Eventos

1- Título: Oficina do processo seletivo do grupo PET Odontologia.
Coordenadora: Marcela Filie Haddad.
Coordenadora Adjunta: Maira Foresti Vieira Munhoz.
Período: De 07/06/2022 a 07/06/2022.

Apresentação:

Essa proposta trata-se de uma Oficina, para a preparação dos candidatos ao processo seletivo do PET-Odontologia, apresentada em forma de palestra expositiva em módulo tutorial através de slides que possibilitem ao participante o conhecimento a respeito da construção de projetos de pesquisa e extensão, elaboração e preenchimento de currículo Lattes, bem como a utilização das diversas ferramentas e estilos de templates e layouts para a apresentação de projetos.
Inscrições: Caex.

2- Título: OPA – Odontologia de portas abertas.
Coordenadora: Marcela Filie Haddad.
Coordenadora Adjunta: Larissa Santana Rodriguez.
Período: De 27/05/2022 a 27/05/2022.

Apresentação:

Indecisão é um sentimento angustiante que causa a sensação de incapacidade, recorrente em momentos onde deveria existir ação e tomada de decisão. É dessa forma que muitos jovens se sentem na hora de escolher um curso de ensino superior e a instituição na qual pretendem estudar. Somado à incerteza daquilo que lhe espera, e o possível arrependimento em ter tomado a decisão errada, forma-se um cenário de caos na vida do calouro universitário. Assim objetivamos esclarecer aos calouros a Odontologia, tanto como curso, especialidade e profissão. Inseri-los no ambiente da nossa Universidade, fornecendo as informações necessárias para que possam entusiasmar-se com a decisão escolhida e prosseguir na mesma. Formar um elo entre ingressantes e aqueles já instalados no ambiente universitário é essencial para criar incentivo, estímulo e ânimo.
Inscrições: Caex.

3- Título: XVI Ciclo de Seminários do Grupo Pet-Odontologia.
Coordenadora: Marcela Filie Haddad.
Coordenadora Adjunta: Maira Foresti Vieira Munhoz.
Período: De 17/10/2022 a 19/10/2022.

Apresentação:

Os Ciclos de Seminários consistem em uma sequência de seminários elaborados pelos petianos sob orientação de professores especialistas nos temas a serem abordados; e posterior apresentação voltada a toda comunidade. Nesta XVI edição, contará com 3 seminários, que serão apresentados entre os dias 17/10/22 e 19/10/22, a princípio, de maneira remota, cujos temas serão: “Uso de toxina botulínica para
pacientes com paralisia facial”, “ Pacientes com necessidades especiais” e “Funcionalidade e estética: Reabilitando através de próteses bucomaxilofaciais”.
Inscrições: Caex.

4- Título: I Odonto Digital

Período: De 06/06/2021 a 08/06/2022.
Coordenadora: Lísia Aparecida Costa Gonçalves.
Coordenador Adjunto: Frederico dos Reis Goyatá.

Apresentação:

O I Odonto Digital visa apresentar e aprimorar os conhecimentos sobre as tecnologias presentes na odontologia digital. Atualmente, os cirurgiões-dentistas têm a possibilidade de utilizar tecnologias digitais para realizar tratamentos muito mais eficazes, rápidos e seguros. Através dos equipamentos odontológicos digitais é possível criar próteses, facetas dentárias e restaurações sem a necessidade de moldes; simular reparações estéticas e mudanças no sorriso para avaliação do paciente; fazer cirurgias
guiadas, em que é possível planejar digitalmente a colocação de implantes dentários; realizar uma análise digital mais precisa e aprofundada dos tratamentos mais adequados para cada paciente; confeccionar peças por meio de impressão 3D, dentre outras. Sendo assim, o acadêmico necessita dessa base ainda na graduação, pois, afinal, a odontologia digital já faz parte do nosso cotidiano.
Inscrições: Caex.

5- Título: III Simpósio do Grupo Pet-Odontologia: Odontologia feita por elas.
Coordenadora: Marcela Filie Haddad.
Coordenador Adjunto: Daniel Augusto de Faria Almeida.
Período: De 07/11/2021 a 09/11/2022.

Apresentação:

A inserção da mulher nos meios acadêmicos ocorreu de forma tardia e, consequentemente, o mesmo aconteceu no mercado de trabalho. Dessa forma, muitas áreas profissionais foram majoritariamente masculinas por muitos séculos, como a Odontologia. Atualmente, esse cenário mudou e, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, a maioria dos profissionais da área são mulheres, entretanto, infelizmente, elas não têm o devido reconhecimento. Dessa forma, idealizou-se o III Simpósio do PET Odontologia: Odontologia feita por Elas, um evento virtual, composto por um ciclo de palestras seguidos de mesas redondas ministradas exclusivamente por mulheres, com o objetivo de oferecer uma visão multidisciplinar para o discente e para o profissional em relação às abordagens clínicas atuais.
Inscrições: Caex.

6- Título: Lesões cervicais não cariosas: uma nova abordagem.
Coordenadora: Marcela Filie Haddad.
Coordenador Adjunto: Daniel Augusto de Faria Almeida.
Período: De 04/07/2022 a 05/07/2022.

Apresentação:

Trata-se de uma proposta de evento remoto e gratuito, aberto a comunidade interna e externa, promovido pelo PET Odontologia e ministrado por uma convidada externa, ex-aluna do Curso de Odontologia da UNIFAL, o qual ocorrerá em dois dias e terá como tema central as lesões cervicais não cariosas. O objetivo da ação é capacitar e atualizar discentes de graduação, pós-graduação e profissionais da área acerca do tema abordado.
Inscrições: Caex.