Equipe gestora

Walter Francisco Figueiredo Lowande: Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas, MG, onde, atualmente, ministra disciplinas principalmente na área de História do Brasil, Teoria da História, História da Historiografia e Patrimônio Cultural. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010) e doutorado em História pelo IFCH-Unicamp. É coordenador do Programa de Extensão Laboratório de História Pública e líder do Grupo de Pesquisa Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Intelectual, História Transnacional, História das Ciências Sociais e Estudos Críticos do Patrimônio, dedicando-se, atualmente, a pesquisas sobre os impactos da consciência do Antropoceno na experiência do tempo e nas políticas de patrimônio. É coordenador do Laboratório de História Pública e coordenador adjunto do projeto “Novas Mídias para a produção e comunicação do conhecimento histórico”.

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Lívia Nascimento Monteiro: Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2016), Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2007). Professora Adjunta de Prática de Ensino de História e Supervisora do Estágio obrigatório no curso de História da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Professora Colaboradora no ProfHistória – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal Fluminense. Participa do grupo de pesquisa Cultna – Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico – coordenado pela profa. dra. Martha Abreu e do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH. Produtora e roteirista do documentário “Dos Grilhões aos Guizos. Festa de maio e as narrativas do passado”, fruto de sua tese de doutorado, em parceria com a Narre Produções e a Associação de Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande-MG. É coordenadora adjunta do Laboratório de História Pública e coordenadora dos projetos “Historia Pública e Ensino de História” e “Diário Virtual: Memórias da Pandemia”.

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Luiz Antonio Sabeh: Professor Adjunto de História Moderna do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas. É doutor, mestre e licenciado em História e leciona no curso de História – Licenciatura da UNIFAL-MG e no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da mesma universidade. No Ensino, tem preferência em lecionar disciplinas que contemplam o estudo das sociedades europeias e de suas colônias entre os séculos XV e XVIII, inclusive o Brasil. Na Extensão, desenvolve atividades voltadas a utilizar as mais diferentes mídias na produção e comunicação do conhecimento histórico. Na pesquisa, se interessa pelo papel desempenhado pelas ordens religiosas (notadamente a Companhia de Jesus) e pelo Santo Ofício da Inquisição na formação e manutenção das monarquias ibéricas e de seus impérios ultramarinos na Época Moderna. É líder do Grupo de Pesquisa Religiões nos impérios ibéricos: agentes, ideias e processos (séculos XV ao XX) e integrante do H Moderna – Rede Brasileira de Estudos em História Moderna. É coordenador do projeto “Novas Mídias para a produção e comunicação do conhecimento histórico”.

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Elaine Ribeiro da Silva dos Santos: Possui Bacharelado (2007) e Licenciatura (2009) em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestre e doutora em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Desde 2011, é professora de História da África do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, onde atua nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão didática. Desde 2012, coordena o projeto Dimensões africanas nos materiais didáticos, que tem produzido pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e publicação de textos acadêmicos, além de atividades de extensão em escolas do município sul-mineiro de Alfenas. Tem como foco de interesse os seguintes temas: história social do trabalho na África, história e literaturas africanas, história da educação na África, formação de professores da educação básica brasileira, materiais didáticos e produção literária infantil com temáticas africanas. É coordenadora do projeto “Dimensões africanas nos livros didáticos”.

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Raphael Nunes Nicoletti Sebrian: Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP/Assis) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto de História da América na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, e atua principalmente nos seguintes temas e áreas: ideias e intelectuais; periódicos e mídias; linguagens e manifestações artísticas; revistas culturais e políticas; História da Argentina; História da Nicarágua; História Intelectual. É coordenador adjunto do projeto “Dimensões africanas nos livros didáticos”.

 

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Marta Gouveia de Oliveira Rovai: Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo, do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero e Sexualidade (UNIFAL), do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente) e líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/Unifal desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo. Foi professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Universidade Bandeirante. Atuou no Ensino Médio e foi formadora de Professores no Instituto Qualidade de Ensino (IQE), em Recife e Teresina. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas Oralidades e Cultura Histórica e Patrimônio. Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública. É autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, patrimônio, relações de gênero e educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre história oral, atuando principalmente nos seguintes temas: memória – greve de 1968 – relações de gênero e sexualidade – história oral de vida – Educação – Ditadura Militar – patrimônio cultural. Fez parte de projeto de pesquisa sobre museu, memória e patrimônio histórico e cultural, no Delta do Parnaíba, pela Universidade Federal do Piauí, pesquisou sobre manifestações culturais no sul de Minas (Congadeiros) e é conselheira do Museu de Memória e Patrimônio da Unifal. Atualmente desenvolve pesquisa sobre histórias orais de vida de estudantes universitários homo, bi e transexuais. É coordenadora adjunta do projeto “Diário Virtual: Memórias da Pandemia”.

 

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Olavo Pereira Soares: Graduação em História pela UNESP – Campus de Assis (1990). Professor de História no ensino fundamental e médio na cidade de São Paulo ao longo da década de 1990. No ano de 2000 defende o Mestrado na USP – Universidade de São Paulo, com dissertação sobre a cultura midiática e o ensino de história. A partir de 2001 inicia as atividades de docência no ensino superior, trabalhando com disciplinas vinculadas aos cursos de formação de professores. Em 2005 conclui o Doutorado, também na USP, com tese sobre a atividade de ensino de história. Em 2006 ingressa na UNIFAL-MG, Universidade Federal de Alfenas. Na UNIFAL-MG atua nos cursos de graduação de História e Pedagogia nas disciplinas vinculadas ao ensino de história, orienta pesquisas no âmbito do PPGE/UNIFAL-MG, lidera o Grupo de Pesquisa denominado educação: histórias, culturas e práticas e, atualmente, coordena o PIBID da área de História. É coordenador adjunto do projeto “História Pública e Ensino de História”.

 

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Leandro Oliveira Domingos: Graduando em História Licenciatura da UNIFAL-MG. Atualmente, bolsista no programa de extensão Laboratório de História Pública na UNIFAL-MG, realizando o projeto Ensino de História e História Pública: vozes e saberes entrecruzados na sala de aula. Também desenvolve Iniciação Científica sobre as Ocupações Secundaristas no Brasil em 2015 e 2016. Também ocupei a Coordenação Geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) da UNIFAL-MG na gestão 2019-2020.

 

 

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André Luiz Abreu Bentes: Graduando do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica na área de História do Japão. Atua como voluntário no projeto Dimensões africanas nos livros didáticos vinculado ao programa Laboratório de História Pública da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

 

 

 

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Evelyn Soares de Abreu: Pedagoga, Pós-Graduada em Gênero e Diversidade na escola, Aluna Não-regular da disciplina História e História Pública da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Graduanda do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é docente da rede municipal e estadual da cidade de Alfenas, voluntária no programa Laboratório de História Pública (LHP) da Universidade Federal de Alfenas.

 

 

 

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