Programas e Ações da Faculdade de Odontologia:
A Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG está localizada no sul de Minas Gerais na cidade de Alfenas sendo um centro de referência na área de Odontologia para toda região. Possui em seu quadro professores qualificados, oferecendo a toda população de Alfenas e cidades vizinhas, uma prestação de serviço de qualidade. O atendimento odontológico pode ser preventivo, interceptivo e curativo sendo que esta instituição oferece em suas diversas clínicas, atendimentos que abrangem todos estes procedimentos, procurando sempre devolver aos pacientes a saúde bucal e, ao mesmo tempo, o seu bem estar físico, mental e social.
I – CLÍNICAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Clínica | Telefone |
Dentística Preventiva e Restauradora I e II | 35 3701 9421 |
Periodontia II | 35 3701 9413 |
Prótese Fixa Unitária | 35 3701 9421 |
Endodontia | 35 3701 9413 |
Integrada I | 35 3701 9413 |
Integrada II e III | 35 3701 9412 |
Estomatologia | 35 3701 9416 |
Cirurgia | 35 3701 9407 |
Prótese Total Removível | 35 3701 9417 |
Prótese Parcial Removível | 35 3701 9417 |
Cirurgia Periodontal | 35 3701 9413 |
Odontopediatria I, II e III | 35 3701 9410 |
Radiologia Odontológica e Imaginologia | 35 3701 9408 |
II – REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES GERAIS NECESSÁRIAS PARA ACESSAR OS SERVIÇOS:
• RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); CPF
• CPF, e para o atendimento na Odontopediatria (CPF dos pais ou responsáveis);
• Cartão Nacional do SUS;
• Menores de idade e pacientes com necessidades especiais deverão vir acompanhados, pelos pais ou responsáveis legais, devidamente identificados.
• Pacientes acompanhados de crianças menores de 12 anos, deverão trazer outro adulto para ficar como acompanhante da criança na sala de espera, pois, a entrada da criança será vedada por motivos técnicos e de biossegurança.
III – FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:
• O atendimento odontológico, em todas as clínicas será realizado, por graduandos devidamente matriculados na Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, sob a orientação e supervisão dos professores da disciplina.
IV – LOCAIS E FORMA DE ACESSAR OS SERVIÇOS:
• Pessoalmente à Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700, Pavilhão F Centro, Alfenas – MG;
• Pelos ramais citados de cada Clínica;
• Pelo encaminhamento interno interdisciplinar.
V – PRIORIDADES NO ATENDIMENTO:
• De acordo com a lei nº10741 de 1º de 2003, a prioridade de atendimento:
Idosos
Gestantes (com autorização médica)
Portadores de necessidades especiais
• Dor
• Urgência
VI – PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS:
• O tempo de tratamento estará na dependência da complexidade do caso clínico; na maioria dos casos, inicia-se na primeira semana de aula com a conclusão até o final do semestre letivo.
• Casos de maior complexidade (que precisem de procedimentos prévios) podem ser reabilitados provisoriamente e concluídos em semestres letivos posteriores, sendo que o prazo para término será determinado de acordo com as necessidades dos pacientes.
VII – FORMA DE COMUNICAÇÃO COM SOLICITANTE DO SERVIÇO:
• Por meio de ligação telefônica, através de um número de contato para telefone fixo local;
• Ressaltamos não ser possível efetuar ligações para telefones fixos para fora do município de Alfenas, e para celulares de qualquer município.
• Via carta ( Odontopediatria)
VIII – TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO:
Agendamento
• Estará na dependência de vagas disponíveis, as quais serão definidas de acordo com o número de alunos matriculados na disciplina, oferecida semestralmente;
• A época que o usuário procura pelo atendimento também influência o tempo de espera para atendimento;
• Por estas razões sugere-se aos pacientes, procurar fazer o agendamento no início do semestre letivo.
Atendimento
• Os pacientes serão atendidos em horários previamente agendados;
• O paciente terá uma tolerância de 10 minutos de atraso, caso não compareça nesse tempo, será chamado eventualmente um paciente do plantão;
• O não comparecimento do paciente em duas sessões seguidas, sem a devida justificativa, implicará na desistência do tratamento.
• Atenção: Os horários de atendimento nas clínicas poderão sofrer modificações de acordo com a grade acadêmica de cada semestre.
IX – PRAZOS PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS:
• Conforme item VI.
X – MECANISMO DE COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS:
• Pessoalmente ou através dos telefones de contato.
• Via carta (Odontopediatria)
XI – PROCEDIMENTOS PARA RECEBER, ATENDER, GERIR E RESPONDER A SUGESTÕES RECLAMAÇÕES:
• As secretarias das disciplinas envolvidas no tratamento de pacientes, encontram-se abertas para o recebimento de sugestões e reclamações, que serão imediatamente levadas aos professores responsáveis para que sejam tomadas as providências cabíveis.
XII – FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES ACERCA DAS ETAPAS PRESENTES E FUTURAS, ESPERADAS PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, INCLUSIVE ESTIMATIVAS DE PRAZO:
• Pessoalmente com o professor responsável pela disciplina, conforme plano de tratamento estabelecido, a assiduidade às consultas agendadas e o período letivo dos discentes.
XIII – MECANISMOS DE CONSULTA POR PARTE DOS USUÁRIOS ACERCA DAS ETAPAS CUMPRIDAS E PENDENTES PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS SOLICITADOS:
• Deverão consultar pessoalmente os funcionários ou professores para a obtenção destas informações.
XIV – CONDIÇÕES MÍNIMAS A SEREM OBSERVADAS PELAS UNIDADES DE ATENDIMENTO NO QUE SE REFERE À ACESSIBILIDADE, LIMPEZA E CONFORTO:
• As clínicas odontológicas estão localizadas no pavimento térreo ou no segundo pavimento do prédio F, tendo acesso, neste caso por uma rampa lateral;
• A limpeza das clínicas é realizada sempre que necessário e rotineiramente, ao fim de cada período de atendimento:
• Cada clínica possui uma sala de espera e próximo a elas existem sanitário masculino e feminino.
XV – PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ATENDIMENTO QUANDO O SISTEMA INFORMATIZADO ENCONTRA-SE INDISPONÍVEL:
• Todas as informações estarão disponíveis com o funcionário atendente, e/ou afixadas na sala de espera, ou através de contato telefônico nos respectivos ramais de cada clínica.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA CLÍNICA:
Dentística Preventiva e Restauradora I e II
• O serviço oferecido: atendimento a pacientes a partir de 13 anos de idade, relacionados à técnica restauradora direta incluindo-se também prevenção, radiologia, periodontia em seu estágio menos complexo. Devido à falta de um sistema de triagem, grande parte dos atendimentos são realizados em sistema de plantão.
• As principais etapas para o processamento do serviço: os pacientes deverão comparecer a clínica para serem cadastrados e avaliados pelos acadêmicos de cada período de atendimentos. Em caso de não haver vaga disponível, o paciente ficará cadastrado em uma lista de espera, para posteriormente ser chamado;
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: os pacientes são informados do plano de tratamento a ser executado, conforme ficha contida nos prontuários;
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e quartas-feiras: 07:00 às 11:00hrs. e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Periodontia II
• O serviço oferecido: oferece atendimento para pacientes com necessidade de tratamento periodontal.
• As principais etapas para o processamento do serviço: profilaxia, raspagem e alisamento radicular, controle e manutenção periodontal.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento periodontal.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 09:00 às 11:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Prótese Fixa Unitária
• O serviço oferecido: esta clínica correspondente ao sexto semestre do Curso de Odontologia; oferece aos pacientes o tratamento de dentes que tenham a porção coronária parcial ou totalmente destruída, porém, com a porção radicular em condições adequadas para ser mantida na cavidade bucal, sendo a estes pacientes oferecida a prótese fixa unitária;
• As principais etapas para processamento do serviço: inicialmente, é realizada a triagem para determinar se a complexidade do tratamento necessário pode ser resolvida nesta Clínica; não sendo o caso, o paciente é orientado e encaminhado para o setor correspondente. Uma vez selecionado o caso, os alunos responsáveis devem preencher uma ficha com dados pessoais e anamnese do paciente. Posteriormente, é realizada uma avaliação clínica, com um exame cuidadoso das condições bucais tanto dos tecidos moles (bochechas, lábios, gengiva) quanto de tecidos duros (dentes), assim como o estado da higiene bucal. Como complemento, são solicitadas radiografias do dente ou dentes comprometidos, se necessário são obtidos modelos dos pacientes e então é realizado o plano de tratamento, propondo ao paciente as possibilidades de tratamento, esclarecendo, passo a passo, a sequência que deverá ser seguida, tempo que demandará a resolução do caso e os materiais que a Faculdade pode oferecer. Se o paciente concordar, inicia-se o tratamento. Também é esclarecido ao paciente, quando for o caso, sobre os riscos ou complicações que podem surgir durante as diferentes etapas do tratamento.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: podem ser indicados os seguintes tratamentos: instalação de pinos diretos ou indiretos (de acordo com o caso), restaurações provisórias, tratamentos definitivos totais (coroas) ou parciais (restaurações Inlay/Onlay).
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Endodontia
• Serviço oferecido: a Clínica de Endodontia é oferecida ao 6° período do Curso de Odontologia, quando o discente aplicará seus conhecimentos adquiridos no laboratório de Endodontia na prática clínica. São realizados tratamentos endodônticos em dentes permanentes uni e multirradiculares que atenda a necessidade de aprendizado do discente e contribua para a construção do seu conhecimento e habilidade técnica.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamentos endodônticos em dentes permanentes uni e multirradiculares que atenda a necessidade de aprendizado do discente e contribua para a construção do seu conhecimento e habilidade técnica.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Integrada I
• Serviços oferecidos: tratamentos odontológicos de Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa. Dentística Restauradora: Restabelecer a forma e a função dos dentes, Endodontia: tratar alterações da polpa dental; Periodontia: tratar problemas gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes. Prótese Parcial Fixa: confeccionar próteses de dentes danificados ou destruídos, restabelecendo funções oclusais e mastigatórias.
• As principais etapas para processamento do serviço: dirigir-se pessoalmente à Clínica Integrada I da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG; ter vaga para o atendimento e necessitar de tratamento odontológico em áreas distintas (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa).
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento odontológico em áreas distintas (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa), realizado por graduandos de Odontologia.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e quartas-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Integrada II e III
• Serviços oferecidos: tratamentos odontológicos de competência do clínico geral com grau de dificuldade baixo ou médio (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia, Prótese Parcial Fixa com até 3 elementos, Prótese Parcial Removível e Cirurgia Oral Menor).
• As principais etapas para processamento do serviço: dirigir-se pessoalmente à Clínica Integrada II e III, da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG; ter vaga para o atendimento e necessitar de tratamento odontológico geral exceto ortodontia.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamentos odontológicos de competência do clínico geral realizado de acordo com o plano de tratamento, que é individualizado;
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas à quintas-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Radiologia Odontológica e Imaginologia
• Serviços oferecidos: Radiografias Extra Orais: Panorâmica, Telerradiografia;
Intra Orais: Periapicais, Interproximais e Oclusais.
• Atendimento prioritário: Pacientes das clínicas odontológicas da UNIFAL-MG e
pacientes portadores de necessidades especiais
• Prazo de entrega: até 7 dias.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segunda-feira de 13:00 às 17:00hrs.
– segundas à sexta-feira: 07:00 às 11:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Estomatologia
• Serviços oferecidos: a Clínica de Estomatologia constitui-se em um serviço padrão de referência regional no diagnóstico e tratamento das alterações da mucosa bucal e para a realização de biópsias dos tecidos bucais alterados ou com aparência sugestiva de malignidade.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento das alterações da mucosa bucal e realização de biópsias dos tecidos bucais alterados ou com aparência sugestiva de malignidade.
• Condições necessárias para o agendamento:
– encaminhamento de um cirurgião dentista ou qualquer profissional de saúde, onde deverá constar a identificação do profissional e as características principais da lesão.
• Documentação necessária para o atendimento:
• – Cartão Nacional do SUS, documento de identificação (RG ou certidão de nascimento), CPF e comprovante de residência.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– quintas e sextas-feiras: 08:00 às 11:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
• Horário de Agendamento: de segunda à sexta- feira das 06:30 às 12:30.
Obs: Todos os pacientes portadores de lesões em mucosa bucal serão atendidos, independente de prioridades.
– local de atendimento Pavilhão – F
Cirurgia
• Serviços oferecidos: exodontias de menor complexidade ; cirurgias de tecidos moles (frenectomias labiais e linguais, bridectomias, regularizações de tecidos moles) ; regularizações de rebordo alveolar de menor complexidade e; biopsias cirurgias para tracionamento ortodôntico (colagem de braquetes), extrações de dentes em retenções não complexas
• Etapas para o processamento do serviço: inscrição e agendamento na secretaria da disciplina, na presença do paciente, atendimento inicial pelo aluno de graduação regularmente matriculado na disciplina, execução do procedimento cirúrgico quando o paciente estiver com condições sistêmicas e comportamentais adequadas, retorno obrigatório para o acompanhamento pós-operatório (o não comparecimento implica em cancelamento de novos atendimentos).
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: o atendimento é realizado pelo aluno regularmente matriculado na disciplina ou pelo monitor/estagiário regulamentado sob supervisão do professor responsável. É um atendimento de qualidade, pautado pelo respeito e normativas da disciplina em questão. O paciente sempre assinará um termo de consentimento sobre os riscos e benefícios do tratamento proposto.
• Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e sextas-feiras: 07:00 às 11:00hrs. e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Prótese Total Removível
• O serviço oferecido é o atendimento a pacientes desdentados;
• As principais etapas são moldagens, relações maxilo mandibulares, fases laboratoriais e instalação.
• O tratamento é a confecção de Prótese Total.
• Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
-segundas e quartas-feiras: das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Prótese Parcial Removível
• O serviço oferecido: Prótese Parcial Removível e Prótese Total, quando a Prótese Total necessitar de substituição para uma correta oclusão entre Prótese Parcial Removível e Prótese Total. Prótese Parcial Removível e Prótese Fixa Unitária, quando esta fizer parte do planejamento da Prótese Parcial Removível.
• As principais etapas para processamento do serviço: Moldagens; Preparo dos dentes suporte; Prova da armação metálica; Registro da relação maxilo mandibular; Prova dos dentes artificiais e moldagem funcional, Instalação e controle posterior.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: Prótese Parcial Removível; Prótese Parcial Removível e Prótese Total e Prótese Parcial Removível e Prótese Fixa Unitária;
• Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras das 15:00 às 17:00hrs. e quintas-feiras das 13:00 às 15:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Cirurgia Periodontal
• Oferece atendimento para pacientes com necessidade de cirurgia periodontal.
• Etapas para tratamento: tratamento periodontal básico, cirurgia periodontais, cirurgias estéticas periodontais e tratamento estético do sorriso.
• Tratamento: Cirurgia Periodontal.
• Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas-feiras das 19:00hrs às 22:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.
Odontopediatria I, II e III
Os serviços prestados a comunidade serão realizados de acordo com a disponibilidade de alunos (Graduação ou Pós-Graduação), pois a Universidade é uma Unidade de Ensino.
• O serviço oferecido: atendimento odontológico para crianças de 4 a 12 anos, incluindo prevenção e tratamento da cárie dentária, da doença periodontal e dos traumatismos dentoalveolares, tratamento endodôntico de dente decíduo, bem como tratamento preventivo e pequenos movimentos interceptativos de maloclusões. Este tipo de serviço é considerado pela Clínica de Odontopediatria como atendimento regular. No entanto, diariamente é oferecido atendimento de plantão para casos de urgência e emergência.
• As principais etapas para o processamento do serviço: os pais ou responsável legal e a criança deverão comparecer à Clínica de Odontopediatria para cadastro e avaliação clínica realizada por um acadêmico plantonista e supervisionado pelo professor, o qual irá verificar as necessidades de tratamento e disponibilidade de vaga para atendimento como um paciente regular. Caso não haja disponibilidade, o paciente entrará em uma lista de espera, aguardando o referido tratamento.
• Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: na primeira consulta, a mãe ou responsável legal acompanhará a criança para avaliação, preenchimento de prontuários e estabelecimento do plano de tratamento.
Nas sessões seguintes, os pais ou responsáveis legais deverão aguardar na sala de espera enquanto o tratamento é realizado, salvo em casos de atendimento de crianças com comportamento difícil que requeira a presença dos responsáveis, a critério do professor responsável.
• Horário de agendamento/Tratamento:
– Manhã: Segunda a quinta-feira – 7:00 às 11:00 h.
– Tarde: Quarta e quinta-feira – 13:00 às 17:00 h.
– Exceto feriados, recessos didáticos e férias.
Obs.: Para atendimento no plantão, os pais ou responsáveis legais e a criança deverão comparecer até as 10:00 h (manhã) ou até 16:00 h (tarde), levando em consideração que esta será atendida de acordo com a ordem de chegada.