Programa de Educação Tutorial – PET Fisioterapia

PET FISIOTERAPIA

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação.

O PET Fisioterapia objetiva contribuir para a ampla formação acadêmica que valorizem os aspectos de cidadania e consciência social. Nesse programa serão desenvolvidas atividades que estimulem a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de ações interprofissionais aplicadas a comunidade, a promoção da interação entre ensino, pesquisa, extensão e da educação tutorial de modo que contribua para o desenvolvimento sociocultural e científico de seus acadêmicos e respaldadas pelo projeto pedagógico do curso. Assim o aluno do curso ao ser incluído em um programa das proporções do PET fisioterapia poderá desenvolve atividades que contribuam para a sua formação, apresentando características generalistas e de qualidade, despertando o interesse profissional que reforce a inter-relação ensino, pesquisa e extensão.

O PET Fisioterapia Unifal-MG foi o primeiro grupo do curso de fisioterapia na região Sudeste.  Suas atividades contemplam a tríade que fundamenta o programa: ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de inovar a universidade e construir profissionais com uma formação mais ampla. O Grupo PET Fisioterapia contribuiu com a fundação de diversos projetos de extensão e pesquisa na UNIFAL-MG. Atualmente, o grupo exerce outras atividades, que não só promovem a saúde, mas também colaboram para o desenvolvimento social dos participantes, como dos diferentes projetos de pesquisa, extensão e ensino do curso de fisioterapia da UNIFAL-MG.

Início: 2010

Tutor: Leonardo César Carvalho