Corpo Docente

Professor(a) Representação
Andréa Mollica do Amarante Paffaro

Laboratório de Biologia Animal Integrativa (LABAint)

andrea.paffaro@unifal-mg.edu.br

Bióloga. Foca suas pesquisas na área de interação materno fetal avaliando o efeito de fitoterápicos, medicamentos, dietas e estresse materno na viabilidade gestacional, no desenvolvimento embrionário, fetal e placentário, assim como, no desenvolvimento morfológico e neuropsicomotor da prole e nos parâmetros comportamentais da prole adulta. Construção de materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, o estudo de novas metodologias direcionadas a formação continuada de professores e espaços não formais de ensino.

Colaboradora
Angel Mauricio Castro Gamero

Laboratório de Genética Humana

mauricio.castro@unifal-mg.edu.br

Biólogo. Investiga condições clínicas com base genética (monogênicas, cromossômicas e multifatoriais) e estuda as bases genéticas que promovem a heterogeneidade intra-tumoral e instabilidade cromossômica de diversas neoplasias, usando como modelos de estudo amostras de pacientes, linhagens celulares e culturas primárias, aplicando ferramentas de citogenética clássica e molecular, além de técnicas de biologia molecular, cultura celular e estudos funcionais in vitro. Os temas de pesquisa são deficiência intelectual, autismo, aconselhamento genético, diagnóstico genético, câncer, progresão tumoral, instabilidade cromossômica.

Coordenador
Angel Roberto Barchuck

angel.barchuk@unifal-mg.edu.br

Biólogo.  Atua principalmente nos seguintes temas: influência ambiental sobre life-history traits em insetos, Biologia do desenvolvimento de abelhas e diferenciação de castas, receptores nucleares de hormônios, regulação da expressão gênica em insetos mecanismos de ação dos hormônios juvenil e ecdisteróides, e biologia do comportamento de Zabrotes subfasciatus (Coleoptera). As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento destes estudos incluem hibridação de microarrays de DNA, RNA seq, RNAi, RT-PCR, Northern blot, Western blot, Southern blot, hibridação in situ e microscopia confocal e eletrônica de varredura.

Vice-coordenador
Eva Burger

eva.burger@unifal-mg.edu.br

Farmacêutica. Sua área de interesse científico é a imunidade anti-infecciosa, principalmente imunidade protetora contra fungos patogênicos, em especial o Paracoccidioides brasiliensis.

Professora do Magistério Superior
Fabiana Cardoso Vilela Giusti

fabiana.cardoso@unifal-mg.edu.br

Farmacêutica Bioquímica. Experiência em programação perinatal (alterações no metabolismo materno e estresse perinatal) – Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença (DOHaD) – e repercussões comportamentais (com ênfase em transtornos do neurodesenvolvimento e comportamentos semelhantes a depressão), neuroendócrinas, epigenéticas e neurogênicas na prole; mecanismos envolvidos no desenvolvimento do transtorno do estresse pós-traumático. Desenvolve colaborações relacionadas aos efeitos biológicos (antidepressivos e analgésicos) de produtos naturais e sintéticos.

Colaboradora
Josie Resende Torres da Silva

Laboratório de Neurociências, Neuromodulação e Estudo da dor (LANNED).

josie.resende@unifal-mg.edu.br

Fisioterapeuta. Pesquisa neuromodulação não invasiva, neurociência da dor e educação em dor. Formação em Neuromodulação Clínica pela rede NAPeN. Coordenadora do Ambulatório de Neuromodulação Não Invasiva da Unifal-MG na clínica de Fisioterapia nas técnicas de estimulação magnética transcraniana repetitiva – rTMS, estimulação transcraniana por corrente contínua – tDCS, estimulação do nervo vago, com objetivo de investigar e promover neuroplasticidade na reabilitação motora por suas potenciais capacidades de aumentar os efeitos das terapias tradicionais.

Professora do Magistério Superior
Leonardo César Carvalho

Laboratório de Análise do Movimento

leonardo.carvalho@unifal-mg.edu.br

Fisioterapeuta. desenvolve projetos sobre a fadiga central e periférica em pacientes com câncer. Desenvolve estudos na área de realidade virtual aplicada a reabilitação.

Professor do Magistério Superior
Foto Luciana Azevedo

luciana.azevedo@unifal-mg.edu.br

Nutricionista. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em quimica e análise de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia de alimentos, mutagenicidade, câncer, alimentos funcionais, utilizando protocolos in vivo e in vitro.

Professora do Magistério Superior
Marcelo Lourenço da Silva

Laboratório de Neurociências, Neuromodulação e Estudo da dor (LANNED)

marcelo.lourenço@unifal-mg.edu.br

Fisioterapeuta. Tem experiência na área de Fisioterapia e Farmacologia, com ênfase em Acupuntura no controle da dor.

Professor do Magistério Superior
Marisa Ionta

Laboratório de Avaliação de Protótipos Antitumorais (LAPAN)

marisa.ionta@unifal-mg.edu.br

Ciências Físicas e Bióloga. Grupo de pesquisa “Bases moleculares envolvidas na atividade antitumoral de compostos naturais e sintéticos (UNIFAL/MG), desenvolvendo projetos de pesquisas nas áreas de Biologia Celular, Molecular e Câncer, com ênfase na identificação de protótipos candidatos a fármacos antineoplásicos.

Professora do Magistério Superior
Pollyanna Francielli de Oliveira

Laboratório de Genética Humana

pollyanna.oliveira@unifal-mg.edu.br

Bióloga. Experiência na área de genética, com ênfase em genética toxicológica, integra os grupos de pesquisa “Bases moleculares envolvidas na atividade antitumoral de compostos naturais e sintéticos”, “Planejamento, síntese, bioprospecção e caracterização de substâncias bioativas” e “Alimentos e Saúde”. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de avaliação e segurança genotoxicológica in vivo e in vitro; modelos experimentais de carcinogênese química, modelos singênicos, detecção de substâncias químicas com potencial carcinogênico e anticarcinogênico, quimioprevenção do câncer e mecanismos de ação.

Professora do Magistério Superior
Rômulo Dias Novaes

romulo.novaes@unifal-mg.edu.br

Biólogo. Possui experiência nas áreas de doença de Chagas, prospecção de novas drogas antiparasitárias, terapêutica experimental, histofisiologia de órgãos e tecidos, morfologia quantitativa, e patologia.

Professor do Magistério Superior
Dra. Silvia Graciela Ruginsk Leitão Silvia Graciela Ruginsk Leitão

silvia.leitao@unifal-mg.edu.br

Graduação em enfermagem. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (MG), no nível Professor Adjunto.

Professora do Magistério Superior
Foto Talita Sarah Mazzoni

Laboratório de Biologia Animal Integrativa (LABAint)

talita.mazzoni@unifal-mg.edu.br

Bióloga. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, Embriologia, Morfogênese, Diferenciação Gonadal de Teleostei e Biologia Reprodutiva de Animais Aquáticos. Tem experiência na criação e reprodução de peixes ornamentais e em piscicultura.

Professora do Magistério Superior
Foto Tulio de Almeida Hermes

tulio.hermes@unifal-mg.edu.br

Laboratório de Bioestrutura Neuromuscular

Fisioterapeuta.  Tem experiência na área de Morfologia, dedicando-se ao ensino da Anatomia Descritivo-Topográfica e da Neuroanatomia Funcional e desenvolvendo linhas de pesquisa que buscam compreender a biologia muscular com enfoque na lesão muscular, mionecrose, estresse oxidativo, vascularização e neuromudulação.

Professor do Magistério Superior
Foto Alexandre Ferro Aissa

alexandre.aissa@unifal-mg.edu.br

Biólogo. Mestrado em Ciências (Toxicologia) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP. Doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, com período sanduíche no National Center for Toxicological Research, FDA (NCTR-FDA). Pós-doutorado pela FCFRP-USP sobre o uso de esferóides multicelulares tumorais para estudos de modificações epigenéticas associadas com a via NFKB. Pós-doutorando na Universidade de Illinois em Chicago utilizando single cell RNAseq para investigar resistência a fármacos antitumorais.

Prof. Visitante