“Fiquei muito feliz de ganhar essa HQ do pantera negra, e de participar um pouquinho da história da Unifal, obrigado pela oportunidade” diz o estudante Pedro vencedor do concurso “Uma identidade visual para o LHP”

Umas das primeiras preocupações do grupo que compõe o Laboratório de História Pública foi pensar em uma identidade visual que representasse a sua diversidade de projetos e de expectativas. A História Pública pressupõe uma participação ativa da comunidade extra-acadêmica na definição de problemas de pesquisa, formas de divulgação e aplicação dos saberes historiográficos. Por isso, nada representaria melhor nossos objetivos do que um logotipo que expressasse diretamente essas formas de colaboração.
 
Pensando nisso, o Laboratório de História Pública lançou o concurso “Uma identidade visual para o LHP”. Esse concurso foi direcionado aos(às) estudantes das Escolas Estaduais Judith Vianna e Samuel Engel, que são nossas parceiras, respectivamente, nos projetos “História Pública e Ensino de História” e “Dimensões Africanas nos Materiais Didáticos“. Nós pedimos que os(as) estudantes interessados em contribuir nos enviassem um desenho e uma explicação da proposta. Como premiação, oferecemos um certificado de participação e um exemplar de luxo da HQ Pantera Negra.
 
 O logotipo que já está estampando nosso site, nossas redes sociais e que agora representa essa bela conexão entre o curso de História-Licenciatura da UNIFAL e a comunidade extra-acadêmica, foi produzido pelo estudante Pedro Augusto Calori de Andrade, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Samuel Engel. O seu desenho, inspirado nas linhas características dos grafites, essa importantíssima linguagem artística nascida nas periferias das grandes cidades, busca representar também uma ampulheta. Além de evocar a passagem do tempo e de ser um símbolo muito utilizado para representar o conhecimento histórico, a ampulheta também aponta para um tempo partilhado e contado. Esse é, portanto, um lembrete muito importante sobre nossa finitude e sobre nossa necessidade de agirmos corretamente no presente a fim de evitarmos futuros catastróficos, uma experiência do tempo cada vez mais recorrente em tempos de emergência climática e de aumento exponencial das desigualdades sociais.
 
Nós pedimos ao Pedro que nos enviasse uma foto com a premiação, e ele aproveitou para nos mandar a seguinte mensagem: “Fiquei muito feliz de ganhar essa HQ do pantera negra, e de participar um pouquinho da história da Unifal, obrigado pela oportunidade”.
 
Parabéns, Pedro! Nós é que ficamos felizes em poder contar com a sua contribuição!
 
Por Laboratório de História Pública