O Programa de Extensão Laboratório de História Pública

O conhecimento sobre o passado tem interessado grupos cada vez mais abrangentes e não satisfeitos com o ensino escolar de história. Ao mesmo tempo, a precariedade do ensino escolar público brasileiro afeta tanto a qualidade educacional quanto o interesse dos jovens pela atuação em instituições escolares públicas. Por outro lado, os espaços não-escolares de formação histórica têm proliferado em todo o mundo, seguindo mais o ritmo dos interesses de mercado do que uma reflexão qualificada sobre esse campo. Além disso, podemos dizer que a formação institucionalizada para uma “história pública” no Brasil é praticamente inexistente. O curso de História da UNIFAL tem tratado desses problemas, até agora, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão desarticulados entre si. A nossa proposta almeja fortalecer esses projetos, articulando-os, a fim de criarmos novas oportunidades de ampliação e institucionalização desse novo tipo de formação histórica demandada pela sociedade contemporânea.

Coordenador: Walter Francisco Figueiredo Lowande
Coordenadora Adjunta: Lívia Nascimento Monteiro