Planejamento Estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEO UNIFAL-MG 2024-2028 [aqui]

 

 

Considerando o documento de área, ficha de avaliação, avaliação no último quadriênio e o PDI UNIFAL-MG 2021-2025, a comissão elaborada para criação do Planejamento Estratégico aponta alguns objetivos a serem atendidos para o próximo quadriênio.

Considerando os três itens avaliados Programa; Formação e Impacto na Sociedade que embasam os critérios de análise no quadriênio, a comissão elencou alguns itens importantes no processo avaliativo.

Vale destacar que não foram definidos quantitativos para cada objetivo, pois esses valores podem mudar de acordo com as demandas da área, bem como os critérios definidos pelo Programa. Entretanto, é importante observar quantitativamente cada objetivo visando constante melhorias e estratégias para ampliar discentes e docentes envolvidos nos processos.

  • Almejar a consolidação do Programa visando elevação para a nota 4, com intuito da criação do doutorado em Geografia;

  • Incluir o sistema contínuo de Auto Avaliação, prevendo melhorias constantes no Programa;

  • Equilibrar o número de docentes e discentes entre as linhas de pesquisa, visando não ter grandes desproporções quantitativamente;

  • Ampliar a divulgação do processo seletivo discente, buscando preencher as vagas ofertadas e atender as demandas existentes na região;

  • Manter o equilíbrio na oferta de disciplinas por docentes, mantendo regularidade e periodicidade por linhas de pesquisa;

  • Estabelecer editais de credenciamento de docentes permanentes e/ou colaboradores, quando da saída, descredenciamento ou ausência de docentes em determinadas áreas de pesquisa, visando qualificar o corpo docente e ampliar as temáticas de pesquisa;

  • Fortalecer a cooperação com outras instituições do Brasil e fora do país, estabelecendo redes de pesquisa;

  • Estabelecer projetos de pesquisa abrangentes, tipo “guarda-chuva”, para vincular todas produções e orientações;

  • Estimular a presença de participantes externos em projetos de pesquisa cadastrados, demonstrando a articulação em redes de pesquisa;

  • Ressaltar as ações de parcerias, publicações, convênios e acordos internacionais nos currículos lattes e divulgação no site do Programa;

  • Ressaltar projetos articulados de pesquisa-extensão que atuem na comunidade / sociedade, demonstrando o impacto na sociedade;

  • Enfatizar ações que são divulgadas na mídia (TV, Rádio, Sites, etc) por docentes e discentes, ampliando a divulgação no site e Redes sociais do Programa;

  • Enfatizar as ações de discentes e docentes junto a órgãos públicos e privados na região, demonstrando o impacto na sociedade;

  • Enfatizar as ações dos egressos (Doutorado, setor privado e público, publicações, etc), indicando a atuação profissional;

  • Melhorar a infraestrutura do Programa, no que diz respeito a uma sala equipada de videoconferência para realização de bancas híbridas e/ou remotas;

  • Estimular os docentes para participação em estágios de pós-doutorado, no Brasil e exterior, no intuito de aperfeiçoar a qualificação do corpo docente;

  • Estimular a participação dos docentes em editais de bolsa produtividade, gerando demanda e ampliar a qualificação e visibilidade dos docentes do Programa;

  • Estimular docentes a concorrer a editais (CAPES, FAPEMIG, CNPq, etc), visando o fomento de pesquisa, aquisição de materiais, bolsas de pesquisa, participação coletiva em eventos etc;

  • Aprimorar constantemente o processo seletivo, visando simplificar as etapas e ampliar as possibilidades de ingresso;

  • Distribuir de forma mais equânime os recursos PROAP, visando as publicações de discentes e docentes;

  • Realizar eventos presenciais e articulados entre graduação e pós-graduação, a fim de estimular a participação de graduandos em atividades de pesquisa;

  • Estimular a publicação de discentes, docentes e egressos em revistas qualificadas nos estratos A1 e A2, preferencialmente em outro idioma ou revista de outro país;

  • Estimular a publicação e/ou organização de livros por docentes do Programa;

  • Realizar eventos de médio ou grande porte ou tradicionais na Geografia pelo Programa, visando a divulgação e promoção do Programa;

  • Oferecer disciplinas com formatos diversificados (Concentrada, tópicos especiais, com docentes externos, híbridas, etc) permitindo mais possibilidades para os discentes cursarem os créditos;

  • Revisar anualmente os resultados do Planejamento Estratégico, atualizando as metas e objetivos estabelecidos.

  • PLANO DE METAS PARAS OS PRÓXIMOS ANOS

    AÇÕES / ESTRATÉGIAS

    2024

    2025

    2026

    2027

    2028

    Equilíbrio entre docentes por linha

    X

    X

    X

    X

    X

    Equilíbrio entre discentes por linha

    X

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    Preenchimento das vagas na seleção

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    X

    X

    Docentes em pós-doutorado no exterior

    X

    X

    X

    X

    X

    Publicação de livros de docentes

    X

    X

    X

    Publicações em revistas qualificadas A1 e A2

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    X

    X

    X

    X

    Aprovação de projetos financiados

    X

    X

    X

    X

    Elevação da nota do Programa: 4

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    Envio da proposta de Doutorado em Geografia

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Comissão de Planejamento Estratégico do PPGEO/UNIFAL-MG

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves – Presidente Prof. Dr. Ronaldo Luiz Mincato

Raissa Eduarda da Silva Archanjo – Discente Leandro Henrique Cunha Fermino – Discente

Leandro Henrique Cunha Fermino – Discente