Área de Concentração

ANÁLISE SÓCIO-ESPACIAL E AMBIENTAL

Esta área de concentração abrange processos e análises integrados numa perspectiva sócio-espacial e ambiental. O espaço é entendido segundo a relação indissociável entre fenômenos políticos, culturais, econômicos e ambientais, diante da complexidade da sociedade contemporânea o conceito de Análise Sócio-espacial e Ambiental remete à conjunção entre processos de formação histórica e social dos espaços e transformações realizadas pela sociedade aos ambientes naturais. Este processo resulta na produção e configurações espaciais distintas e complexas, em razão das articulações dos múltiplos agentes, em diferentes escalas de ação.

As práticas socioespaciais são inerentes a sociedade, buscando entender como estas produzem o espaço geográfico, esta área de concentração enfatizará uma análise espacial por meio das categorias de análise do espaço geográfico, desta forma serão enfatizadas as relações sociais dentro de suas esferas simbólicas, políticas, econômicas e culturais, bem como as consequências destas práticas na natureza, buscando entender o ambiente de forma sistêmica. Dentro desse contexto, propõe-se desenvolver pesquisas locais-regionais e suas articulações com os processos globais, e como esses processos modificam a paisagem e o território, considerando a diversidade físico-ambiental.

A área de concentração será sustentada por duas linhas de pesquisa: Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos e Dinâmica dos Sistemas Físico-Ambientais.