Colóquio Cotidiano em Henri Lefebvre: contribuições para Geografia

Colóquio Cotidiano em Henri Lefebvre: contribuições para Geografia

15 e 16 de março de 2021

18:00 – 20:00

Inscrições gratuitas: [aqui]

Transmissão no Canal do Youtube do PPGEO – INSCREVA-SE: [aqui]

Link do dia 15 de março: [aqui]

Link do dia 16 de março: [aqui]

Sobre o evento:

Vivemos em uma sociedade controlada pelos modos de produção e de consumo? Há alternativas a esse modo de vida e a redução que ele promove ao ser humano. O cotidiano tido como banal, ordinário tem muito pouco de aleatório dentro de uma sociedade industrial, produtivista e neoliberal, onde a ideologia do individualismo e do empreendedorismo prevalece. Haja vista como a pandemia do novo coronavírus, além de exacerbar todas as contradições vividas na realidade brasileira, alterou nossas rotinas e aí percebemos como nossas vidas estão inseridas em uma rotina e um ritmo de trabalho e de consumo que consomem nossas energias e preenchem nosso tempo no dia a dia.

Como podemos falar de uma situação de “novo normal” em meio a uma crise sanitária, econômica e política? Quando muitos morreram contaminados e muitos outros passam fome, pois perderam suas precárias formas de trabalho?

A não ser como uma estratégia de retomar uma ordem, de reproduzir um cotidiano em meio à crise avassaladora que se atravessa? O desespero de uma classe dominante e de suas mídias de forjarem às pressas um discurso de normalidade (injusto já há muito antes da pandemia), quando essa ordem se torna mais injusta ainda? De restituir alguma cotidianidade, em função de ritmos cotidianos que foram interrompidos.

Se o cotidiano se materializa em um lugar, construído na prática espacial do vivido, qual lugar é este que se configura onde nossa circulação foi alterada e em época de redes sociais e de um espaço virtual cada vez mais presente em nossas vidas?

São algumas dessas questões que o Colóquio “O cotidiano em Henri Lefebvre: contribuições para a Geografia” se propõe a discutir, sem a pretensão de encontrar respostas definitivas, mas expor e debater as contradições colocadas no momento atual, com base na fundamentação da Teoria da Vida Cotidiana, assim como outras proposições e autores.

Prof. Dr. Evânio dos Santos Branquinho (PPGEO UNIFAL-MG)

Coordenador do Colóquio