Discente colombiana é a primeira estrangeira a concluir o mestrado do PPGCEM

A discente Valentina Gacha Mendoza foi a primeira aluna estrangeira  do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais a defender sua dissertação no âmbito do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC).

A discente realizou seu mestrado no PPGCEM entre março 2019 e outubro 2021 e desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado: “Preparação e caracterização de vidros foto-termo-refrativos no sistema GeO2-LaF3” sob orientação do Prof. Dr. Gael Yves Poirier. Apesar das dificuldades oriundas da situação de pandemia e acesso limitado aos laboratórios, a discente obteve resultados promissores com o desenvolvimento de novos materiais fotossensíveis que podem encontrar aplicações para dispositivos ópticos operando no infravermelho médio e armazenamento de dados. A defesa ocorreu no dia 27/10/2021 com banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Danilo Manzani do IQSC-USP, Profa. Dra. Tânia Giraldi do ICT-UNIFAL e Prof. Dr. Gael Yves Poirier (orientador).

Essa primeira defesa de discente estrangeiro no PPGCEM representa um marco importante para o processo de internacionalização do programa, uma vez que promove uma maior visibilidade do programa e a divulgação das suas atividades de pesquisa à nível internacional. Os materiais obtidos no projeto serão ainda estudados, quanto ao seu desempenho como meio fotossensível, nos laboratórios ICMCB e ISM da Universidade de Bordeaux-França com os quais o programa firmou convênio científico e o mantém desde 2018.