Laboratórios

Sala da Secretaria – Prédio C – Sala 101-S

 

Sala da Coordenação – Prédio B – Sala 402-O

Laboratórios para pesquisa? Especifique os recursos disponíveis:

1) Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LAGAM):

Prédio B – salas 309 e 310. Congrega as pesquisas nas áreas de Geomorfologia e Análise de Bacias hidrográficas; Geomorfologia Aplicada a Análise Ambiental, Geomorfologia Fluvial e Gestão dos Recursos Hídricos, com área total de 150m2. Foi construído com verba institucional para impulsionar o crescimento da Unifal, do curso de graduação em Geografia e da Pós-Graduação na instituição. O laboratório é dividido em dois compartimentos: a sala B-310 com capacidade para 40 (quarenta) alunos, possui bancadas horizontais em metalon com cadeiras, quadro branco para o professor; 1 tela retrátil para projeção de dimensões 2M x 2M; 1 retroprojetor portátil com botão focalizador de ajuste de foco; 1 microcomputador com Processador Intel Core 2 Duo ou equivalente; teclado no padrão ABNT2, mouse Óptico; 1 projetor multimídia com tamanho de tela de 30”-300”; 2 aparelhos de ar condicionado, tipo janela.  A sala B-309, possui bancadas em granito com banquetas altas com capacidade para 20 (vinte) alunos, armários horizontais para estocar materiais como vidrarias, pipetas, termômetros, peneiras redondas para análise granulométrica; cadinhos de porcelana; bandejas de plástico grande e pequena; Trena em fibra de vidro comprimento 50 m. O laboratório dispõe de equipamentos permanentes como: 1 destilador de água, com capacidade de 2 litros/hora, 1 agitador eletromagnético para peneiras redondas, com timer e desligador automático com capacidade para 6 peneiras mais a tampa e fundo; 1 aparelho de ar condicionado, tipo janela; 1 balança analítica eletrônica digital com calibração semiautomática; 1 balança eletrônica digital para uso em bancada; 1 carrinho de laboratório para transporte com 3 bandejas plásticas; 1 estufa de esterilização e secagem; 1 forno Mufla 1200ºC digitais; 3 GPS com 12 canais receptores; 1 mapoteca com 10 gavetas horizontais; 2 martelos de Geólogo com cabeça pontiaguda de aço duro e cabo de vinil; 1 registrador de temperatura e umidade; 1 termohigrógrafo para registro de oscilações de temperatura e umidade; 1 estereoscópio (lupa) binocular com aumento de 20x a 80x; 1 aparelho Casa Grande, 1 teodolito com precisão angular de 02″ (dois segundos), 1 trena de roda com uma roda. Possui fotografias aéreas impressas e digital, escala 1:6.000 da área urbana de Alfenas, cedidas pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Alfenas. O laboratório é utilizado para aulas práticas e experimentações, para atividades de pesquisa, para discussões teóricas, quando não estão sendo utilizados para as atividades didáticas. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

2 – Laboratório de Geociências (LBGEO):

 Prédio B – salas 313 e 314. Congrega as pesquisas nas áreas de Geologia Ambiental e Mineralogia. Com área total de 150m2, foi construído com verba institucional para impulsionar o crescimento da Unifal, do curso de graduação em Geografia e da Pós-Graduação na instituição. O laboratório possui bancadas de granito com banquetas altas e tem capacidade para 40 (quarenta) alunos. Entre os principais equipamentos que compõem a infraestrutura deste laboratório constam: 1 britador p/ preparação de amostras, 3 GPS Garmin; paquímetro digital King.tools; 8 bússolas Brunton; estereomicroscópio Trinocular; 3 microcomputadores; 1 moinhos de bolas; balança analítica; agitador eletromagnético de peneiras; chapa aquecedora; analisador de umidade; microscópio estereoscópio; banho ultra sônico; balança semi analítica; aparelho Casa Grande; forno Mufla; agitador magnético com aquecimento; estufa para secagem; balança digital; britador; moinho de jarro; projetor multimídia; destilador; estereomicroscópio binocular, 1 câmera fotográfica. Dentre os materiais de consumo estão: vidrarias em geral, termômetros, conjuntos de peneiras para granulometria, cadinhos de porcelana, bandejas de plástico grande e pequena, bandejas de alumínio grande e pequena, martelos para rocha sedimentar e rocha ígnea, trinchas de várias polegadas, 1,2,3,4”, pinça de madeira. O laboratório é utilizado para aulas práticas, para atividades de pesquisa e experimentações. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

3 – Laboratório de Climatologia:

Prédio B – Sala 316. O laboratório apresenta área total de 150m2, com capacidade para 40 (quarenta) alunos, contempla pesquisas nas áreas de Climatologia geral e aplicada. Foi construído com verba institucional para fomentar as pesquisas e o ensino na graduação do curso de Geografia e na Pós-Graduação. É utilizado para aulas práticas na disciplina Climatologia e para orientação em pesquisas realizadas na área. Dispõe de bancadas em metalon com cadeiras estofadas, 1 armário em aço, modelo com 02 portas, 1 termo-higro-anemômetro-luxímetro digital, 2 anemômetro digital portátil para medir a velocidade e temperatura, 1 termo-hidrômetro digital, de máxima e mínima, 3 termo-higrômetro digital portátil, 9 termo-anemômetro digital portátil, 1 estação meteorológica digital (completamente equipada), 1 estação meteorológica climalloger, 2 medidor de Ph digital portátil de bolso a prova d`água, 1 atmômetro ou evaporímetro (evaporímetro modificado), 1 altímetro barométrico digital: altímetro e barômetro portátil, 2 altímetro digital EB 833 altímetro e barômetro portátil, 6 bússola IMAGE: modelo mapa com base acrílica, 1 aparelho de GPS que permite até 30 horas de operação, 1 projetor multimídia LCD, 1 microcomputador. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

4 – Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos (LERU):

Prédio B – Sala 312. Congrega as pesquisas da área de Geografia Humana, em especial os estudos rurais e urbanos. Nesse laboratório os discentes e docentes realizam estudos, reuniões e, é o espaço para criação de relatórios e desenvolvimento de pesquisas sobre a análise socioespacial. O Laboratório de Estudos Rurais e Urbanos têm uma área de 120m², é equipado com 16 bancadas estrutura em metalon, 4 Mesa/Bancada estrutura em metalon, 41 cadeiras estofadas, 1 armário de aço de duas portas, 5 Microcomputadores SIM 18800 com Intel Core I3, 6GB, HD 1TB, 1 Quadro branco confeccionado em compensado revestido, 1 Projetor Multimídia Data-Show e 1 ar condicionado Split Elgin. O laboratório atende o Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e realiza atividades práticas e teóricas visando o amadurecimento na pesquisa e ensino dos discentes envolvidos. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

5 – Laboratório de Geoprocessamento:

 Prédio B – Sala – 209. O laboratório contempla pesquisas nas áreas de Cartografia Digital, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, com área total de 150m2. Foi construído com verba institucional para fomentar os estudos da Graduação e Pós-graduação em Geografia. Possui capacidade para 40 (quarenta) alunos, dispõe de bancadas horizontais em metalon com cadeiras estofadas, 1 retroprojetor portátil, 1 armário em aço (modelo tradicional), 21 microcomputadores com processador Intel Core 2 Duo ou equivalente, com 8GB de RAM, 1 quadro branco para professor. Os computadores dispõem de software ArcGIS 10.5 (licença Advanced) e ENVI 4.5; softwares livres, SPRING 5.5.1, QGIS 2.2.0, PhilCarto e AutoCAD 2016 (versão educacional), bem como pacote estatístico R. O laboratório é utilizado para aulas práticas e para realização de pesquisas que utilizam ferramentas geotecnológicas para a análise espacial. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

6 – Laboratório de Prática de Ensino em Geografia:

Prédio B – Sala 307 e 308 com área de 150m². Congrega as pesquisas na área do Ensino e Práticas em Geografia. O Laboratório atende as práticas dos alunos envolvidos no PIBID e constantemente recebe os alunos das escolas da rede pública para desenvolvimento de atividades práticas, servindo como um espaço de aprendizagem dos discentes da Geografia. O Laboratório ainda contempla as pesquisas de estágio curricular da licenciatura e é o espaço para criação de instrumentos de ensino, como mapas, maquetes, jogos, entre outros. O espaço é equipado com 38 cadeiras, 2 estantes de aço com 06 prateleiras, 20 mapas temáticos dos continentes e do Brasil, 11 mesas/bancada com estrutura em metalon, 10 bancadas com estrutura em metalon, 1 microcomputador SIM 18800 com Intel Core I3, 6GB, HD 1TB, 1 projetor multimídia data-show e 1 ar condicionado Split Elgin. O Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e o Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental fazem uso do laboratório para desenvolvimento das pesquisas teóricas e, principalmente, nas práticas relacionadas ao ensino em Geografia. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

7 – Laboratório de Cartografia:

 Prédio B – sala 212. O laboratório reúne pesquisas e atividades didáticas nas áreas de cartografia básica, cartografia temática e digital, além de contribuir com outras áreas do conhecimento da Geografia. Com área total de 150m2, foi construído com verba institucional durante a implantação do curso de Geografia da Unifal-MG e para fomentar pesquisas e o ensino na Pós-graduação. O laboratório dispõe de bancadas em metalon, com cadeiras estofadas com capacidade para 40 (quarenta) alunos. Possui armário de aço modelo tradicional, com 02 portas, 1 tela retrátil para projeção, 1 microcomputador, 1 mesa para microcomputador, 1 projetor multimídia, 1 quadro branco para o professor. Todo laboratório é conectado à rede internet através de pontos e wireless. Possui equipamentos tais como: GPS de navegação, bússolas geológica e do tipo Silva, trenas, estereoscópios de espelho e de bolso, fotografias aéreas coloridas e preto e branco em diversas escalas. Ressalta-se que foi realizado pedido de compra à Pró-reitoria de Graduação de equipamento GPS geodésico e de 1 Estação Total.

8 – Mapoteca:

Prédio B – Sala – 210. Com área de 30m2 proporciona apoio instrumental e de documentação cartográfica para as diversas áreas da Geografia, além de auxiliar os dois grupos de pesquisa da Geografia: Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental no que concerne a impressão de cartas digitais para o desenvolvimento de pesquisas. Dispõe de 1 mapoteca para folhas até A0, com 10 gavetas, 1 mapoteca vertical para arquivar mapas temáticos, 1 plotter colorido com resolução: 1200 x 600 DPI no mínimo, cadeiras estofadas para mesa, bancadas em metalon, 3 microcomputadores, 3 GPS com 12 canais receptores, capaz de armazenar 500 pontos, 40 estereoscópios de bolso com aumento de 4 vezes, 4 estereoscópios de mesa, modelo Geoscope, aumento de 12x, 14 curvímetros para transformação de distâncias dos mapas, 5 altímetros e barômetros portátil com termômetro, bússola, relógio, armário em aço tradicional. Dispõe de um acervo cartográfico com cartas topográficas nas seguintes escalas: 1:50.000, 1:100.000, 1:250.000, 1:500.000, 1:1.000.000, Atlas Geográfico, Mapa de unidades de relevo do Brasil, escala 1:5.000.000, Mapas Temáticos: Político e Rodoviário, Brasil Físico, Climas, Econômico, Vegetação, Hidrográfico. As cartas topográficas na escala 1:50.000, incluem diversas localidades do estado de Minas Gerais, contemplando o alfabeto de A a Z. Possui fotografias aéreas impressas e digital, escala 1:6.000 da área urbana de Alfenas, cedidas pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Alfenas.

Além dos laboratórios, o curso de Geografia disponibiliza de áreas menores, em torno de 30m2 onde se desenvolvem núcleos de estudos e de pesquisas em diversas áreas da Geografia, além de serem utilizados para as discussões que envolvem os dois grupos de pesquisas: GERES – Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais e o GAEDA – Grupo de Análise Espacial e Dinâmica Ambiental. Estes núcleos proporcionam suporte e apoio para os laboratórios descritos acima.

1 – Núcleo de Estudos Geoambientais (NEGAM):

 Prédio B – Sala 315 com área de 30m2. No núcleo, são realizadas pesquisas nas áreas de Geomorfologia e Recursos Hídricos por professores que orientam alunos em pesquisas com iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular obrigatório. O núcleo é composto por 2 bancadas horizontais em madeira, 5 cadeiras estofadas com braço para microcomputador; 3 microcomputadores com Processador Intel Core 2 Duo ou equivalente, teclado no padrão ABNT2, mouse Óptico; software ArcGis 10.1; e softwares livres, Iwis 3.0; Quantum Gis 2.2.0; 1 aparelho de ar condicionado, tipo janela; 1 armário de aço com 02 portas; 1 arquivo de aço com 04 gavetas; 1 impressora multifuncional laser colorida, com scanner, fax e copiadora. O núcleo é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

2 – Núcleo de Estudos Regionais (NEG):

Prédio B – Sala 311 com 30m².  O Núcleo de Estudos Regionais compreende o espaço para orientação e desenvolvimento das pesquisas de estágio curricular, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso do GERES. O Núcleo de Estudos Regionais tem como finalidade aproximar os discentes envolvidos na pesquisa e pode ser um espaço para o amadurecimento dos pós-graduandos junto aos graduandos que estão na Iniciação Científica. O Núcleo é equipado com 5 mesas/bancada estrutura em metalon, 8 cadeiras estofadas, 1 armário de aço com 4 gavetas, 1 estante de aço com 06 prateleiras, 2 microcomputadores Sim C/Intel Core I3 6gb 1tb W7 Basic Led 20,5 Pol 2043fk Aoc, 1 impressora multifuncional HP Laserjet M1212nf Laser e está equipada com uma minibiblioteca de teses, dissertações e livros acerca da questão regional. O Núcleo é conectado à rede internet através de pontos e wireless.

3 – Núcleo de Estudos Cartográficos e de Geoprocessamento:

 Prédio B – sala 211 – com área de 30m2 contempla atividades de pesquisa entre docentes e discentes nas áreas de cartografia e de geoprocessamento. O núcleo funciona como área de orientação à iniciação científica, aos estágios obrigatórios da Geografia (bacharelado), aos trabalhos de conclusão de curso (TCC), vinculados ao bacharelado e licenciatura e ao ensino da Cartografia para a licenciatura. Possui cadeiras estofadas para mesas, bancadas em estrutura metalon, 4 microcomputadores, 2 arquivos de aço com 4 gavetas para pasta suspensa, 1 projetor multimídia e 1 aparelho de ar condicionado.

Além dos laboratórios e núcleos de pesquisa, está à disposição dos discentes e docentes do PPGEO/UNIFAL-MG um laboratório de informática, disposto de 40 computadores ligados na internet. Esse espaço atende alunos de graduação e pós-graduação, e o ambiente dispõe de 1 ar condicionado slipt Elgin. Este laboratório é compartilhado, mas pode ser utilizado em aulas práticas tanto na graduação como na pós-graduação.