Indicações de leitura

Aqui você encontra indicações de leituras que tratam de diversas temáticas ligadas à História. 

15/09/2020 – “Para trabalhar com a temática da história das mulheres na educação básica, numa dimensão de história pública, é necessário compreender a importância de estimular entre os alunos e as alunas a reflexão inicial que leve ao reconhecimento das mulheres enquanto sujeitas múltiplas cujas atuações foram marcadas por silenciamentos e também estereótipos na escrita da história e na história ensinada nas escolas” (ROVAI; MONTEIRO, 2020, p. 218). A indicação de leitura dessa semana é o artigo recém publicado de Marta Rovai e Lívia Monteiro, docentes que integram nosso Laboratório de História Pública da Unifal-MG, intitulado “História das mulheres e história pública: desafios e potencialidades de um ensino posicionado”. O artigo compõe o dossiê Ensino de História, História das Mulheres e Desigualdades Sociais no Brasil, organizado por Kênia Medeiros, Gilmária Ramos e Paula Sampaio e publicado pela Revista Eletrônica História em Reflexão.