTO FUNCIONAL

Este projeto desenvolve atividades como corrida e exercícios funcionais a servidores e alunos da UNIFAL-MG, com atendimentos semanais, as atividades acontecem tanto na UNIFAL-MG sede, como também na Unidade Santa Clara. Devido à grande sobrecarga de trabalho e das atividades discentes, servidores e alunos tem se queixado da necessidade de uma prática esportiva que pudesse amparar o estresse físico e mental que o dia a dia ocasiona em suas atividades. “Corrida e treinamento funcional” é desenvolvido em um processo inclusivo, humanitário, conscientizador e preventivo, tendo a corrida recreativa, os exercícios funcionais e o condicionamento aeróbico, como via de promoção à saúde.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Juliana Bassalobre Carvalho Borges

 

ATLETA SEM DOR

O projeto Atleta sem dor teve início no ano de 2012 e desde então vem proporcionando a troca de conhecimento entre a universidade e os praticantes de atividades esportivas e ainda propicia a oportunidade de tratamento especializado aos atletas amadores e profissionais de Alfenas e região.

Início: 2012.

Coordenador (a): Adriano Prado Simão

Coordenador (a) Adjunto: Leonardo César Carvalho

 

CRIAÇÃO

CriAÇÃO é um projeto de extensão que faz parte do programa de extensão: práticas integrativas e complementares em saúde da UNIFAL (PICS UNIFAL) que conta com equipe multidisciplinar (curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem, farmácia, odontologia medicina e educação física), participação de professores e alunos da Universidade Federal de Alfenas- MG e parcerias com setores da sociedade, como segurança pública e serviço social (Psicologia e Assistência social). O CriAÇÃO tem como finalidade, através do desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão realizar atendimento interdisciplinar e biopsicossocial às crianças, da cidade de Alfenas- MG, com distúrbios cognitivos e comportamentais.

Início:2019

Coordenador (a): Luciana Maria Dos Reis

Coordenador (a) Adjunto: Adriana Teresa Silva Santos

 

EU SOU VOLUNTÁRIO

O Projeto de Extensão “Eu sou voluntário” vinculado ao Programa “Estudo da postura e Movimento”, criado em 2014, a partir de demanda da comunidade, destina-se ao atendimento da população externa à UNIFAL, seus servidores e alunos que apresentam doenças crônico-degenerativas ou agudas e que não têm acesso à fisioterapia, assim como atua na prevenção de doenças e grupos de atividades que visam a qualidade de vida. As atividades beneficiam a população e torna-se uma prática de ensino-aprendizagem ao aluno para aprimorar e desenvolver habilidades e conhecimentos. O Projeto visa promover a saúde à pacientes da comunidade com diversas comorbidades e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão. Participam do projeto acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Farmácia da UNIFAL-MG, que realizam atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL sob a orientação de docentes e/ou técnicos administrativos capacitados. No início de 2020, o Projeto iniciou uma série de orientações sobre atividades de alívio de desconfortos ocupacionais pelas redes sociais do  Programa “Estudo da postura e Movimento”, a fim de contribuir para a qualidade de vida e conforto da comunidade em geral. O projeto também proporciona a realização de palestras, participação em eventos científicos e vinculados a PROEX, além do desenvolvimento de trabalhos científicos e publicação dos mesmos. Além disso, atuação na equoterapia da APAE e aulas de Yoga para alunos. O projeto permite que os acadêmicos aprimorem conhecimentos adquiridos na teoria com as atividades práticas, integrando ensino, pesquisa e extensão, além de proporcionar formação cidadã e ética através da convivência interdisciplinar e com a sociedade.

Início: 2014

Coordenador (a):  Ligia De Sousa Marino

Coordenador (a) Adjunta: Tereza Cristina Carbonari de Faria

 

MÃOS QUE ALIVIAM

Massoterapia são procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que objetivam manter a saúde e prevenir dores. O Projeto Mãos que Aliviam foi criado para promover uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores da UNIFAL-MG e da comunidade de Alfenas. Pensando no ambiente de trabalho estressante e dinâmico destes locais, criamos o projeto para ser aplicado de forma rápida, sem necessidades de ambientes específicos e tomando o mínimo de tempo do servidor, mas causando um impacto rápido e positivo na qualidade de vida no trabalho deste servidor. Existe uma relação clara e dialógica entre as disciplinas do acadêmico e as ações do projeto, uma vez que os mesmos praticam aquilo que viram na teoria.

Coordenador (a): Carmélia Bomfim Jacó Rocha
Coordenador (a) Adjunto: Leonardo Cesar Carvalho

                                               

 

MAT PILATES NA UNATI

O projeto desenvolve o Método Pilates no solo, específico para o público atendido pela Universidade Aberta da Pessoa Idosa – UNATI, com aulas semanais ofertada ao público. A proposta é desenvolvida por alunos do curso de Fisioterapia matriculados em diferentes períodos, previamente capacitados por profissionais experientes em Pilates. O projeto utiliza o conhecimento em diversas áreas da fisioterapia desde da área básica até as áreas específicas. Permite a interdisciplinaridade entre os participantes da UNATI/UNIFAL-MG e as demais áreas do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Camila Pinhata Rocha

 

MEIO DIA

A presente ação nasceu da demanda dos alunos que permanecem na unidade II no horário do almoço, os quais ficam muita das vezes ociosos devido à falta de um espaço adequado para abrigá-los. Assim, foi criado o projeto meio dia, que busca promover atividades esportivas e lúdicas no horário entre as 11h e as 13h em todos os dias da semana. Ao criar a oportunidade de ofertar um horário lúdico dentro do ambiente universitário, os alunos são incentivados a participarem de um momento de socialização, diversão, descanso e integração entre discentes, docentes e demais servidores, tal ação objetiva produzir concomitantemente um novo conhecimento, efetivando uma via de mão dupla contribuindo assim para a produção de um novo saber. Estes fatores são importantes para a construção pessoal e profissional dos atuais discentes, resultando em maior perspectiva de crescimento futuro pessoal e intelectual. Essa ação promove a busca de manutenção dos acadêmicos no horário do almoço com atividades prazerosas, tentando afastá-los do ócio no referido período.

Início:2018

Coordenador (a): Leonardo César Carvalho

Coordenador (a) Adjunto: —

 

PILATES: PREVENÇÃO E SAÚDE

O projeto desenvolve o Método de Pilates em equipamentos no estúdio, localizado na Clínica Escola do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, com atendimentos semanais. O projeto visa a promoção, prevenção e reabilitação da saúde e na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. O projeto existe devido a uma demanda existente pelos próprios servidores, em que solicitam uma proposta de atividade física para a melhoria da saúde e qualidade de vida, uma vez que, devido à grande sobrecarga de trabalho diário, necessitam de um momento para cuidarem do seu bem-estar. Além disso, o projeto busca realizar interação entre os alunos e os servidores e técnicos administrativos através da troca de conhecimento.

Coordenador (a): Dennis William Abdala

Coordenador (a) Adjunto: Camila Pinhata Rocha

 

VIDA ATIVA

O projeto visa aplicar ações que favoreçam a manutenção ou melhora da capacidade funcional e qualidade de vida do idoso e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com alunos. São realizadas atividades para melhora da capacidade respiratória, força e flexibilidade muscular, postura, imagem corporal, equilíbrio e coordenação motora, buscando melhora na realização das atividades de vida diária e na qualidade de vida. São ofertadas atividades interdisciplinares que incluem a atenção farmacêutica, visando fornecer orientação em relação ao uso correto de medicamentos; práticas integrativas e complementares, com introdução dos participantes a meditação, cromoterapia, fitoterapia dentre outros; atenção odontológica, com orientações de cuidado com a saúde bucal e nutricional, com informações em relação a alimentação adequada para o idoso.

Início: 2009

Coordenador (a): Carolina Kosour

Coordenadora (a) Adjunto: Luciana Maria Dos Reis