Missão, Mercado de trabalho e o papel do CD na sociedade

Missão Institucional:

Promover a formação plena do ser humano com base nos princípios da reflexão critica, da liberdade de expressão, da solidariedade nacional e internacional, comprometendo-se com a justiça, a inclusão social, a democracia, a inovação e a sustentabilidade socioambiental, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento.

Mercado de trabalho:

Muitos estudantes de Odontologia sonham com o consultório próprio, mas neste segmento a concorrência é acirrada, especialmente nas grandes e médias cidades. A opção pode ser o setor público, o maior empregador de cirurgiões-dentistas do país, com mais de 70 mil funcionários. Mesmo na região sudeste, que concentra 60% dos profissionais, a expansão da oferta de trabalho acontece graças ao sistema público de saúde. O profissional pode trabalhar como funcionário público nos programas saúde da Família, Brasil sorridente, e em unidades básicas de saúde do sistema Único de saúde (SUS). Para o autônomo, as áreas mais aquecidas são a dentística restauradora, a endodontia, a odontopediatria e a implantodontia.

Papel do Cirurgião-dentista na sociedade:

O egresso profissional tem como perfil o Cirurgião-dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, Art. 3º).