PRACE

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Agenda Apoio Pedagógico – 2026/1

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), por meio da Coordenadoria de Apoio e Acompanhamento Acadêmico (CDAA), convida estudantes de graduação para participarem da Agenda de Apoio Pedagógico 2026, com o tema:

“Estudar também se aprende: organização, autonomia e sentido na vida universitária”

A ação tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel do estudante no ensino superior, abordando estratégias que contribuem para uma trajetória acadêmica mais organizada, autônoma e significativa.

Serão trabalhados temas como:

  • organização do tempo;
  • estabelecimento de objetivos;
  • técnicas de estudo;
  • autonomia acadêmica;
  • relação entre aprendizagem, motivação e os desafios da vida universitária.

As atividades serão conduzidas por Michelle C. S. Toti, doutora em Educação (Psicologia Educacional) pela UNICAMP, com atuação em apoio pedagógico a estudantes universitários.

📅 31 de março | 17h15 às 18h45 | Presencial (R-102)

Tema: Organização do tempo e adaptação à vida universitária
Encontro voltado à reflexão sobre a rotina acadêmica e estratégias práticas para organizar o tempo e lidar com as demandas do ensino superior.
🔗 Participe: https://forms.gle/UazwmfGsB3Wg5AG69

📅 07 de abril | 19h às 20h30 | Presencial (R-101)

Tema: Técnicas de estudo e autonomia acadêmica
Discussão sobre métodos de estudo, definição de objetivos e desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem.
🔗 Participe: https://forms.gle/u7UWiRHvKS6CHQvN7

📅 14 de abril | 17h15 às 18h45 | Online (Google Meet)

Tema: Motivação, aprendizagem e desafios da vida universitária
Espaço para refletir sobre motivação, dificuldades acadêmicas e construção de sentido na trajetória universitária.
🔗 Participe: https://forms.gle/dG72TQVP8waM3k6j9