Produções do quadriênio 2021-2024

Produção discente:

Com relação a produção do programa considerando todos os produtos registrados no sucupira, foi contabilizado 504 itens em 2021, 458 itens em 2022, 602 itens em 2023 e 507 itens em 2024, explicitando uma produção expressiva para um programa que possui 6 anos e 17 docentes permanentes e 2 professores visitantes e contou desde 2019 com 70 discentes. Neste quadriênio o programa apresentou 49 egressos, estes apresentam uma publicação expressiva,  sendo que foram publicados  67 artigos com participação de egressos e a maioria destes artigos em revista de Qualis A (entre A1 e A4), em relação a publicações em anais de eventos os egressos participaram deste quadriênio de 64 publicações considerando trabalho completo, resumos expandidos e resumos, em relação a capítulo de livro os egressos participaram  da produção de 20 capítulos de livros. Em relação a apresentação de trabalhos em eventos os egressos participaram de 22 apresentações de trabalhos. Estes dados comprovam que os egressos continuam com vínculo com a vida acadêmica e com articulação com os professores orientadores e discentes do programa, uma vez que grande parte destes trabalhos possuem participação de docentes e egressos ou egressos e discentes. Alguns egressos relatam que ao finalizar o mestrado e se inserir no mercado de trabalho, a possibilidade de produzir e participar de eventos fica limitada, mas mesmo assim o programa cria estratégias para manter os egressos vinculados ao programa.
Com relação a produção com participação de discentes ativo no quadriênio, destaca- se que a mesma foi  expressiva totalizando 52 artigos em revistas científicas, 163 publicações em anais de eventos considerando trabalho completo, resumo expandido e resumo, 27 capítulos de livros e 179 apresentações de trabalhos em eventos científicos.
Essas produções discentes e de egressos são resultados das suas pesquisas, seja de forma direta ou indireta.
Para mais informações sobre as produções discentes e de egressos consultar lattes disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeo/corpo-discente/

Durante o quadriênio os professores permanentes publicaram 220 artigos em revistas científicas, destes artigos 168 são classificados com Qualis A, de acordo com a classificação de 2017-2020. Todos os professores permanentes possuem publicações nas revistas Qualis A. Com relação à produção de livros científicos, os docentes permanentes publicaram 12 livros únicos e 86 capítulos de livros. Com relação a publicações em anais de eventos os docentes permanentes apresentam 310 publicações e 5 artigos publicados em jornais e revistas. O grupo de professores permanentes também conta com 212 apresentações de trabalhos em eventos científicos. O programa estimula a participação de docentes e discentes no eventos como uma forma de divulgar as pesquisas produzidas pelo programa e consequentemente divulgar o programa, além de toda troca que é oportunizada em um evento científico.

Considerando as linhas de pesquisa as produções estão distribuídas das seguinte formas: Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos com 144 artigos científicos, 86 produções referentes a livros e 269 trabalhos em anais de eventos. Na linha de pesquisa Dinâmicas dos Sistemas Físicos-Ambientais o programa apresenta 127 artigos científicos, 34 produções referentes a livros e 131 trabalhos publicados em anais. Ambas as linhas apresentam um publicação expressiva, a linha Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos apresenta uma produção um pouco maior, por ter um número maior de entrada de discentes nesta linha.

Todas as produções são resultados de trabalhos realizados em projetos de pesquisas em redes e internos, resultados de iniciações científicas financiadas pela instituição e também feitas de trabalhos voluntários, resultados de projetos de extensão, de trabalhos realizados em disciplinas e principalmente das pesquisas realizadas no mestrado, seja vinculada ao trabalho final de conclusão ou relacionada a ele. Todas as produções atendem a área de concentração do programa “Análise Sócio-Espacial e Ambiental” as temáticas das pesquisas apresentam questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, visando contribuir com a divulgação do conhecimento crítico que possibilite quem tenha acesso a refletir sobre sua realidade.

Durante o quadriênio o PPGeo teve um total de 17 professores permanente, destes 16 estavam ativos os 4 anos e 1 se credenciou em 2024, diante desta situação o programa destaca 65 publicações. Dentre as 65 produções, 62 são artigos de revistas científicas com Qualis nos estratos superiores (A1, A2, A3 e A4) e 2 são livros publicados e organizados e 1 capítulo de livro. Destas 65 publicações indicadas 44 são em coautoria com discentes e egressos.

As publicações apresentam temática de relevância social, pois abordam questões sociais, econômicas, políticas, educacionais e culturais, todas considerando a análise socioespacial que atende a concentração de área do programa.

Para mais informações sobre as produções docentes consultar lattes disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeo/corpo-docente/